Infoentretenimento nos programas televisivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Daniela Filipa Ribeiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1602
Resumo: Numa perspectiva financeira, o telespectador é visto cada vez mais como um consumidor e não como um cidadão. As estações televisivas focam-se em oferecer programas que chamem e prendam a atenção das audiências, focando a forma e não o conteúdo, com o objectivo de se tornarem o canal mais visto e, consequentemente, angariar mais publicidade, que se traduz em verbas financeiras. Por estas razões, os programas televisivos foram sofrendo alterações ao longo do tempo, até por uma tentativa de se adaptarem à sociedade actual. Surge, então, uma categoria televisiva, que aos poucos vai ganhando o seu espaço nas grelhas de programação. Falamos de infoentretenimento: programas híbridos, que juntam a informação e o entretenimento. Nesse sentido, com esta dissertação pretende-se saber de que forma a televisão, em particular os canais televisivos generalistas portugueses (RTP1, RTP2, SIC e TVI), tal como os canais portugueses de informação (RTP Informação, SIC Notícias e TVI24), utilizam o infoentretenimento na sua programação, tentando decifrar quais são as características desde género híbrido para perceber melhor o conceito. Numa primeira parte desta dissertação faz-se a revisão teórica sobre o conceito de infoentretenimento, o seu surgimento, a sua utilização na televisão e o impacto nas audiências. Numa segunda parte é exposta a metodologia de investigação, assim como a análise de conteúdo e os resultados do estudo empírico, terminando com as conclusões do estudo de investigação.
id RCAP_c58d885422235a61f10df402db0cfd46
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1602
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Infoentretenimento nos programas televisivosO caso das estações televisivas portuguesasJornalismo televisivoJornalismo televisivo - AudiênciasInformação televisiva - InfoentretenimentoInfoentretenimento - Televisão públicaInfoentretenimento - Televisão privadaInfoentretenimento - Vantagens - DesvantagensNuma perspectiva financeira, o telespectador é visto cada vez mais como um consumidor e não como um cidadão. As estações televisivas focam-se em oferecer programas que chamem e prendam a atenção das audiências, focando a forma e não o conteúdo, com o objectivo de se tornarem o canal mais visto e, consequentemente, angariar mais publicidade, que se traduz em verbas financeiras. Por estas razões, os programas televisivos foram sofrendo alterações ao longo do tempo, até por uma tentativa de se adaptarem à sociedade actual. Surge, então, uma categoria televisiva, que aos poucos vai ganhando o seu espaço nas grelhas de programação. Falamos de infoentretenimento: programas híbridos, que juntam a informação e o entretenimento. Nesse sentido, com esta dissertação pretende-se saber de que forma a televisão, em particular os canais televisivos generalistas portugueses (RTP1, RTP2, SIC e TVI), tal como os canais portugueses de informação (RTP Informação, SIC Notícias e TVI24), utilizam o infoentretenimento na sua programação, tentando decifrar quais são as características desde género híbrido para perceber melhor o conceito. Numa primeira parte desta dissertação faz-se a revisão teórica sobre o conceito de infoentretenimento, o seu surgimento, a sua utilização na televisão e o impacto nas audiências. Numa segunda parte é exposta a metodologia de investigação, assim como a análise de conteúdo e os resultados do estudo empírico, terminando com as conclusões do estudo de investigação.In a financial way, a TV viewer is seen more like a consumer rather than a citizen. The main focus of a TV network is to offer shows that call out and engage the audience attention, mainly focusing on what drives that attention instead of the content of the show itself, only to become the channel with bigger audience, which means more advertising, and therefore more revenue. Because of these reasons, television shows were altered through time, in an attempt to adapt to the current society. Consequently a new television category emerges, which, step by step, is getting more room within the daily program schedules. We’re talking about infotainment: hybrid tv shows which bring together information and entertainment. Following this idea, with this dissertation we want to know which way television – Portuguese main channels in particular (RTP1, RTP2, SIC and TVI), as well as the portuguese main news cable channels (RTP Informação, SIC Notícias and TVI24) -, uses infotainment in its programming grid, so we can unravel which are the main characteristics of this hybrid concept, as well as understanding what it is exactly. In the fisrt half of this dissertation we do a theoretical revision about infotainment, were did it started and how it is used in television and audiences. In the second half we expose all the investigation methodology, as well as all the results of the investigation we did, ending with the respective conclusions.Universidade da Beira InteriorAlves, Anabela Maria GradimuBibliorumAlves, Daniela Filipa Ribeiro2014-02-05T15:41:57Z2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1602TID:201274280porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:15Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1602Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:23.965338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Infoentretenimento nos programas televisivos
O caso das estações televisivas portuguesas
title Infoentretenimento nos programas televisivos
spellingShingle Infoentretenimento nos programas televisivos
Alves, Daniela Filipa Ribeiro
Jornalismo televisivo
Jornalismo televisivo - Audiências
Informação televisiva - Infoentretenimento
Infoentretenimento - Televisão pública
Infoentretenimento - Televisão privada
Infoentretenimento - Vantagens - Desvantagens
title_short Infoentretenimento nos programas televisivos
title_full Infoentretenimento nos programas televisivos
title_fullStr Infoentretenimento nos programas televisivos
title_full_unstemmed Infoentretenimento nos programas televisivos
title_sort Infoentretenimento nos programas televisivos
author Alves, Daniela Filipa Ribeiro
author_facet Alves, Daniela Filipa Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Anabela Maria Gradim
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Daniela Filipa Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo televisivo
Jornalismo televisivo - Audiências
Informação televisiva - Infoentretenimento
Infoentretenimento - Televisão pública
Infoentretenimento - Televisão privada
Infoentretenimento - Vantagens - Desvantagens
topic Jornalismo televisivo
Jornalismo televisivo - Audiências
Informação televisiva - Infoentretenimento
Infoentretenimento - Televisão pública
Infoentretenimento - Televisão privada
Infoentretenimento - Vantagens - Desvantagens
description Numa perspectiva financeira, o telespectador é visto cada vez mais como um consumidor e não como um cidadão. As estações televisivas focam-se em oferecer programas que chamem e prendam a atenção das audiências, focando a forma e não o conteúdo, com o objectivo de se tornarem o canal mais visto e, consequentemente, angariar mais publicidade, que se traduz em verbas financeiras. Por estas razões, os programas televisivos foram sofrendo alterações ao longo do tempo, até por uma tentativa de se adaptarem à sociedade actual. Surge, então, uma categoria televisiva, que aos poucos vai ganhando o seu espaço nas grelhas de programação. Falamos de infoentretenimento: programas híbridos, que juntam a informação e o entretenimento. Nesse sentido, com esta dissertação pretende-se saber de que forma a televisão, em particular os canais televisivos generalistas portugueses (RTP1, RTP2, SIC e TVI), tal como os canais portugueses de informação (RTP Informação, SIC Notícias e TVI24), utilizam o infoentretenimento na sua programação, tentando decifrar quais são as características desde género híbrido para perceber melhor o conceito. Numa primeira parte desta dissertação faz-se a revisão teórica sobre o conceito de infoentretenimento, o seu surgimento, a sua utilização na televisão e o impacto nas audiências. Numa segunda parte é exposta a metodologia de investigação, assim como a análise de conteúdo e os resultados do estudo empírico, terminando com as conclusões do estudo de investigação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10
2013-10-01T00:00:00Z
2014-02-05T15:41:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1602
TID:201274280
url http://hdl.handle.net/10400.6/1602
identifier_str_mv TID:201274280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136333579419648