A inclusão na educação pré-escolar: contributos de um instrumento de autorreflexão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/39842 |
Resumo: | O presente relatório incide sobre a inclusão na Educação Pré-Escolar. A finalidade deste trabalho é contribuir para melhorar o ambiente inclusivo, no contexto da educação pré-escolar em geral e, muito concretamente no local onde estagiámos e onde existia uma criança com Perturbação de Espectro do Autismo (PEA). Assim, os seus objetivos vão ao encontro do trabalho realizado no estágio curricular em Jardim de Infância, no 1º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar, sendo que o principal objetivo, numa primeira fase, foi aplicar um instrumento de autorreflexão para a Educação Pré-Escolar (2018) e, através do mesmo, perceber qual a perceção da educadora cooperante relativamente a esta temática e muito concretamente à sua prática nas oito dimensões que compõem o referido instrumento. Posteriormente, para dar à educadora cooperante uma visão comparativa (olhar interno e olhar externo) do seu contexto de trabalho, foi realizado um cruzamento entre o instrumento preenchido pela educadora, os dados de observação e os dados dos documentos orientadores da instituição. Finalmente, foi feita uma ligação entre estas dimensões e as OCEPE (2016). O trabalho culmina com uma proposta de adaptação ao instrumento original, no sentido de tornar as questões mais claras e direcionadas para situações de inclusão onde existem crianças com medidas seletivas e/ou adicionais. Neste processo de adaptação foi essencial a opinião da educadora cooperante que nos forneceu sugestões muito válidas, baseadas na sua experiência quotidiana. |
id |
RCAP_36a8f01e9dd33e7e57082ec76dd5c2cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39842 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A inclusão na educação pré-escolar: contributos de um instrumento de autorreflexãoEducação Pré-EscolarInclusãoNecessidades Educativas EspecíficasAutismoMedidas de Suporte à aprendizagemO presente relatório incide sobre a inclusão na Educação Pré-Escolar. A finalidade deste trabalho é contribuir para melhorar o ambiente inclusivo, no contexto da educação pré-escolar em geral e, muito concretamente no local onde estagiámos e onde existia uma criança com Perturbação de Espectro do Autismo (PEA). Assim, os seus objetivos vão ao encontro do trabalho realizado no estágio curricular em Jardim de Infância, no 1º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar, sendo que o principal objetivo, numa primeira fase, foi aplicar um instrumento de autorreflexão para a Educação Pré-Escolar (2018) e, através do mesmo, perceber qual a perceção da educadora cooperante relativamente a esta temática e muito concretamente à sua prática nas oito dimensões que compõem o referido instrumento. Posteriormente, para dar à educadora cooperante uma visão comparativa (olhar interno e olhar externo) do seu contexto de trabalho, foi realizado um cruzamento entre o instrumento preenchido pela educadora, os dados de observação e os dados dos documentos orientadores da instituição. Finalmente, foi feita uma ligação entre estas dimensões e as OCEPE (2016). O trabalho culmina com uma proposta de adaptação ao instrumento original, no sentido de tornar as questões mais claras e direcionadas para situações de inclusão onde existem crianças com medidas seletivas e/ou adicionais. Neste processo de adaptação foi essencial a opinião da educadora cooperante que nos forneceu sugestões muito válidas, baseadas na sua experiência quotidiana.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumCouceiro, Jessica Andreia Santos2022-03-25T13:52:18Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39842202964000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:26.879026Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão na educação pré-escolar: contributos de um instrumento de autorreflexão |
title |
A inclusão na educação pré-escolar: contributos de um instrumento de autorreflexão |
spellingShingle |
A inclusão na educação pré-escolar: contributos de um instrumento de autorreflexão Couceiro, Jessica Andreia Santos Educação Pré-Escolar Inclusão Necessidades Educativas Específicas Autismo Medidas de Suporte à aprendizagem |
title_short |
A inclusão na educação pré-escolar: contributos de um instrumento de autorreflexão |
title_full |
A inclusão na educação pré-escolar: contributos de um instrumento de autorreflexão |
title_fullStr |
A inclusão na educação pré-escolar: contributos de um instrumento de autorreflexão |
title_full_unstemmed |
A inclusão na educação pré-escolar: contributos de um instrumento de autorreflexão |
title_sort |
A inclusão na educação pré-escolar: contributos de um instrumento de autorreflexão |
author |
Couceiro, Jessica Andreia Santos |
author_facet |
Couceiro, Jessica Andreia Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couceiro, Jessica Andreia Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Inclusão Necessidades Educativas Específicas Autismo Medidas de Suporte à aprendizagem |
topic |
Educação Pré-Escolar Inclusão Necessidades Educativas Específicas Autismo Medidas de Suporte à aprendizagem |
description |
O presente relatório incide sobre a inclusão na Educação Pré-Escolar. A finalidade deste trabalho é contribuir para melhorar o ambiente inclusivo, no contexto da educação pré-escolar em geral e, muito concretamente no local onde estagiámos e onde existia uma criança com Perturbação de Espectro do Autismo (PEA). Assim, os seus objetivos vão ao encontro do trabalho realizado no estágio curricular em Jardim de Infância, no 1º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar, sendo que o principal objetivo, numa primeira fase, foi aplicar um instrumento de autorreflexão para a Educação Pré-Escolar (2018) e, através do mesmo, perceber qual a perceção da educadora cooperante relativamente a esta temática e muito concretamente à sua prática nas oito dimensões que compõem o referido instrumento. Posteriormente, para dar à educadora cooperante uma visão comparativa (olhar interno e olhar externo) do seu contexto de trabalho, foi realizado um cruzamento entre o instrumento preenchido pela educadora, os dados de observação e os dados dos documentos orientadores da instituição. Finalmente, foi feita uma ligação entre estas dimensões e as OCEPE (2016). O trabalho culmina com uma proposta de adaptação ao instrumento original, no sentido de tornar as questões mais claras e direcionadas para situações de inclusão onde existem crianças com medidas seletivas e/ou adicionais. Neste processo de adaptação foi essencial a opinião da educadora cooperante que nos forneceu sugestões muito válidas, baseadas na sua experiência quotidiana. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-25T13:52:18Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/39842 202964000 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/39842 |
identifier_str_mv |
202964000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130036807139328 |