Contributos para o desenvolvimento musical da independência multi-parcial - proposta de exercícios de coordenação de funções distintas realizadas em simultâneo com o contrabaixo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11774 |
Resumo: | O principal objetivo deste relatório centra-se na reflexão que descreve o período de estágio realizado no Conservatório de Música da JOBRA, enquadrado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música - variante Contrabaixo Jazz da ESMAE/IPP. Este mesmo relatório encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro, contemplando a descrição, caraterização e contextualização da instituição CMJ, bem como do registo de ensino (Curso Profissional); o segundo, dedicado à prática docente desenvolvida, onde constam as planificações, reflexões e registos de observação da atividade letiva; por fim, no terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação: propostas de exercícios para contrabaixo, focados em técnicas de desenvolvimento da independência multi-parcial assente na exploração dos conceitos de coordenação bimanual, adaptação e transferência de linguagem técnica, simultaneidade de funções distintas e polirritmia. |
id |
RCAP_36bb40ef616442cb738d851227c1a5cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11774 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos para o desenvolvimento musical da independência multi-parcial - proposta de exercícios de coordenação de funções distintas realizadas em simultâneo com o contrabaixoEnsino da MúsicaJazzContrabaixoIndependência multi-parcialPolirritmiaMusic teachingDouble bassMulti-parcial independencePolyrhythmicsO principal objetivo deste relatório centra-se na reflexão que descreve o período de estágio realizado no Conservatório de Música da JOBRA, enquadrado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música - variante Contrabaixo Jazz da ESMAE/IPP. Este mesmo relatório encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro, contemplando a descrição, caraterização e contextualização da instituição CMJ, bem como do registo de ensino (Curso Profissional); o segundo, dedicado à prática docente desenvolvida, onde constam as planificações, reflexões e registos de observação da atividade letiva; por fim, no terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação: propostas de exercícios para contrabaixo, focados em técnicas de desenvolvimento da independência multi-parcial assente na exploração dos conceitos de coordenação bimanual, adaptação e transferência de linguagem técnica, simultaneidade de funções distintas e polirritmia.The main objective of this report is centered in the reflection that describes the apprenticeship accomplished at the Conservatory of Music of JOBRA (CMJ) in the extent of the Master's degree in Teaching of Music - variant jazz double bass of ESMAE/IPP. This same report is divide in three chapters: the first, contains the description, characterization and context of the institution CMJ, as well as the teaching level (Professional Course); the second dedicated to the developed educational practice where consists the planning, reflections and registrations of observation of the school activity; finally, in the third chapter the investigation project is presented: a proposal of exercises for double bass, focused on techniques of development of the multi-partial independence, exploring concepts of bimanual coordination, adaptation and transfer of technical language, simultaneity of different functions and polyrhythmics.Aguiar, António Augusto Martins da Rocha OliveiraFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daMinnemann, CarlRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCalhaz, Miguel Luís da Cunha Reis2018-07-25T17:58:39Z2018-07-192018-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11774TID:201954915porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11774Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:22.347155Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos para o desenvolvimento musical da independência multi-parcial - proposta de exercícios de coordenação de funções distintas realizadas em simultâneo com o contrabaixo |
title |
Contributos para o desenvolvimento musical da independência multi-parcial - proposta de exercícios de coordenação de funções distintas realizadas em simultâneo com o contrabaixo |
spellingShingle |
Contributos para o desenvolvimento musical da independência multi-parcial - proposta de exercícios de coordenação de funções distintas realizadas em simultâneo com o contrabaixo Calhaz, Miguel Luís da Cunha Reis Ensino da Música Jazz Contrabaixo Independência multi-parcial Polirritmia Music teaching Double bass Multi-parcial independence Polyrhythmics |
title_short |
Contributos para o desenvolvimento musical da independência multi-parcial - proposta de exercícios de coordenação de funções distintas realizadas em simultâneo com o contrabaixo |
title_full |
Contributos para o desenvolvimento musical da independência multi-parcial - proposta de exercícios de coordenação de funções distintas realizadas em simultâneo com o contrabaixo |
title_fullStr |
Contributos para o desenvolvimento musical da independência multi-parcial - proposta de exercícios de coordenação de funções distintas realizadas em simultâneo com o contrabaixo |
title_full_unstemmed |
Contributos para o desenvolvimento musical da independência multi-parcial - proposta de exercícios de coordenação de funções distintas realizadas em simultâneo com o contrabaixo |
title_sort |
Contributos para o desenvolvimento musical da independência multi-parcial - proposta de exercícios de coordenação de funções distintas realizadas em simultâneo com o contrabaixo |
author |
Calhaz, Miguel Luís da Cunha Reis |
author_facet |
Calhaz, Miguel Luís da Cunha Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Minnemann, Carl Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calhaz, Miguel Luís da Cunha Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da Música Jazz Contrabaixo Independência multi-parcial Polirritmia Music teaching Double bass Multi-parcial independence Polyrhythmics |
topic |
Ensino da Música Jazz Contrabaixo Independência multi-parcial Polirritmia Music teaching Double bass Multi-parcial independence Polyrhythmics |
description |
O principal objetivo deste relatório centra-se na reflexão que descreve o período de estágio realizado no Conservatório de Música da JOBRA, enquadrado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música - variante Contrabaixo Jazz da ESMAE/IPP. Este mesmo relatório encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro, contemplando a descrição, caraterização e contextualização da instituição CMJ, bem como do registo de ensino (Curso Profissional); o segundo, dedicado à prática docente desenvolvida, onde constam as planificações, reflexões e registos de observação da atividade letiva; por fim, no terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação: propostas de exercícios para contrabaixo, focados em técnicas de desenvolvimento da independência multi-parcial assente na exploração dos conceitos de coordenação bimanual, adaptação e transferência de linguagem técnica, simultaneidade de funções distintas e polirritmia. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-25T17:58:39Z 2018-07-19 2018-07-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/11774 TID:201954915 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/11774 |
identifier_str_mv |
TID:201954915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131472624353280 |