Representações de professores sobre a transversalidade do português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sónia Marisa Osório
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4779
Resumo: Na conjuntura actual da Educação, sentimos uma grande preocupação com as questões relacionadas com a transversalidade da língua portuguesa associada à compreensão na leitura. Os estudos elaborados, quer a nível nacional quer a nível internacional, demonstram que os nossos alunos têm algumas falhas ao nível da compreensão na leitura. É por isso imprescindível criar as condições necessárias para que os alunos usufruam do prazer de ler, e que estejam dotados das competências necessárias para compreenderem aquilo que lêem. É necessário também, proceder a alterações na formação de professores, incentivando o trabalho transversal da língua portuguesa associado à compreensão na leitura. Se o aluno tem que dominar a língua escrita e falada, é fundamental que as competências associadas a este processo sejam trabalhadas de forma transversal. Desta forma, decidimos elaborar um estudo que recolhesse as representações de futuros professores e professores em exercício do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a transversalidade da língua portuguesa associado à compreensão na leitura. Decidimos enveredar por uma metodologia do tipo qualitativo: o estudo de caso, para podermos responder às nossas questões de investigação, e para atingirmos os nossos objectivos. Construímos dois questionários, um dedicado aos futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, e outro dedicado aos professores em exercício do 1º Ciclo do Ensino Básico. A partir da análise dos dados recolhidos através dos questionários supra, podemos concluir que os inquiridos estavam conscientes da importância do trabalho transversal da língua portuguesa associado à compreensão na leitura. Apurámos ainda, que estes consideraram que o desenvolvimento de competências ligadas à compreensão na leitura permite o alcance do sucesso escolar em todas as áreas curriculares (disciplinares e não disciplinares). Os futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, deram muita importância às áreas curriculares não disciplinares (Estudo Acompanhado, Área de Projecto e Formação Cívica), alegando que estas são fundamentais no desenvolvimento da autonomia do aluno, e na auxílio para a aprendizagem de métodos de estudo. Consideramos que algumas das lacunas verificadas no trabalho em torno da transversalidade da língua portuguesa associado à compreensão na leitura, podem ser colmatadas com uma postura investigadora por parte de docentes e futuros docentes, no sentido de enriquecerem a sua formação e práticas lectivas.
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Se o aluno tem que dominar a língua escrita e falada, é fundamental que as competências associadas a este processo sejam trabalhadas de forma transversal. Desta forma, decidimos elaborar um estudo que recolhesse as representações de futuros professores e professores em exercício do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a transversalidade da língua portuguesa associado à compreensão na leitura. Decidimos enveredar por uma metodologia do tipo qualitativo: o estudo de caso, para podermos responder às nossas questões de investigação, e para atingirmos os nossos objectivos. Construímos dois questionários, um dedicado aos futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, e outro dedicado aos professores em exercício do 1º Ciclo do Ensino Básico. A partir da análise dos dados recolhidos através dos questionários supra, podemos concluir que os inquiridos estavam conscientes da importância do trabalho transversal da língua portuguesa associado à compreensão na leitura. Apurámos ainda, que estes consideraram que o desenvolvimento de competências ligadas à compreensão na leitura permite o alcance do sucesso escolar em todas as áreas curriculares (disciplinares e não disciplinares). Os futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, deram muita importância às áreas curriculares não disciplinares (Estudo Acompanhado, Área de Projecto e Formação Cívica), alegando que estas são fundamentais no desenvolvimento da autonomia do aluno, e na auxílio para a aprendizagem de métodos de estudo. Consideramos que algumas das lacunas verificadas no trabalho em torno da transversalidade da língua portuguesa associado à compreensão na leitura, podem ser colmatadas com uma postura investigadora por parte de docentes e futuros docentes, no sentido de enriquecerem a sua formação e práticas lectivas.In the current education conjecture, there is a great concern, centred on the promotion of the transversality of the Portuguese language, namely associated to the reading comprehension field. Studies conducted, nationwide as well as worldwide, with the goal of determining the literacy level of the national population, show that our elementary school students have some severe gaps when it comes to reading comprehension. It is, therefore, essential to create the necessary conditions for students to enjoy the pleasure of reading and, at the same time, acquire and develop the necessary skills so that they can understand what they read. It is also necessary to adjust the teachers' training (initially as well as continuously), so as to prepare them for the practice of the transversality of the Portuguese language as far as reading comprehension is concerned. These reasons lead us to conduct a study which would allow us to gather and compare the behaviours of both the future and the presently practicing elementary school teachers relative to the nature of the Portuguese language's transversality associated to the reading comprehension and to its practice. With the purpose of gathering the necessary data, we put together two questionnaires, one for future elementary school teachers and one for elementary school teachers in practice at the moment. From the analysis of the gathered data, we were able to conclude that the inquired teachers were aware of the importance of the transversality of the portuguese language associated to the reading comprehension. We further concluded that they considered that the development of skills related to reading comprehension allows the accomplishment of school success in all curricular areas (disciplinary and not) and contributes to the development of more critical and active citizens. We noted that the greatest difficulties that the inquired people faced – future as well as currently practicing elementary school teachers – were related to the concept of how to perform/ put into practice the transversality of the Portuguese language associated with the development of reading comprehension skills. We consider that some of these gaps may be overcome through the adoption of a critical and investigative posture by the future and the presently practicing elementary school teachers,that will allow them to take a greater advantage/ profit of their training and to enrich their current and future pedagogic practice.Universidade de Aveiro2011-12-27T15:21:08Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4779porSantos, Sónia Marisa Osórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:48Zoai:ria.ua.pt:10773/4779Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:39.200464Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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