Iniciação ao trombone alto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Renato Martins
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6393
Resumo: O presente relatório de estágio incide sobre as unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e de Projeto de Ensino Artístico do Mestrado em Ensino de Música. Reflete, por um lado, as experiências vividas ao longo do estágio realizado durante o ano letivo 2017-2018. Pelo outro, é explicada de forma detalhada o trabalho de investigação levado a cabo. A Prática de Ensino Supervisionada, 1ª parte deste relatório, foi realizada na Escola Profissional de Artes da Covilhã ao longo do ano letivo 2017-2018, e contempla todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Desde a contextualização da escola, do meio envolvente, do projeto educativo, da caracterização do aluno de instrumento e dos alunos de música de conjunto, da síntese da prática pedagógica, dos planos de aula até à reflexão. Quanto ao projeto de investigação, 2ª parte deste relatório, tem como base a investigação desenvolvida relativamente à temática “iniciação ao trombone alto”, onde o principal objetivo foi a criação de um manual. Desta forma, procurou-se entender as necessidades dos estudantes, as diferenças existentes entre o trombone tenor e alto, bem como a melhor forma de solucionar estas adversidades. A metodologia utilizada na investigação baseou-se na recolha da informação existente na literatura. E de forma a completá-la foi realizado um questionário a professores de renome nacional e internacional do panorama musical. Posteriormente foi criado o “Manual de Iniciação ao Trombone Alto”, procedendo-se em seguida à sua validação através de docentes da área em questão.
id RCAP_9bf7eba7b9dacc8203f3d56ea3ca28c2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6393
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Iniciação ao trombone altoEnsinoIniciaçãoTrombone AltoManualTeachingInitiationAlto TromboneDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente relatório de estágio incide sobre as unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e de Projeto de Ensino Artístico do Mestrado em Ensino de Música. Reflete, por um lado, as experiências vividas ao longo do estágio realizado durante o ano letivo 2017-2018. Pelo outro, é explicada de forma detalhada o trabalho de investigação levado a cabo. A Prática de Ensino Supervisionada, 1ª parte deste relatório, foi realizada na Escola Profissional de Artes da Covilhã ao longo do ano letivo 2017-2018, e contempla todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Desde a contextualização da escola, do meio envolvente, do projeto educativo, da caracterização do aluno de instrumento e dos alunos de música de conjunto, da síntese da prática pedagógica, dos planos de aula até à reflexão. Quanto ao projeto de investigação, 2ª parte deste relatório, tem como base a investigação desenvolvida relativamente à temática “iniciação ao trombone alto”, onde o principal objetivo foi a criação de um manual. Desta forma, procurou-se entender as necessidades dos estudantes, as diferenças existentes entre o trombone tenor e alto, bem como a melhor forma de solucionar estas adversidades. A metodologia utilizada na investigação baseou-se na recolha da informação existente na literatura. E de forma a completá-la foi realizado um questionário a professores de renome nacional e internacional do panorama musical. Posteriormente foi criado o “Manual de Iniciação ao Trombone Alto”, procedendo-se em seguida à sua validação através de docentes da área em questão.Abstract : This internship report is focused on the curricular units of Supervised Teaching Practice and Artistic Teaching Project of the Master's Degree in Music Education. It reflects, on one hand, the experiences lived during the stage realized on the academic year of 2017-2018. On the other hand, the research project carried out is explained in detail. The Supervised Teaching Practice, first part of this report, was carried out at the Professional School of Arts of Covilhã throughout the academic year of 2017-2018 and contemplates all the work developed throughout the internship. From the contextualisation of the school, the environment, the educational project, the characterization of the student of instrument and the students of chamber music, the synthesis of pedagogical practice, the lesson plans, and finally a reflection. The research project, second part of this internship report, is based on the research developed on the topic "initiation to the alto trombone", where the main objective was a creation of a manual. In this way, it was attempted to understand the student’s needs, the differences between the tenor trombone and the alto, as well as the best way to solve these adversities. The methodology used in the research was based by collecting the existing information in the literature. And in order to complete it, a questionnaire was carried out directed to renown teachers of national and international musical panorama. Subsequently, the "Alto Trombone Initiation Manual" was created, followed by its validation through the teachers in the area of question.Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaVilela, Alexandre José de BritoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSerra, Renato Martins2019-02-12T12:14:42Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6393TID:202168719porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:22Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6393Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:03.365341Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Iniciação ao trombone alto
title Iniciação ao trombone alto
spellingShingle Iniciação ao trombone alto
Serra, Renato Martins
Ensino
Iniciação
Trombone Alto
Manual
Teaching
Initiation
Alto Trombone
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short Iniciação ao trombone alto
title_full Iniciação ao trombone alto
title_fullStr Iniciação ao trombone alto
title_full_unstemmed Iniciação ao trombone alto
title_sort Iniciação ao trombone alto
author Serra, Renato Martins
author_facet Serra, Renato Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
Vilela, Alexandre José de Brito
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra, Renato Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Iniciação
Trombone Alto
Manual
Teaching
Initiation
Alto Trombone
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Ensino
Iniciação
Trombone Alto
Manual
Teaching
Initiation
Alto Trombone
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O presente relatório de estágio incide sobre as unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e de Projeto de Ensino Artístico do Mestrado em Ensino de Música. Reflete, por um lado, as experiências vividas ao longo do estágio realizado durante o ano letivo 2017-2018. Pelo outro, é explicada de forma detalhada o trabalho de investigação levado a cabo. A Prática de Ensino Supervisionada, 1ª parte deste relatório, foi realizada na Escola Profissional de Artes da Covilhã ao longo do ano letivo 2017-2018, e contempla todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Desde a contextualização da escola, do meio envolvente, do projeto educativo, da caracterização do aluno de instrumento e dos alunos de música de conjunto, da síntese da prática pedagógica, dos planos de aula até à reflexão. Quanto ao projeto de investigação, 2ª parte deste relatório, tem como base a investigação desenvolvida relativamente à temática “iniciação ao trombone alto”, onde o principal objetivo foi a criação de um manual. Desta forma, procurou-se entender as necessidades dos estudantes, as diferenças existentes entre o trombone tenor e alto, bem como a melhor forma de solucionar estas adversidades. A metodologia utilizada na investigação baseou-se na recolha da informação existente na literatura. E de forma a completá-la foi realizado um questionário a professores de renome nacional e internacional do panorama musical. Posteriormente foi criado o “Manual de Iniciação ao Trombone Alto”, procedendo-se em seguida à sua validação através de docentes da área em questão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-12T12:14:42Z
2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6393
TID:202168719
url http://hdl.handle.net/10400.11/6393
identifier_str_mv TID:202168719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130832537911296