A abordagem pedagógica na iniciação de trombone
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39709 |
Resumo: | As caraterísticas fisionómicas de uma criança, que frequente o 1º ciclo do ensino básico não são as mais favoráveis para iniciar a sua prática instrumental em trombone, tal como acontece com outros instrumentos. As crianças deste ciclo de ensino têm dificuldades em suportar o peso do instrumento, bem como manusear o mesmo, no entanto existem já algumas alternativas para minimizar as dificuldades associadas, nomeadamente o uso de trobone alto, a utilização de trombones de construção plástica, ou até a combinação das duas. No presente trabalho procuro compreender que trombone é mais utilizado durante o período de iniciação, se o trombone tenor, se o trombone alto, e verificar os possíveis impactos que o instrumento poderá ter no desenvolvimento musical do aluno. De forma a obter dados referentes à problemática, foi realizado um questionário dirigido aos docentes de trombone, uma entrevista a dois profissionais da área, bem como a observação de dois alunos de iniciação durante a Prática de Ensino Supervisionada. Na segunda parte do documento está incluído o relatório de Prática de Ensino Supervisionada decorrida durante o ano letivo de 2021/2022 na Academia de Artes de Chaves. Neste último é descrita e caraterizada a instituição de ensino e todo o trabalho pedagógico realizado, servindo como registo e reflexão de todo o percurso. |
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