A inclusão na educação pré-escolar: contributos de um instrumento de autorreflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couceiro, Jessica Andreia Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39842
Resumo: O presente relatório incide sobre a inclusão na Educação Pré-Escolar. A finalidade deste trabalho é contribuir para melhorar o ambiente inclusivo, no contexto da educação pré-escolar em geral e, muito concretamente no local onde estagiámos e onde existia uma criança com Perturbação de Espectro do Autismo (PEA). Assim, os seus objetivos vão ao encontro do trabalho realizado no estágio curricular em Jardim de Infância, no 1º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar, sendo que o principal objetivo, numa primeira fase, foi aplicar um instrumento de autorreflexão para a Educação Pré-Escolar (2018) e, através do mesmo, perceber qual a perceção da educadora cooperante relativamente a esta temática e muito concretamente à sua prática nas oito dimensões que compõem o referido instrumento. Posteriormente, para dar à educadora cooperante uma visão comparativa (olhar interno e olhar externo) do seu contexto de trabalho, foi realizado um cruzamento entre o instrumento preenchido pela educadora, os dados de observação e os dados dos documentos orientadores da instituição. Finalmente, foi feita uma ligação entre estas dimensões e as OCEPE (2016). O trabalho culmina com uma proposta de adaptação ao instrumento original, no sentido de tornar as questões mais claras e direcionadas para situações de inclusão onde existem crianças com medidas seletivas e/ou adicionais. Neste processo de adaptação foi essencial a opinião da educadora cooperante que nos forneceu sugestões muito válidas, baseadas na sua experiência quotidiana.
id RCAP_36a8f01e9dd33e7e57082ec76dd5c2cc
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39842
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A inclusão na educação pré-escolar: contributos de um instrumento de autorreflexãoEducação Pré-EscolarInclusãoNecessidades Educativas EspecíficasAutismoMedidas de Suporte à aprendizagemO presente relatório incide sobre a inclusão na Educação Pré-Escolar. A finalidade deste trabalho é contribuir para melhorar o ambiente inclusivo, no contexto da educação pré-escolar em geral e, muito concretamente no local onde estagiámos e onde existia uma criança com Perturbação de Espectro do Autismo (PEA). Assim, os seus objetivos vão ao encontro do trabalho realizado no estágio curricular em Jardim de Infância, no 1º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar, sendo que o principal objetivo, numa primeira fase, foi aplicar um instrumento de autorreflexão para a Educação Pré-Escolar (2018) e, através do mesmo, perceber qual a perceção da educadora cooperante relativamente a esta temática e muito concretamente à sua prática nas oito dimensões que compõem o referido instrumento. Posteriormente, para dar à educadora cooperante uma visão comparativa (olhar interno e olhar externo) do seu contexto de trabalho, foi realizado um cruzamento entre o instrumento preenchido pela educadora, os dados de observação e os dados dos documentos orientadores da instituição. Finalmente, foi feita uma ligação entre estas dimensões e as OCEPE (2016). O trabalho culmina com uma proposta de adaptação ao instrumento original, no sentido de tornar as questões mais claras e direcionadas para situações de inclusão onde existem crianças com medidas seletivas e/ou adicionais. Neste processo de adaptação foi essencial a opinião da educadora cooperante que nos forneceu sugestões muito válidas, baseadas na sua experiência quotidiana.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumCouceiro, Jessica Andreia Santos2022-03-25T13:52:18Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39842202964000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:26.879026Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão na educação pré-escolar: contributos de um instrumento de autorreflexão
title A inclusão na educação pré-escolar: contributos de um instrumento de autorreflexão
spellingShingle A inclusão na educação pré-escolar: contributos de um instrumento de autorreflexão
Couceiro, Jessica Andreia Santos
Educação Pré-Escolar
Inclusão
Necessidades Educativas Específicas
Autismo
Medidas de Suporte à aprendizagem
title_short A inclusão na educação pré-escolar: contributos de um instrumento de autorreflexão
title_full A inclusão na educação pré-escolar: contributos de um instrumento de autorreflexão
title_fullStr A inclusão na educação pré-escolar: contributos de um instrumento de autorreflexão
title_full_unstemmed A inclusão na educação pré-escolar: contributos de um instrumento de autorreflexão
title_sort A inclusão na educação pré-escolar: contributos de um instrumento de autorreflexão
author Couceiro, Jessica Andreia Santos
author_facet Couceiro, Jessica Andreia Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Couceiro, Jessica Andreia Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Inclusão
Necessidades Educativas Específicas
Autismo
Medidas de Suporte à aprendizagem
topic Educação Pré-Escolar
Inclusão
Necessidades Educativas Específicas
Autismo
Medidas de Suporte à aprendizagem
description O presente relatório incide sobre a inclusão na Educação Pré-Escolar. A finalidade deste trabalho é contribuir para melhorar o ambiente inclusivo, no contexto da educação pré-escolar em geral e, muito concretamente no local onde estagiámos e onde existia uma criança com Perturbação de Espectro do Autismo (PEA). Assim, os seus objetivos vão ao encontro do trabalho realizado no estágio curricular em Jardim de Infância, no 1º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar, sendo que o principal objetivo, numa primeira fase, foi aplicar um instrumento de autorreflexão para a Educação Pré-Escolar (2018) e, através do mesmo, perceber qual a perceção da educadora cooperante relativamente a esta temática e muito concretamente à sua prática nas oito dimensões que compõem o referido instrumento. Posteriormente, para dar à educadora cooperante uma visão comparativa (olhar interno e olhar externo) do seu contexto de trabalho, foi realizado um cruzamento entre o instrumento preenchido pela educadora, os dados de observação e os dados dos documentos orientadores da instituição. Finalmente, foi feita uma ligação entre estas dimensões e as OCEPE (2016). O trabalho culmina com uma proposta de adaptação ao instrumento original, no sentido de tornar as questões mais claras e direcionadas para situações de inclusão onde existem crianças com medidas seletivas e/ou adicionais. Neste processo de adaptação foi essencial a opinião da educadora cooperante que nos forneceu sugestões muito válidas, baseadas na sua experiência quotidiana.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-25T13:52:18Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/39842
202964000
url http://hdl.handle.net/10400.26/39842
identifier_str_mv 202964000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130036807139328