A transversalidade da língua portuguesa: representações de alunos do 2º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/3806 |
Resumo: | A presença da língua portuguesa no Ensino Básico tem vindo a ser encarada cada vez com mais interesse, dado esta desempenhar um papel extremamente importante na formação dos alunos, especialmente se se tiver em conta a sua transversalidade. A operacionalização da transversalidade da língua portuguesa através do processo de ensino/aprendizagem envolve a área curricular disciplinar do mesmo nome e todas as outras áreas curriculares, disciplinares e não disciplinares. Neste contexto, reveste-se de particular interesse o desenvolvimento de competências em compreensão na leitura, devido à sua relevância na vida escolar e extra-escolar. Tendo em conta o facto de que as representações dos sujeitos neles envolvidos condicionam o êxito dos processos, pareceu-nos importante determinar as representações de alunos sobre a operacionalização da transversalidade da língua portuguesa associada ao desenvolvimento de competências em compreensão na leitura no âmbito do processo de ensino/aprendizagem. Recorrendo a um questionário aplicado a alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, procedemos à identificação e caracterização das suas representações sobre esta problemática. A partir das conclusões do nosso estudo, apresentamos algumas sugestões pedagógico-didácticas que ambicionam promover a transversalidade da língua portuguesa e a sua operacionalização associada ao desenvolvimento de competências em compreensão na leitura. |
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A transversalidade da língua portuguesa: representações de alunos do 2º ciclo do ensino básicoEnsino da língua maternaLíngua portuguesaEnsino da leitura - Ensino básico 2º cicloCompreensão da leituraA presença da língua portuguesa no Ensino Básico tem vindo a ser encarada cada vez com mais interesse, dado esta desempenhar um papel extremamente importante na formação dos alunos, especialmente se se tiver em conta a sua transversalidade. A operacionalização da transversalidade da língua portuguesa através do processo de ensino/aprendizagem envolve a área curricular disciplinar do mesmo nome e todas as outras áreas curriculares, disciplinares e não disciplinares. Neste contexto, reveste-se de particular interesse o desenvolvimento de competências em compreensão na leitura, devido à sua relevância na vida escolar e extra-escolar. Tendo em conta o facto de que as representações dos sujeitos neles envolvidos condicionam o êxito dos processos, pareceu-nos importante determinar as representações de alunos sobre a operacionalização da transversalidade da língua portuguesa associada ao desenvolvimento de competências em compreensão na leitura no âmbito do processo de ensino/aprendizagem. Recorrendo a um questionário aplicado a alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, procedemos à identificação e caracterização das suas representações sobre esta problemática. A partir das conclusões do nosso estudo, apresentamos algumas sugestões pedagógico-didácticas que ambicionam promover a transversalidade da língua portuguesa e a sua operacionalização associada ao desenvolvimento de competências em compreensão na leitura.The teaching of Portuguese as a mother tongue in compulsory education conveys enormous attention, because of the important role it holds in the development of citizenship. Obviously, this process involves both the Portuguese class and all the other subjects in the curriculum of basic education in Portugal. Developing competences in reading comprehension is a key-feature in this context, because of their importance for success at school and life in a modern society. As the conceptions of the subjects involved in these processes seem to determine their success, we decided to identify the conceptions of pupils about the transversal nature of Portuguese and its implementation at school in relation with the development of competences in reading comprehension. In our study, we used a questionnaire applied to all the 6th grade pupils in a Portuguese school. Our conclusions allowed us to formulate some recommendations concerning the teaching of Portuguese as a mother tongue in a transversal perspective leading to the development of reading comprehension competences.L’enseignement du Portugais Langue Maternelle devient de plus en plus important au sein de la scolarité obligatoire au Portugal, vu le rôle joué par la maîtrise de la langue maternelle dans la formation du citoyen. Il va de soi que ce processus concerne la classe de Portugais, mais qu’il trouve aussi sa place dans les classes de toutes les autres matières scolaires. Dans ce cadre, le développement de compétences en compréhension écrite mérite sans doute une place spéciale, dû à leur importance pour le succès scolaire et la vie dans une société moderne. Tenant compte du fait que le succès d’un processus depend, en partie, des représentations des sujets impliqués, on a entrepris d’identifier les représentations d’élèves sur la transversalité de la langue portugaise et sa promotion liée au développement de compétences en compréhension écrite. Dans ce but, on a eu recours à un questionnaire passé à tous les élèves de septième d’une école portugaise. Nos conclusions nous ont permis de formuler quelques recommandations visant une approche transversale de l’enseignement du Portugais Langue Maternelle et le développement de compétences en compréhension écrite.Universidade de Aveiro2011-07-19T16:20:30Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3806porPereira, Susana Isabel dos Santos Viegasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:03:44Zoai:ria.ua.pt:10773/3806Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:55.040658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presença da língua portuguesa no Ensino Básico tem vindo a ser encarada cada vez com mais interesse, dado esta desempenhar um papel extremamente importante na formação dos alunos, especialmente se se tiver em conta a sua transversalidade. A operacionalização da transversalidade da língua portuguesa através do processo de ensino/aprendizagem envolve a área curricular disciplinar do mesmo nome e todas as outras áreas curriculares, disciplinares e não disciplinares. Neste contexto, reveste-se de particular interesse o desenvolvimento de competências em compreensão na leitura, devido à sua relevância na vida escolar e extra-escolar. Tendo em conta o facto de que as representações dos sujeitos neles envolvidos condicionam o êxito dos processos, pareceu-nos importante determinar as representações de alunos sobre a operacionalização da transversalidade da língua portuguesa associada ao desenvolvimento de competências em compreensão na leitura no âmbito do processo de ensino/aprendizagem. Recorrendo a um questionário aplicado a alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, procedemos à identificação e caracterização das suas representações sobre esta problemática. A partir das conclusões do nosso estudo, apresentamos algumas sugestões pedagógico-didácticas que ambicionam promover a transversalidade da língua portuguesa e a sua operacionalização associada ao desenvolvimento de competências em compreensão na leitura. |
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