Transversalidade da língua portuguesa : representações de responsáveis educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Maria Isméria de Oliveira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1378
Resumo: No contexto actual do sistema educativo português, os responsáveis educativos assumem um papel de destaque na estrutura e na orgânica funcional das escolas e, consequentemente, as suas concepções e as acções delas decorrentes irão influenciar os seus colegas, nomeadamente no que diz respeito ao exercício da docência. Paralelamente, dá-se especial ênfase à transversalidade da língua portuguesa, que deverá ser promovida pelo processo de ensino/aprendizagem. Neste contexto, assume particular relevo o desenvolvimento de competências em compreensão na leitura, essenciais ao sucesso escolar e a uma boa integração sócio-profissional. Por conseguinte, decidimos empreender um estudo centrado na identificação e caracterização de representações de responsáveis educativos ligados ao 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o conceito de supervisão e a sua operacionalização no exercício das suas funções, assim como sobre a transversalidade da língua portuguesa associada ao desenvolvimento de competências em compreensão na leitura. A recolha de dados teve lugar durante o ano lectivo de 2007/08 em diversos agrupamentos de escolas do distrito de Aveiro. Foram inquiridos 13 responsáveis educativos através da técnica de inquérito por questionário. Recorremos igualmente a entrevistas semi-estruturadas. Com o objectivo de tratar e analisar os dados, recorreu-se à análise de conteúdo. Concluímos que os inquiridos estavam conscientes da importância da promoção da transversalidade da língua portuguesa associada ao desenvolvimento de competências em compreensão na leitura, embora sentissem dificuldade em a operacionalizar. Constatámos igualmente que, de um modo geral, reconheciam a importância da vertente supervisiva das funções por eles exercidas. ABSTRACT: The Modern Portuguese educational system emphasizes the role played by educational stakeholders considering the influence they can have on other teachers through their conceptions and actions that result from them. Furthermore, official texts favour a transversal approach of teaching Portuguese as a Mother Tongue, with special reference to the development of competences in reading comprehension, since they are essential for success both at school and in society. Thus, our study aims to identify and characterize conceptions of Portuguese educational stakeholders in primary schools concerning the aforementioned topics. Data were gathered by means of a questionnaire and some of the subjects involved in our study were also interviewed. The answers were submitted to content analysis. We concluded that our subjects were aware of the supervision role they could play towards other teachers and of the importance of a transversal approach to the teaching of Portuguese as a Mother Tongue, especially related to the development of reading comprehension competences. Nevertheless, they saw these as difficult tasks. Our study closes with some recommendations aiming at strengthening this supervision dimension associated to the role played by educational stakeholders and at promoting a transversal approach to the teaching of Portuguese as a Mother Tongue, especially related to the development of reading comprehension competences. Limitations of our study as well as ideas for further research in the field are put forward.
id RCAP_d7e8e49b48ad655c3d2c21669e79ef1d
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1378
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transversalidade da língua portuguesa : representações de responsáveis educativosSupervisãoEnsino básico 1º cicloLíngua portuguesaTransversalidadeEnsino da leituraNo contexto actual do sistema educativo português, os responsáveis educativos assumem um papel de destaque na estrutura e na orgânica funcional das escolas e, consequentemente, as suas concepções e as acções delas decorrentes irão influenciar os seus colegas, nomeadamente no que diz respeito ao exercício da docência. Paralelamente, dá-se especial ênfase à transversalidade da língua portuguesa, que deverá ser promovida pelo processo de ensino/aprendizagem. Neste contexto, assume particular relevo o desenvolvimento de competências em compreensão na leitura, essenciais ao sucesso escolar e a uma boa integração sócio-profissional. Por conseguinte, decidimos empreender um estudo centrado na identificação e caracterização de representações de responsáveis educativos ligados ao 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o conceito de supervisão e a sua operacionalização no exercício das suas funções, assim como sobre a transversalidade da língua portuguesa associada ao desenvolvimento de competências em compreensão na leitura. A recolha de dados teve lugar durante o ano lectivo de 2007/08 em diversos agrupamentos de escolas do distrito de Aveiro. Foram inquiridos 13 responsáveis educativos através da técnica de inquérito por questionário. Recorremos igualmente a entrevistas semi-estruturadas. Com o objectivo de tratar e analisar os dados, recorreu-se à análise de conteúdo. Concluímos que os inquiridos estavam conscientes da importância da promoção da transversalidade da língua portuguesa associada ao desenvolvimento de competências em compreensão na leitura, embora sentissem dificuldade em a operacionalizar. Constatámos igualmente que, de um modo geral, reconheciam a importância da vertente supervisiva das funções por eles exercidas. ABSTRACT: The Modern Portuguese educational system emphasizes the role played by educational stakeholders considering the influence they can have on other teachers through their conceptions and actions that result from them. Furthermore, official texts favour a transversal approach of teaching Portuguese as a Mother Tongue, with special reference to the development of competences in reading comprehension, since they are essential for success both at school and in society. Thus, our study aims to identify and characterize conceptions of Portuguese educational stakeholders in primary schools concerning the aforementioned topics. Data were gathered by means of a questionnaire and some of the subjects involved in our study were also interviewed. The answers were submitted to content analysis. We concluded that our subjects were aware of the supervision role they could play towards other teachers and of the importance of a transversal approach to the teaching of Portuguese as a Mother Tongue, especially related to the development of reading comprehension competences. Nevertheless, they saw these as difficult tasks. Our study closes with some recommendations aiming at strengthening this supervision dimension associated to the role played by educational stakeholders and at promoting a transversal approach to the teaching of Portuguese as a Mother Tongue, especially related to the development of reading comprehension competences. Limitations of our study as well as ideas for further research in the field are put forward.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:39:20Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1378porBarbosa, Maria Isméria de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:10Zoai:ria.ua.pt:10773/1378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:04.053860Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transversalidade da língua portuguesa : representações de responsáveis educativos
title Transversalidade da língua portuguesa : representações de responsáveis educativos
spellingShingle Transversalidade da língua portuguesa : representações de responsáveis educativos
Barbosa, Maria Isméria de Oliveira
Supervisão
Ensino básico 1º ciclo
Língua portuguesa
Transversalidade
Ensino da leitura
title_short Transversalidade da língua portuguesa : representações de responsáveis educativos
title_full Transversalidade da língua portuguesa : representações de responsáveis educativos
title_fullStr Transversalidade da língua portuguesa : representações de responsáveis educativos
title_full_unstemmed Transversalidade da língua portuguesa : representações de responsáveis educativos
title_sort Transversalidade da língua portuguesa : representações de responsáveis educativos
author Barbosa, Maria Isméria de Oliveira
author_facet Barbosa, Maria Isméria de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Maria Isméria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão
Ensino básico 1º ciclo
Língua portuguesa
Transversalidade
Ensino da leitura
topic Supervisão
Ensino básico 1º ciclo
Língua portuguesa
Transversalidade
Ensino da leitura
description No contexto actual do sistema educativo português, os responsáveis educativos assumem um papel de destaque na estrutura e na orgânica funcional das escolas e, consequentemente, as suas concepções e as acções delas decorrentes irão influenciar os seus colegas, nomeadamente no que diz respeito ao exercício da docência. Paralelamente, dá-se especial ênfase à transversalidade da língua portuguesa, que deverá ser promovida pelo processo de ensino/aprendizagem. Neste contexto, assume particular relevo o desenvolvimento de competências em compreensão na leitura, essenciais ao sucesso escolar e a uma boa integração sócio-profissional. Por conseguinte, decidimos empreender um estudo centrado na identificação e caracterização de representações de responsáveis educativos ligados ao 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o conceito de supervisão e a sua operacionalização no exercício das suas funções, assim como sobre a transversalidade da língua portuguesa associada ao desenvolvimento de competências em compreensão na leitura. A recolha de dados teve lugar durante o ano lectivo de 2007/08 em diversos agrupamentos de escolas do distrito de Aveiro. Foram inquiridos 13 responsáveis educativos através da técnica de inquérito por questionário. Recorremos igualmente a entrevistas semi-estruturadas. Com o objectivo de tratar e analisar os dados, recorreu-se à análise de conteúdo. Concluímos que os inquiridos estavam conscientes da importância da promoção da transversalidade da língua portuguesa associada ao desenvolvimento de competências em compreensão na leitura, embora sentissem dificuldade em a operacionalizar. Constatámos igualmente que, de um modo geral, reconheciam a importância da vertente supervisiva das funções por eles exercidas. ABSTRACT: The Modern Portuguese educational system emphasizes the role played by educational stakeholders considering the influence they can have on other teachers through their conceptions and actions that result from them. Furthermore, official texts favour a transversal approach of teaching Portuguese as a Mother Tongue, with special reference to the development of competences in reading comprehension, since they are essential for success both at school and in society. Thus, our study aims to identify and characterize conceptions of Portuguese educational stakeholders in primary schools concerning the aforementioned topics. Data were gathered by means of a questionnaire and some of the subjects involved in our study were also interviewed. The answers were submitted to content analysis. We concluded that our subjects were aware of the supervision role they could play towards other teachers and of the importance of a transversal approach to the teaching of Portuguese as a Mother Tongue, especially related to the development of reading comprehension competences. Nevertheless, they saw these as difficult tasks. Our study closes with some recommendations aiming at strengthening this supervision dimension associated to the role played by educational stakeholders and at promoting a transversal approach to the teaching of Portuguese as a Mother Tongue, especially related to the development of reading comprehension competences. Limitations of our study as well as ideas for further research in the field are put forward.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T13:39:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1378
url http://hdl.handle.net/10773/1378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137450120970240