Trombone alto no ensino do trombone em Portugal: a perceção dos docentes e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Tiago Manuel Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24345
Resumo: O presente Relatório de Estágio Profissional insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/Escola Superior de Educação do Porto e da Unidade Curricular - Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Instrumento – Trombone, abordando as atividades desenvolvidas enquanto estagiário no Conservatório de Música do Porto no ano letivo 2021/2022. O primeiro capítulo é referente à contextualização do Conservatório de Música do Porto, no qual consiste no enquadramento histórico e caraterização escolar -, e.g., comunidade escolar, projetos, missão, plano pedagógico. No fim deste capítulo é realizada uma análise SWOT. O segundo capítulo confere toda a Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do estágio, que abrange aspetos como a caraterização da disciplina de trombone e os conteúdos inerentes à disciplina, assim como o registo de aulas supervisionadas e as respetivas planificações. O terceiro e último capítulo centra-se no Projeto de Investigação “Trombone Alto no Ensino do Trombone em Portugal: a Perceção dos Docentes e Alunos”. Foi elaborado um questionário para o efeito deste estudo e aplicado a uma amostra constituída por seis professores de trombone e vinte e dois alunos. Os resultados deste estudo indicaram uma consciencialização para a utilização do trombone alto no ensino do trombone, existindo um certo consenso entre as perceções dos alunos e dos docentes sobre a importância e benefícios deste método no ensino do trombone.
id RCAP_7f2a0fdd9f9e646345bab6ea37ffec4f
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24345
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trombone alto no ensino do trombone em Portugal: a perceção dos docentes e alunosTromboneEnsino do tromboneMétodos de ensinoPerceçãoIntroduçãoTrombone altoTeaching tromboneTeaching methodsPerceptionIntrodutionAlto tromboneO presente Relatório de Estágio Profissional insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/Escola Superior de Educação do Porto e da Unidade Curricular - Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Instrumento – Trombone, abordando as atividades desenvolvidas enquanto estagiário no Conservatório de Música do Porto no ano letivo 2021/2022. O primeiro capítulo é referente à contextualização do Conservatório de Música do Porto, no qual consiste no enquadramento histórico e caraterização escolar -, e.g., comunidade escolar, projetos, missão, plano pedagógico. No fim deste capítulo é realizada uma análise SWOT. O segundo capítulo confere toda a Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do estágio, que abrange aspetos como a caraterização da disciplina de trombone e os conteúdos inerentes à disciplina, assim como o registo de aulas supervisionadas e as respetivas planificações. O terceiro e último capítulo centra-se no Projeto de Investigação “Trombone Alto no Ensino do Trombone em Portugal: a Perceção dos Docentes e Alunos”. Foi elaborado um questionário para o efeito deste estudo e aplicado a uma amostra constituída por seis professores de trombone e vinte e dois alunos. Os resultados deste estudo indicaram uma consciencialização para a utilização do trombone alto no ensino do trombone, existindo um certo consenso entre as perceções dos alunos e dos docentes sobre a importância e benefícios deste método no ensino do trombone.This Professional Intership Report is part of the Master Degree in Music Education at Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/Escola Superior de Educação do Porto and the Curricular Unit – Prática de Ensino Supervisionada in Trombone, describing the activities carried out as a intern at Conservatório da Música do Porto during the academic year 2021/2022. The first chapter refers to the contextualization of the Conservatório de Música do Porto, which consists in the historical background and scholar’s characterization -, e.g., scholar’s community, projects, mission, pedagogical plan. At the end of this chapter an additional SWOT analysis is appreciated. The second chapter covers all of the Supervised Teaching Practice regarding to the internship, like the characterization of the trombone’s discipline and its contents, the registers of the observed classes, lectured classes and supervised classes as their planification’s. The third and last chapter consists on the Research Project “Alto “Trombone in Trombone Teaching in Portugal: Teachers and Students Perception”. A questionnaire was elaborated to collect relevant data for this study and was answered by six trombone’s teachers and twenty-two trombone’s students. The results of this study showed consciousness for the utilization of alto trombone as a teaching method, also, showed a certain consensus between teachers’s and students’s perceptions about the value and benefits of this teaching method for trombone.Silva, David Alexandre Madureira Rocha daOliveira, JoaquimRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNunes, Tiago Manuel Ferreira2023-12-21T12:30:38Z2023-11-222023-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24345TID:203436741porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-27T01:49:34Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24345Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:14.976254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trombone alto no ensino do trombone em Portugal: a perceção dos docentes e alunos
title Trombone alto no ensino do trombone em Portugal: a perceção dos docentes e alunos
spellingShingle Trombone alto no ensino do trombone em Portugal: a perceção dos docentes e alunos
Nunes, Tiago Manuel Ferreira
Trombone
Ensino do trombone
Métodos de ensino
Perceção
Introdução
Trombone alto
Teaching trombone
Teaching methods
Perception
Introdution
Alto trombone
title_short Trombone alto no ensino do trombone em Portugal: a perceção dos docentes e alunos
title_full Trombone alto no ensino do trombone em Portugal: a perceção dos docentes e alunos
title_fullStr Trombone alto no ensino do trombone em Portugal: a perceção dos docentes e alunos
title_full_unstemmed Trombone alto no ensino do trombone em Portugal: a perceção dos docentes e alunos
title_sort Trombone alto no ensino do trombone em Portugal: a perceção dos docentes e alunos
author Nunes, Tiago Manuel Ferreira
author_facet Nunes, Tiago Manuel Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, David Alexandre Madureira Rocha da
Oliveira, Joaquim
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Tiago Manuel Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Trombone
Ensino do trombone
Métodos de ensino
Perceção
Introdução
Trombone alto
Teaching trombone
Teaching methods
Perception
Introdution
Alto trombone
topic Trombone
Ensino do trombone
Métodos de ensino
Perceção
Introdução
Trombone alto
Teaching trombone
Teaching methods
Perception
Introdution
Alto trombone
description O presente Relatório de Estágio Profissional insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/Escola Superior de Educação do Porto e da Unidade Curricular - Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Instrumento – Trombone, abordando as atividades desenvolvidas enquanto estagiário no Conservatório de Música do Porto no ano letivo 2021/2022. O primeiro capítulo é referente à contextualização do Conservatório de Música do Porto, no qual consiste no enquadramento histórico e caraterização escolar -, e.g., comunidade escolar, projetos, missão, plano pedagógico. No fim deste capítulo é realizada uma análise SWOT. O segundo capítulo confere toda a Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do estágio, que abrange aspetos como a caraterização da disciplina de trombone e os conteúdos inerentes à disciplina, assim como o registo de aulas supervisionadas e as respetivas planificações. O terceiro e último capítulo centra-se no Projeto de Investigação “Trombone Alto no Ensino do Trombone em Portugal: a Perceção dos Docentes e Alunos”. Foi elaborado um questionário para o efeito deste estudo e aplicado a uma amostra constituída por seis professores de trombone e vinte e dois alunos. Os resultados deste estudo indicaram uma consciencialização para a utilização do trombone alto no ensino do trombone, existindo um certo consenso entre as perceções dos alunos e dos docentes sobre a importância e benefícios deste método no ensino do trombone.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21T12:30:38Z
2023-11-22
2023-11-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24345
TID:203436741
url http://hdl.handle.net/10400.22/24345
identifier_str_mv TID:203436741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136448136347648