O lúdico no processo de ensino/aprendizagem dos números e operações no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico: a utilização do jogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Núria Filipa da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/768
Resumo: Com este trabalho de investigação pretende-se perceber o contributo da implementação de estratégias lúdicas, mais especificamente o jogo, na aprendizagem da Matemática, no domínio dos Números e Operações, em alunos do 1º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para este trabalho foram selecionados e construídos três jogos, que se colocaram em prática com o objetivo de averiguar-se a sua importância no processo de Ensino/Aprendizagem da Matemática. A análise foi feita através da utilização de questionários aplicados aos alunos e também de grelhas de observação das atividades para examinar a consecução da aquisição de conhecimentos. Os professores reconhecem a importância desta tipologia de atividades, corroborada pelo interesse e participação dos estudantes. Em síntese, esta investigação mostrou que as estratégias lúdicas constituem um bom recurso pedagógico de aplicação para promover uma melhor aquisição de conhecimentos ao nível do ensino da Matemática.
id RCAP_eaccc02eda8a9cb942144eebc5d23a87
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/768
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O lúdico no processo de ensino/aprendizagem dos números e operações no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico: a utilização do jogo1º Ciclo do ensino básico1º anoMatemáticaNúmeros e operaçõesEnsino/aprendizagemEstratégias lúdicosCom este trabalho de investigação pretende-se perceber o contributo da implementação de estratégias lúdicas, mais especificamente o jogo, na aprendizagem da Matemática, no domínio dos Números e Operações, em alunos do 1º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para este trabalho foram selecionados e construídos três jogos, que se colocaram em prática com o objetivo de averiguar-se a sua importância no processo de Ensino/Aprendizagem da Matemática. A análise foi feita através da utilização de questionários aplicados aos alunos e também de grelhas de observação das atividades para examinar a consecução da aquisição de conhecimentos. Os professores reconhecem a importância desta tipologia de atividades, corroborada pelo interesse e participação dos estudantes. Em síntese, esta investigação mostrou que as estratégias lúdicas constituem um bom recurso pedagógico de aplicação para promover uma melhor aquisição de conhecimentos ao nível do ensino da Matemática.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2015-01-28T13:23:56Z2015-01-16T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/768porRodrigues, Núria Filipa da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:43Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:30.098990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico no processo de ensino/aprendizagem dos números e operações no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico: a utilização do jogo
title O lúdico no processo de ensino/aprendizagem dos números e operações no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico: a utilização do jogo
spellingShingle O lúdico no processo de ensino/aprendizagem dos números e operações no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico: a utilização do jogo
Rodrigues, Núria Filipa da Silva
1º Ciclo do ensino básico
1º ano
Matemática
Números e operações
Ensino/aprendizagem
Estratégias lúdicos
title_short O lúdico no processo de ensino/aprendizagem dos números e operações no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico: a utilização do jogo
title_full O lúdico no processo de ensino/aprendizagem dos números e operações no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico: a utilização do jogo
title_fullStr O lúdico no processo de ensino/aprendizagem dos números e operações no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico: a utilização do jogo
title_full_unstemmed O lúdico no processo de ensino/aprendizagem dos números e operações no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico: a utilização do jogo
title_sort O lúdico no processo de ensino/aprendizagem dos números e operações no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico: a utilização do jogo
author Rodrigues, Núria Filipa da Silva
author_facet Rodrigues, Núria Filipa da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Núria Filipa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv 1º Ciclo do ensino básico
1º ano
Matemática
Números e operações
Ensino/aprendizagem
Estratégias lúdicos
topic 1º Ciclo do ensino básico
1º ano
Matemática
Números e operações
Ensino/aprendizagem
Estratégias lúdicos
description Com este trabalho de investigação pretende-se perceber o contributo da implementação de estratégias lúdicas, mais especificamente o jogo, na aprendizagem da Matemática, no domínio dos Números e Operações, em alunos do 1º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para este trabalho foram selecionados e construídos três jogos, que se colocaram em prática com o objetivo de averiguar-se a sua importância no processo de Ensino/Aprendizagem da Matemática. A análise foi feita através da utilização de questionários aplicados aos alunos e também de grelhas de observação das atividades para examinar a consecução da aquisição de conhecimentos. Os professores reconhecem a importância desta tipologia de atividades, corroborada pelo interesse e participação dos estudantes. Em síntese, esta investigação mostrou que as estratégias lúdicas constituem um bom recurso pedagógico de aplicação para promover uma melhor aquisição de conhecimentos ao nível do ensino da Matemática.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-01-28T13:23:56Z
2015-01-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/768
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129858068971520