Contributos do Plano da Matemática II para o desenvolvimento profissional dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Inês Bernardo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/18590
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática)
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spelling Contributos do Plano da Matemática II para o desenvolvimento profissional dos professores51:372.851372.851:51371.14Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática)Este estudo teve como principal objectivo compreender o impacto do Plano da Matemática II (PM II) no desenvolvimento profissional dos professores de Matemática. Nesse sentido, estabeleceram-se as seguintes questões de investigação: (1) De que forma o PM II contribuiu para o aprofundamento do conhecimento didáctico dos professores?; (2) De que forma o PM II contribuiu para uma cultura de reflexão sobre a prática e colaboração profissional entre professores de Matemática?; e (3) O PM II contribuiu para alterar/melhorar as práticas de sala de aula dos professores? Em que aspectos? Para responder às questões de investigação optou-se por uma investigação essencialmente qualitativa, numa lógica de estudo de caso, com uma abordagem metodológica de cariz interpretativo. O presente estudo desenvolveu-se no contexto de uma escola secundária com 3.º ciclo do distrito do Porto que está a operacionalizar o projecto PM II. Participaram neste estudo 14 professores da Área Disciplinar de Matemática, os quais responderam a um questionário, e 10 destes professores estiveram envolvidos no PM II, participando nas sessões de trabalho conjunto que foram objecto de análise. Destes últimos, 3 professoras constituíram três estudos de caso, às quais foram realizadas duas entrevistas e observadas duas aulas de Estudo Acompanhado em que as professoras trabalharam em regime de assessoria. Foram ainda objecto de análise uma entrevista realizada ao coordenador do Plano da Matemática I e os documentos relativos ao projecto da escola. Pode dizer-se que o estudo revelou que a escola conta com um grupo de docentes que desenvolve trabalho colaborativo, que proporcionou um crescimento profissional dos professores ao nível da melhoria das competências reflexivas, do enriquecimento do conhecimento didáctico, levando, assim, a mudanças de práticas, quer na sala de aula quer fora dela. O Plano da Matemática constituiu um desafio assumido e uma oportunidade aproveitada pelos professores participantes no estudo: o desafio de melhorar os resultados dos alunos a Matemática e a oportunidade para se desenvolverem profissionalmente, nomeadamente através de uma cultura de reflexão sobre a prática e da colaboração profissional entre professores.This study's main objective was to understand the impact of the Plan of Mathematics II (PM II) in the professional development of teachers of mathematics. To these purpose, it tries to answer the following research questions: (1) How has the PM II contributed to a deeper understanding of the teachers‘ teaching?; (2) How has the PM II contributed to a culture of reflexive practice and professional collaboration between teachers of mathematics?; and (3) Has the PM II contributed to change or improve the practice of classroom teachers? If so, in which way? To answer the research questions we choose an essentially qualitative research, a logical case study with a methodological approach in an interpretative perspective. This study was developed in the context of a secondary school in the district of Oporto, in which the project PM II is being implemented. 14 teachers have participated in the study area of mathematics, who responded to a questionnaire, 10 of them were involved in PM II, participating in group work sessions that was analyzed. Three teachers of this group will be three case studies. They were interviewed twice and two classes of Estudo Acompanhado, in which the teachers worked under advisory, were observed. There was also examined an interview to the coordinator of the Plan of Mathematics I and documents relating to the school project. It can be said the study revealed that the school has a group of teachers developing collaborative work, which provided a professional growth of teachers in improving reflexive skills and educational enrichment of knowledge, leading to change practices, inside and outside the classroom. The Plan of Mathematics was a challenge and an opportunity taken advantage by the teachers who participated in the study: the challenge of improving student achievement in mathematics and the opportunity to develop professionally, including a culture of reflexive practice and professional collaboration between teachers.Fernandes, José AntónioUniversidade do MinhoOliveira, Inês Bernardo20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/18590porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/18590Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:40.442526Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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