Richard Long : arte como experiência e acontecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bartolomeu, Gil Crisóstomo, 1994-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33664
Resumo: No campo artístico da escultura, a tradução da intenção do projeto, em algo material e concreto, cria um confronto entre o que apenas pode ser imaginado e o que é visível. Embora seja difícil alterar o aspeto transcendental e espiritual da ideia, é possível abordar a tentativa da sua materialização em obra de arte de um outro ponto de vista. O artista inglês Richard Long utiliza a caminhada como meio de realizar a ideia, deixando a sua “camada” por onde passa, passo a passo. É através da ação de caminhar que é criada uma experiência artística que assume o papel de obra de arte. Como resultado da experiência vivida pelo artista, surgem, no auge da caminhada, acontecimentos em pontos não determinados que dão origem às “marcas” da sua passagem. “Marcas” como esculturas, textos, fotografias ou mapas, que são diferentes meios que partilham o mesmo objetivo, a saber, o de traduzir uma experiência de uma maneira intuitivamente apropriada. Nesta dissertação é analisado o trabalho de Richard Long, e o que poderá constituir esta “experiência”, ao assumir o papel de obra de arte face ao objeto físico
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