A abordagem pedagógica na iniciação de trombone

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Daniel Octávio de Freitas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39709
Resumo: As caraterísticas fisionómicas de uma criança, que frequente o 1º ciclo do ensino básico não são as mais favoráveis para iniciar a sua prática instrumental em trombone, tal como acontece com outros instrumentos. As crianças deste ciclo de ensino têm dificuldades em suportar o peso do instrumento, bem como manusear o mesmo, no entanto existem já algumas alternativas para minimizar as dificuldades associadas, nomeadamente o uso de trobone alto, a utilização de trombones de construção plástica, ou até a combinação das duas. No presente trabalho procuro compreender que trombone é mais utilizado durante o período de iniciação, se o trombone tenor, se o trombone alto, e verificar os possíveis impactos que o instrumento poderá ter no desenvolvimento musical do aluno. De forma a obter dados referentes à problemática, foi realizado um questionário dirigido aos docentes de trombone, uma entrevista a dois profissionais da área, bem como a observação de dois alunos de iniciação durante a Prática de Ensino Supervisionada. Na segunda parte do documento está incluído o relatório de Prática de Ensino Supervisionada decorrida durante o ano letivo de 2021/2022 na Academia de Artes de Chaves. Neste último é descrita e caraterizada a instituição de ensino e todo o trabalho pedagógico realizado, servindo como registo e reflexão de todo o percurso.
id RCAP_36d5bf6159a8b8ffddef0158e2853207
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/39709
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A abordagem pedagógica na iniciação de tromboneIniciação instrumentalCriançasPedagogia de tromboneTrombone altoTrombone tenorAs caraterísticas fisionómicas de uma criança, que frequente o 1º ciclo do ensino básico não são as mais favoráveis para iniciar a sua prática instrumental em trombone, tal como acontece com outros instrumentos. As crianças deste ciclo de ensino têm dificuldades em suportar o peso do instrumento, bem como manusear o mesmo, no entanto existem já algumas alternativas para minimizar as dificuldades associadas, nomeadamente o uso de trobone alto, a utilização de trombones de construção plástica, ou até a combinação das duas. No presente trabalho procuro compreender que trombone é mais utilizado durante o período de iniciação, se o trombone tenor, se o trombone alto, e verificar os possíveis impactos que o instrumento poderá ter no desenvolvimento musical do aluno. De forma a obter dados referentes à problemática, foi realizado um questionário dirigido aos docentes de trombone, uma entrevista a dois profissionais da área, bem como a observação de dois alunos de iniciação durante a Prática de Ensino Supervisionada. Na segunda parte do documento está incluído o relatório de Prática de Ensino Supervisionada decorrida durante o ano letivo de 2021/2022 na Academia de Artes de Chaves. Neste último é descrita e caraterizada a instituição de ensino e todo o trabalho pedagógico realizado, servindo como registo e reflexão de todo o percurso.The physiognomic characteristics of a child, who attends the 1st cycle of basic education, are not the most favorable to start their instrumental practice in trombone, as with other instruments. Children in this teaching cycle have difficulties in supporting the weight of the instrument, as well as handling it, however there are already some alternatives to minimize the associated difficulties, namely the use of alto trombone, the use of plastic trombones, or even the combination of the two. In the present work I try to understand which trombone is most used during the initiation period, whether the tenor trombone, whether the alto trombone, and to verify the possible impacts that the instrument may have on the musical development of the student. In order to obtain data regarding the problem, a questionnaire was carried out for the trombone teachers, an interview with two professionals in the area, as well as the observation of two beginner students during the Supervised Teaching Practice. The second part of the document includes the Supervised Teaching Practice report that took place during the 2021/2022 academic year at the Academia de Artes de Chaves. In the latter, the educational institution and all the pedagogical work carried out are described and characterized, serving as a record and reflection of the entire journey.2023-11-23T10:31:03Z2022-12-07T00:00:00Z2022-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39709porPereira, Daniel Octávio de Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:17:46Zoai:ria.ua.pt:10773/39709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:53.887418Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem pedagógica na iniciação de trombone
title A abordagem pedagógica na iniciação de trombone
spellingShingle A abordagem pedagógica na iniciação de trombone
Pereira, Daniel Octávio de Freitas
Iniciação instrumental
Crianças
Pedagogia de trombone
Trombone alto
Trombone tenor
title_short A abordagem pedagógica na iniciação de trombone
title_full A abordagem pedagógica na iniciação de trombone
title_fullStr A abordagem pedagógica na iniciação de trombone
title_full_unstemmed A abordagem pedagógica na iniciação de trombone
title_sort A abordagem pedagógica na iniciação de trombone
author Pereira, Daniel Octávio de Freitas
author_facet Pereira, Daniel Octávio de Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Daniel Octávio de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação instrumental
Crianças
Pedagogia de trombone
Trombone alto
Trombone tenor
topic Iniciação instrumental
Crianças
Pedagogia de trombone
Trombone alto
Trombone tenor
description As caraterísticas fisionómicas de uma criança, que frequente o 1º ciclo do ensino básico não são as mais favoráveis para iniciar a sua prática instrumental em trombone, tal como acontece com outros instrumentos. As crianças deste ciclo de ensino têm dificuldades em suportar o peso do instrumento, bem como manusear o mesmo, no entanto existem já algumas alternativas para minimizar as dificuldades associadas, nomeadamente o uso de trobone alto, a utilização de trombones de construção plástica, ou até a combinação das duas. No presente trabalho procuro compreender que trombone é mais utilizado durante o período de iniciação, se o trombone tenor, se o trombone alto, e verificar os possíveis impactos que o instrumento poderá ter no desenvolvimento musical do aluno. De forma a obter dados referentes à problemática, foi realizado um questionário dirigido aos docentes de trombone, uma entrevista a dois profissionais da área, bem como a observação de dois alunos de iniciação durante a Prática de Ensino Supervisionada. Na segunda parte do documento está incluído o relatório de Prática de Ensino Supervisionada decorrida durante o ano letivo de 2021/2022 na Academia de Artes de Chaves. Neste último é descrita e caraterizada a instituição de ensino e todo o trabalho pedagógico realizado, servindo como registo e reflexão de todo o percurso.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-07T00:00:00Z
2022-12-07
2023-11-23T10:31:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/39709
url http://hdl.handle.net/10773/39709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137749615247360