Infoentretenimento no jornalismo: cobertura da visita do Papa Francisco a Fátima no Centenário das “Aparições” pela televisão pública portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Rui Miguel Francisco
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13629
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Jornalismo.
id RCAP_36c90907e8e19b55522cc46f086e40d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13629
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Infoentretenimento no jornalismo: cobertura da visita do Papa Francisco a Fátima no Centenário das “Aparições” pela televisão pública portuguesaJornalismoInfoentretenimentoCerimonial televisivoInformaçãoTelevisãoTelevisão públicaVisita PapalJournalismInfotainmentTelevision ceremonial eventInformationTelevisionPublic televisionPapal VisitDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Jornalismo.As implicações do aparecimento do infoentretenimento – ou seja, a convergência da informação e do entretenimento – no jornalismo, assim como o surgimento de formas noticiosas híbridas vêm questionando os tradicionais valores-notícia, a ética e a objetividade da atividade jornalística e, por conseguinte, a identidade e a sobrevivência da profissão. Ao lado destas evoluções, as tecnologias digitais e os média sociais vieram possibilitar a articulação de todo o espectro da emoção, à medida que têm empoderado o público para uma dimensão de participação e partilha, até agora, sem prece dentes. Distinguir e perceber o fenómeno da proliferação do infoentretenimento no jornalismo atual reveste-se, por isso, de sumo interesse. O objetivo do trabalho é procurar identificar e problematizar a presença de marcas do infoentre tenimento no cerimonial televisivo transmitido pela televisão pública portuguesa, a pesquisa debruçou se sobre o trabalho de reportagem efetuado pela estação pública RTP – Rádio e Televisão de Portugal –, em particular, o canal generalista RTP 1, da visita apostólica do Papa Francisco ao Santuário de Fátima, durante os dias 12 e 13 de maio de 2017. Trata-se de um estudo de caso etnográfico, descritivo, que seguiu um paradigma qualitativo de análise, concentrado em investigar a presença de marcas tipicamente atribuídas ao infoentretenimento no jornalismo de informação, no perímetro do universo simbólico da religião. O método utilizado as sentou na análise videográfica do trabalho dos jornalistas da RTP. A investigação foi informada por documentos televisivos em suporte audiovisual, contextualizados, sempre que necessário, por artigos e outros conteúdos emanados da imprensa (“escrita”). Os resultados do estudo de caso evidenciaram indícios do infoentretenimento no cerimonial te levisivo, confirmando-se, parcialmente, a hipótese formulada: por causa da emoção, informação e in foentretenimento não se confundiram, mas, antes, complementaram-se na cobertura da visita do Papa Francisco a Fátima.ABSTRACT: The implications of the rise of infotainment – that is, the convergence of information and enter tainment – in postmodern journalism, as well as the emergence of hybrid and “neo-modern” news forms in general have been questioning, among others, the traditional news values, the ethics and the objectivity of journalistic activity and, therefore, the identity and survival of the profession. Alongside, and upstream, these developments, digital technologies and social media have ena bled the articulation of the entire spectrum of emotion, as they have been empowering the public to a dimension of participation and sharing, so far, unprecedented. Thus, distinguishing and understanding the phenomenon of the proliferation of infotainment in today’s journalism are of great interest. Based on the assumption that what influences the most the metamorphoses of journalism towards the assimilation of characteristics generally attributed to infotainment is emotion (or the use made of it), the following hypothesis was formulated: because of emotion, in television ceremonial events, information and infotainment tend to be confused with one another. In order to try to identify and problematize evidence of infotainment in the television ceremonial event broadcasted by the Portu guese public television, the research examined the reporting work carried out by the public station RTP (Rádio e Televisão de Portugal), in particular, the generalist channel RTP 1, of Pope Francis’s apostolic visit to the Shrine of Fátima, on May 12 and 13, 2017. This is an ethnographic, descriptive case study, which followed a qualitative analysis paradigm, focused on investigating the presence of characteristics typically attributed to infotainment in infor mation journalism, within the scope of the symbolic universe of religion. The method used was based on the video analysis of the work of RTP journalists. The research was informed by television docu ments in audiovisual support, contextualized, whenever necessary, by written articles and other content emanating from the press. The results of the case study showed evidence of infotainment in the television ceremonial event, partially confirming the hypothesis formulated: because of the emotion, information and infotainment were not confused with one another; rather, they complemented each other in the coverage of Pope Francis’s visit to Fátima.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialRezola, Maria InáciaRCIPLMarques, Rui Miguel Francisco2021-08-11T10:31:16Z2021-07-092021-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13629TID:202755789porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:08:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:32.202047Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Infoentretenimento no jornalismo: cobertura da visita do Papa Francisco a Fátima no Centenário das “Aparições” pela televisão pública portuguesa
title Infoentretenimento no jornalismo: cobertura da visita do Papa Francisco a Fátima no Centenário das “Aparições” pela televisão pública portuguesa
spellingShingle Infoentretenimento no jornalismo: cobertura da visita do Papa Francisco a Fátima no Centenário das “Aparições” pela televisão pública portuguesa
Marques, Rui Miguel Francisco
Jornalismo
Infoentretenimento
Cerimonial televisivo
Informação
Televisão
Televisão pública
Visita Papal
Journalism
Infotainment
Television ceremonial event
Information
Television
Public television
Papal Visit
title_short Infoentretenimento no jornalismo: cobertura da visita do Papa Francisco a Fátima no Centenário das “Aparições” pela televisão pública portuguesa
title_full Infoentretenimento no jornalismo: cobertura da visita do Papa Francisco a Fátima no Centenário das “Aparições” pela televisão pública portuguesa
title_fullStr Infoentretenimento no jornalismo: cobertura da visita do Papa Francisco a Fátima no Centenário das “Aparições” pela televisão pública portuguesa
title_full_unstemmed Infoentretenimento no jornalismo: cobertura da visita do Papa Francisco a Fátima no Centenário das “Aparições” pela televisão pública portuguesa
title_sort Infoentretenimento no jornalismo: cobertura da visita do Papa Francisco a Fátima no Centenário das “Aparições” pela televisão pública portuguesa
author Marques, Rui Miguel Francisco
author_facet Marques, Rui Miguel Francisco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezola, Maria Inácia
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Rui Miguel Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Infoentretenimento
Cerimonial televisivo
Informação
Televisão
Televisão pública
Visita Papal
Journalism
Infotainment
Television ceremonial event
Information
Television
Public television
Papal Visit
topic Jornalismo
Infoentretenimento
Cerimonial televisivo
Informação
Televisão
Televisão pública
Visita Papal
Journalism
Infotainment
Television ceremonial event
Information
Television
Public television
Papal Visit
description Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Jornalismo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-11T10:31:16Z
2021-07-09
2021-07-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13629
TID:202755789
url http://hdl.handle.net/10400.21/13629
identifier_str_mv TID:202755789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133487075164160