Literatura para a infância com mensagem ambiental: sua influência nas ideias das crianças acerca da relação entre o ser humano e a natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, António
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Strecht-Ribeiro, Orlando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11369
Resumo: A literatura para a infância tem vindo a incorporar valores ambientalistas que traduzem perspectivas distintas na forma de o ser humano olhar a natureza. Este estudo consistiu na verificação da influência de três obras com um ideário não antropocêntrico nas ideias das crianças acerca (1) da apropriação do planeta pelo ser humano e consequente expulsão das outras espécies, (2) do confinamento de animais em zoos e (3) do aprisionamento de animais em gaiolas em meio doméstico. Para tal, 89 crianças do 1.º ciclo (idades compreendidas entre os 8 e 10 anos) de duas escolas portuguesas trabalharam as 3 histórias seguindo um plano de exploração pré-definido. Após esta exploração, foi-lhes aplicado um questionário com situações-problema, versando os assuntos mencionados, e que se propôs verificar a incidência nas crianças de argumentos centrados ou descentrados no ser humano. Os resultados indicaram que os últimos tiveram uma frequência elevada, o que indicia pelo menos alguma influência das obras trabalhadas.
id RCAP_36c80a64845a9346bfcb3a1ee071ce39
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11369
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literatura para a infância com mensagem ambiental: sua influência nas ideias das crianças acerca da relação entre o ser humano e a naturezaChildren’s literature with an environmentalist message: its influence in children’s ideas about human-nature relationshipLiteratura para a infânciaIdeias das criançasValores ambientalistasAntropocentrismoEducação ambientalChildren’s literatureChildren’s ideasEnvironmental valuesAnthropocentrismEnvironmental educationA literatura para a infância tem vindo a incorporar valores ambientalistas que traduzem perspectivas distintas na forma de o ser humano olhar a natureza. Este estudo consistiu na verificação da influência de três obras com um ideário não antropocêntrico nas ideias das crianças acerca (1) da apropriação do planeta pelo ser humano e consequente expulsão das outras espécies, (2) do confinamento de animais em zoos e (3) do aprisionamento de animais em gaiolas em meio doméstico. Para tal, 89 crianças do 1.º ciclo (idades compreendidas entre os 8 e 10 anos) de duas escolas portuguesas trabalharam as 3 histórias seguindo um plano de exploração pré-definido. Após esta exploração, foi-lhes aplicado um questionário com situações-problema, versando os assuntos mencionados, e que se propôs verificar a incidência nas crianças de argumentos centrados ou descentrados no ser humano. Os resultados indicaram que os últimos tiveram uma frequência elevada, o que indicia pelo menos alguma influência das obras trabalhadas.Abstract: Children’s literature has been incorporating environmentalist values that translate different perspectives in the way that human beings view nature. This study aimed to verify the influence of 3 stories with a non-anthropocentric philosophy on the ideas of children about (1) human appropriation of the planet and the consequent expulsion of other species, (2) the capture of animals in zoos and (3) the capture of animals in cages in a domestic environment. For this purpose, 89 children of the 1st cycle (aged between 8 and 10) of two Portuguese schools worked on the 3 stories following a predefined plan. They were then submitted to a questionnaire dealing with problem situations about the above referred issues aiming to verify the incidence in children of human and nonhuman centred reasoning. Results have shown that the latter occurred with a high frequency, which means that working the stories had at least some influence in this fact.RCIPLAlmeida, AntónioStrecht-Ribeiro, Orlando2020-03-31T09:01:32Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11369porAlmeida, A., Ribeiro, O. (2013) Literatura para a infância com mensagem ambiental: sua influência nas ideias das crianças acerca da relação entre o ser humano e a natureza. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias 12(3), 481-499info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11369Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:38.096451Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literatura para a infância com mensagem ambiental: sua influência nas ideias das crianças acerca da relação entre o ser humano e a natureza
Children’s literature with an environmentalist message: its influence in children’s ideas about human-nature relationship
title Literatura para a infância com mensagem ambiental: sua influência nas ideias das crianças acerca da relação entre o ser humano e a natureza
spellingShingle Literatura para a infância com mensagem ambiental: sua influência nas ideias das crianças acerca da relação entre o ser humano e a natureza
Almeida, António
Literatura para a infância
Ideias das crianças
Valores ambientalistas
Antropocentrismo
Educação ambiental
Children’s literature
Children’s ideas
Environmental values
Anthropocentrism
Environmental education
title_short Literatura para a infância com mensagem ambiental: sua influência nas ideias das crianças acerca da relação entre o ser humano e a natureza
title_full Literatura para a infância com mensagem ambiental: sua influência nas ideias das crianças acerca da relação entre o ser humano e a natureza
title_fullStr Literatura para a infância com mensagem ambiental: sua influência nas ideias das crianças acerca da relação entre o ser humano e a natureza
title_full_unstemmed Literatura para a infância com mensagem ambiental: sua influência nas ideias das crianças acerca da relação entre o ser humano e a natureza
title_sort Literatura para a infância com mensagem ambiental: sua influência nas ideias das crianças acerca da relação entre o ser humano e a natureza
author Almeida, António
author_facet Almeida, António
Strecht-Ribeiro, Orlando
author_role author
author2 Strecht-Ribeiro, Orlando
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, António
Strecht-Ribeiro, Orlando
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura para a infância
Ideias das crianças
Valores ambientalistas
Antropocentrismo
Educação ambiental
Children’s literature
Children’s ideas
Environmental values
Anthropocentrism
Environmental education
topic Literatura para a infância
Ideias das crianças
Valores ambientalistas
Antropocentrismo
Educação ambiental
Children’s literature
Children’s ideas
Environmental values
Anthropocentrism
Environmental education
description A literatura para a infância tem vindo a incorporar valores ambientalistas que traduzem perspectivas distintas na forma de o ser humano olhar a natureza. Este estudo consistiu na verificação da influência de três obras com um ideário não antropocêntrico nas ideias das crianças acerca (1) da apropriação do planeta pelo ser humano e consequente expulsão das outras espécies, (2) do confinamento de animais em zoos e (3) do aprisionamento de animais em gaiolas em meio doméstico. Para tal, 89 crianças do 1.º ciclo (idades compreendidas entre os 8 e 10 anos) de duas escolas portuguesas trabalharam as 3 histórias seguindo um plano de exploração pré-definido. Após esta exploração, foi-lhes aplicado um questionário com situações-problema, versando os assuntos mencionados, e que se propôs verificar a incidência nas crianças de argumentos centrados ou descentrados no ser humano. Os resultados indicaram que os últimos tiveram uma frequência elevada, o que indicia pelo menos alguma influência das obras trabalhadas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2020-03-31T09:01:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11369
url http://hdl.handle.net/10400.21/11369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Almeida, A., Ribeiro, O. (2013) Literatura para a infância com mensagem ambiental: sua influência nas ideias das crianças acerca da relação entre o ser humano e a natureza. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias 12(3), 481-499
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133463969792000