O lúdico no processo de ensino/aprendizagem dos números e operações no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico: a utilização do jogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/768 |
Resumo: | Com este trabalho de investigação pretende-se perceber o contributo da implementação de estratégias lúdicas, mais especificamente o jogo, na aprendizagem da Matemática, no domínio dos Números e Operações, em alunos do 1º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para este trabalho foram selecionados e construídos três jogos, que se colocaram em prática com o objetivo de averiguar-se a sua importância no processo de Ensino/Aprendizagem da Matemática. A análise foi feita através da utilização de questionários aplicados aos alunos e também de grelhas de observação das atividades para examinar a consecução da aquisição de conhecimentos. Os professores reconhecem a importância desta tipologia de atividades, corroborada pelo interesse e participação dos estudantes. Em síntese, esta investigação mostrou que as estratégias lúdicas constituem um bom recurso pedagógico de aplicação para promover uma melhor aquisição de conhecimentos ao nível do ensino da Matemática. |
id |
RCAP_eaccc02eda8a9cb942144eebc5d23a87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/768 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O lúdico no processo de ensino/aprendizagem dos números e operações no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico: a utilização do jogo1º Ciclo do ensino básico1º anoMatemáticaNúmeros e operaçõesEnsino/aprendizagemEstratégias lúdicosCom este trabalho de investigação pretende-se perceber o contributo da implementação de estratégias lúdicas, mais especificamente o jogo, na aprendizagem da Matemática, no domínio dos Números e Operações, em alunos do 1º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para este trabalho foram selecionados e construídos três jogos, que se colocaram em prática com o objetivo de averiguar-se a sua importância no processo de Ensino/Aprendizagem da Matemática. A análise foi feita através da utilização de questionários aplicados aos alunos e também de grelhas de observação das atividades para examinar a consecução da aquisição de conhecimentos. Os professores reconhecem a importância desta tipologia de atividades, corroborada pelo interesse e participação dos estudantes. Em síntese, esta investigação mostrou que as estratégias lúdicas constituem um bom recurso pedagógico de aplicação para promover uma melhor aquisição de conhecimentos ao nível do ensino da Matemática.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2015-01-28T13:23:56Z2015-01-16T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/768porRodrigues, Núria Filipa da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:43Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:30.098990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lúdico no processo de ensino/aprendizagem dos números e operações no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico: a utilização do jogo |
title |
O lúdico no processo de ensino/aprendizagem dos números e operações no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico: a utilização do jogo |
spellingShingle |
O lúdico no processo de ensino/aprendizagem dos números e operações no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico: a utilização do jogo Rodrigues, Núria Filipa da Silva 1º Ciclo do ensino básico 1º ano Matemática Números e operações Ensino/aprendizagem Estratégias lúdicos |
title_short |
O lúdico no processo de ensino/aprendizagem dos números e operações no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico: a utilização do jogo |
title_full |
O lúdico no processo de ensino/aprendizagem dos números e operações no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico: a utilização do jogo |
title_fullStr |
O lúdico no processo de ensino/aprendizagem dos números e operações no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico: a utilização do jogo |
title_full_unstemmed |
O lúdico no processo de ensino/aprendizagem dos números e operações no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico: a utilização do jogo |
title_sort |
O lúdico no processo de ensino/aprendizagem dos números e operações no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico: a utilização do jogo |
author |
Rodrigues, Núria Filipa da Silva |
author_facet |
Rodrigues, Núria Filipa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Núria Filipa da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1º Ciclo do ensino básico 1º ano Matemática Números e operações Ensino/aprendizagem Estratégias lúdicos |
topic |
1º Ciclo do ensino básico 1º ano Matemática Números e operações Ensino/aprendizagem Estratégias lúdicos |
description |
Com este trabalho de investigação pretende-se perceber o contributo da implementação de estratégias lúdicas, mais especificamente o jogo, na aprendizagem da Matemática, no domínio dos Números e Operações, em alunos do 1º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para este trabalho foram selecionados e construídos três jogos, que se colocaram em prática com o objetivo de averiguar-se a sua importância no processo de Ensino/Aprendizagem da Matemática. A análise foi feita através da utilização de questionários aplicados aos alunos e também de grelhas de observação das atividades para examinar a consecução da aquisição de conhecimentos. Os professores reconhecem a importância desta tipologia de atividades, corroborada pelo interesse e participação dos estudantes. Em síntese, esta investigação mostrou que as estratégias lúdicas constituem um bom recurso pedagógico de aplicação para promover uma melhor aquisição de conhecimentos ao nível do ensino da Matemática. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-01-28T13:23:56Z 2015-01-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/768 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129858068971520 |