Literatura para a infância com mensagem ambiental: sua influência nas ideias das crianças acerca da relação entre o ser humano e a natureza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11369 |
Resumo: | A literatura para a infância tem vindo a incorporar valores ambientalistas que traduzem perspectivas distintas na forma de o ser humano olhar a natureza. Este estudo consistiu na verificação da influência de três obras com um ideário não antropocêntrico nas ideias das crianças acerca (1) da apropriação do planeta pelo ser humano e consequente expulsão das outras espécies, (2) do confinamento de animais em zoos e (3) do aprisionamento de animais em gaiolas em meio doméstico. Para tal, 89 crianças do 1.º ciclo (idades compreendidas entre os 8 e 10 anos) de duas escolas portuguesas trabalharam as 3 histórias seguindo um plano de exploração pré-definido. Após esta exploração, foi-lhes aplicado um questionário com situações-problema, versando os assuntos mencionados, e que se propôs verificar a incidência nas crianças de argumentos centrados ou descentrados no ser humano. Os resultados indicaram que os últimos tiveram uma frequência elevada, o que indicia pelo menos alguma influência das obras trabalhadas. |
id |
RCAP_36c80a64845a9346bfcb3a1ee071ce39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11369 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literatura para a infância com mensagem ambiental: sua influência nas ideias das crianças acerca da relação entre o ser humano e a naturezaChildren’s literature with an environmentalist message: its influence in children’s ideas about human-nature relationshipLiteratura para a infânciaIdeias das criançasValores ambientalistasAntropocentrismoEducação ambientalChildren’s literatureChildren’s ideasEnvironmental valuesAnthropocentrismEnvironmental educationA literatura para a infância tem vindo a incorporar valores ambientalistas que traduzem perspectivas distintas na forma de o ser humano olhar a natureza. Este estudo consistiu na verificação da influência de três obras com um ideário não antropocêntrico nas ideias das crianças acerca (1) da apropriação do planeta pelo ser humano e consequente expulsão das outras espécies, (2) do confinamento de animais em zoos e (3) do aprisionamento de animais em gaiolas em meio doméstico. Para tal, 89 crianças do 1.º ciclo (idades compreendidas entre os 8 e 10 anos) de duas escolas portuguesas trabalharam as 3 histórias seguindo um plano de exploração pré-definido. Após esta exploração, foi-lhes aplicado um questionário com situações-problema, versando os assuntos mencionados, e que se propôs verificar a incidência nas crianças de argumentos centrados ou descentrados no ser humano. Os resultados indicaram que os últimos tiveram uma frequência elevada, o que indicia pelo menos alguma influência das obras trabalhadas.Abstract: Children’s literature has been incorporating environmentalist values that translate different perspectives in the way that human beings view nature. This study aimed to verify the influence of 3 stories with a non-anthropocentric philosophy on the ideas of children about (1) human appropriation of the planet and the consequent expulsion of other species, (2) the capture of animals in zoos and (3) the capture of animals in cages in a domestic environment. For this purpose, 89 children of the 1st cycle (aged between 8 and 10) of two Portuguese schools worked on the 3 stories following a predefined plan. They were then submitted to a questionnaire dealing with problem situations about the above referred issues aiming to verify the incidence in children of human and nonhuman centred reasoning. Results have shown that the latter occurred with a high frequency, which means that working the stories had at least some influence in this fact.RCIPLAlmeida, AntónioStrecht-Ribeiro, Orlando2020-03-31T09:01:32Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11369porAlmeida, A., Ribeiro, O. (2013) Literatura para a infância com mensagem ambiental: sua influência nas ideias das crianças acerca da relação entre o ser humano e a natureza. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias 12(3), 481-499info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11369Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:38.096451Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura para a infância com mensagem ambiental: sua influência nas ideias das crianças acerca da relação entre o ser humano e a natureza Children’s literature with an environmentalist message: its influence in children’s ideas about human-nature relationship |
title |
Literatura para a infância com mensagem ambiental: sua influência nas ideias das crianças acerca da relação entre o ser humano e a natureza |
spellingShingle |
Literatura para a infância com mensagem ambiental: sua influência nas ideias das crianças acerca da relação entre o ser humano e a natureza Almeida, António Literatura para a infância Ideias das crianças Valores ambientalistas Antropocentrismo Educação ambiental Children’s literature Children’s ideas Environmental values Anthropocentrism Environmental education |
title_short |
Literatura para a infância com mensagem ambiental: sua influência nas ideias das crianças acerca da relação entre o ser humano e a natureza |
title_full |
Literatura para a infância com mensagem ambiental: sua influência nas ideias das crianças acerca da relação entre o ser humano e a natureza |
title_fullStr |
Literatura para a infância com mensagem ambiental: sua influência nas ideias das crianças acerca da relação entre o ser humano e a natureza |
title_full_unstemmed |
Literatura para a infância com mensagem ambiental: sua influência nas ideias das crianças acerca da relação entre o ser humano e a natureza |
title_sort |
Literatura para a infância com mensagem ambiental: sua influência nas ideias das crianças acerca da relação entre o ser humano e a natureza |
author |
Almeida, António |
author_facet |
Almeida, António Strecht-Ribeiro, Orlando |
author_role |
author |
author2 |
Strecht-Ribeiro, Orlando |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, António Strecht-Ribeiro, Orlando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura para a infância Ideias das crianças Valores ambientalistas Antropocentrismo Educação ambiental Children’s literature Children’s ideas Environmental values Anthropocentrism Environmental education |
topic |
Literatura para a infância Ideias das crianças Valores ambientalistas Antropocentrismo Educação ambiental Children’s literature Children’s ideas Environmental values Anthropocentrism Environmental education |
description |
A literatura para a infância tem vindo a incorporar valores ambientalistas que traduzem perspectivas distintas na forma de o ser humano olhar a natureza. Este estudo consistiu na verificação da influência de três obras com um ideário não antropocêntrico nas ideias das crianças acerca (1) da apropriação do planeta pelo ser humano e consequente expulsão das outras espécies, (2) do confinamento de animais em zoos e (3) do aprisionamento de animais em gaiolas em meio doméstico. Para tal, 89 crianças do 1.º ciclo (idades compreendidas entre os 8 e 10 anos) de duas escolas portuguesas trabalharam as 3 histórias seguindo um plano de exploração pré-definido. Após esta exploração, foi-lhes aplicado um questionário com situações-problema, versando os assuntos mencionados, e que se propôs verificar a incidência nas crianças de argumentos centrados ou descentrados no ser humano. Os resultados indicaram que os últimos tiveram uma frequência elevada, o que indicia pelo menos alguma influência das obras trabalhadas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2020-03-31T09:01:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/11369 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/11369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Almeida, A., Ribeiro, O. (2013) Literatura para a infância com mensagem ambiental: sua influência nas ideias das crianças acerca da relação entre o ser humano e a natureza. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias 12(3), 481-499 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133463969792000 |