O confronto na informação: jornalismo e entretenimento – uma proposta analítica de 4 telejornais em sinal aberto (dia 26/09/2022)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Pedro Martins
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13885
Resumo: A evolução da sociedade, a evolução tecnológica e a conjuntura dos tempos são fatores inevitáveis à passagem dos anos, e por isso, no sentido de acompanhar todas as mutações que surgiram até aos dias de hoje, o jornalismo foi alvo de algumas mutações em si mesmo. O capitalismo, o entender da atividade de informar como um negócio, o aumento da concorrência, o surgimento do meio audiovisual e a privatização de órgãos de comunicação social, a consequente disputa pela audiência e pela atenção do público e o emergir de novos meios tecnológicos, novas plataformas de comunicação e novos modos de comunicar, podem ser apontados com os principais motivos que despoletaram a génese do infoentretenimento. Por ser definido como contemporâneo, ainda se revela um campo em que a clarificação de certos pontos não se encontra completa, dando asas ao surgimento de algumas dúvidas e inquietações, como por exemplo é o caso da regulação deste novo género. Tal como o seu termo indica infoentretenimento tem por base a informação numa miscigenação com o entretenimento, por outras palavras, o ato de informar sofre uma relação simbiótica com o ato de entreter, apelando às emoções, através de diálogo, imagens ou sons. Face ao exposto, levanta-se uma inquietação que se prende ao facto de como o infoentretenimento ocupa programas de índole informativa nos canais televisivos de sinal aberto em Portugal. E, deste modo, a análise desenvolve-se sobre a RTP1, RTP2, SIC e TVI, mais concretamente, o foco dirige-se aos noticiários emitidos pelos canais no horário da noite: o Telejornal, o Jornal 2, o Jornal da Noite e o Jornal das 8. Com o desenvolver da investigação nota-se que há uma maior tendência dos canais privados para a incorporação de elementos de infoentretenimento nos seus programas jornalísticos. Palavras-Chave Jornalismo; Infoentretenimento; Televisão; Comunicação; Sensacionalismo
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spelling O confronto na informação: jornalismo e entretenimento – uma proposta analítica de 4 telejornais em sinal aberto (dia 26/09/2022)MESTRADO EM COMUNICAÇÃO, REDES E TECNOLOGIASCOMUNICAÇÃOJORNALISMOTELEVISÃOSENSACIONALISMOINFOENTRETENIMENTOCOMMUNICATIONJOURNALISMTELEVISIONSENSATIONALISMINFOTAINMENTA evolução da sociedade, a evolução tecnológica e a conjuntura dos tempos são fatores inevitáveis à passagem dos anos, e por isso, no sentido de acompanhar todas as mutações que surgiram até aos dias de hoje, o jornalismo foi alvo de algumas mutações em si mesmo. O capitalismo, o entender da atividade de informar como um negócio, o aumento da concorrência, o surgimento do meio audiovisual e a privatização de órgãos de comunicação social, a consequente disputa pela audiência e pela atenção do público e o emergir de novos meios tecnológicos, novas plataformas de comunicação e novos modos de comunicar, podem ser apontados com os principais motivos que despoletaram a génese do infoentretenimento. Por ser definido como contemporâneo, ainda se revela um campo em que a clarificação de certos pontos não se encontra completa, dando asas ao surgimento de algumas dúvidas e inquietações, como por exemplo é o caso da regulação deste novo género. Tal como o seu termo indica infoentretenimento tem por base a informação numa miscigenação com o entretenimento, por outras palavras, o ato de informar sofre uma relação simbiótica com o ato de entreter, apelando às emoções, através de diálogo, imagens ou sons. Face ao exposto, levanta-se uma inquietação que se prende ao facto de como o infoentretenimento ocupa programas de índole informativa nos canais televisivos de sinal aberto em Portugal. E, deste modo, a análise desenvolve-se sobre a RTP1, RTP2, SIC e TVI, mais concretamente, o foco dirige-se aos noticiários emitidos pelos canais no horário da noite: o Telejornal, o Jornal 2, o Jornal da Noite e o Jornal das 8. Com o desenvolver da investigação nota-se que há uma maior tendência dos canais privados para a incorporação de elementos de infoentretenimento nos seus programas jornalísticos. Palavras-Chave Jornalismo; Infoentretenimento; Televisão; Comunicação; SensacionalismoThe evolution of society, the technological evolution, and the conjuncture of the times are inevitable factors over the years, and therefore, to accompany all the changes that have emerged until today, journalism has gone through some mutations within itself. Capitalism, the understanding of the activity of informing as a business, the increase in competition, the emergence of the audiovisual medium and the privatization of the media, the imminent dispute for an audience and the public attention and the emergence of new technological means, new communication platforms and new ways of communicating can be identified as the main reasons that triggered the genesis of infotainment. As it is defined as contemporary, it still reveals a field in which the clarification of certain points is incomplete, therefore leading to the emergence of some doubts and concerns, as is the case of the regulation of this new genre. Infotainment, as its term comprehends and reveals, is based on the intermarriage between information with entertainment. In other words, infotainment is the act of informing with the act of entertaining, appealing to emotions, through dialogue, images, or sounds. Due to all of these factors, there is a rising concern with the influence of infotainment and its regular usage on programs of an informative nature on free-to-air television channels in Portugal. Thus, the analysis is developed on RTP1, RTP2, SIC, and TVI, more specifically, the focus is on the news broadcast by the channels at night: Telejornal, Jornal 2, Jornal da Noite and Jornal das 8. With the development of the investigation, it is noted that there is a greater tendency for private channels to incorporate infotainment elements in their journalistic programs. Keywords Journalism; Infotainment; Television; Communication; Sensationalism2023-05-17T09:19:28Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13885TID:203283511porPereira, Pedro Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-19T01:31:11Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13885Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:11.883849Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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