Rotas de recolha de produtos num armazém e rotas de distribuição de produtos numa zona de clientes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/49572 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2021 |
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Rotas de recolha de produtos num armazém e rotas de distribuição de produtos numa zona de clientesorienteeging problemorder picking probleminserção de menor custo2-optimal1-optimalRelatórios de estágio de mestrado - 2021Departamento de Estatística e Investigação OperacionalRelatório de estágio de mestrado, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2021O presente relatório diz respeito ao estágio realizado na Norparts, uma das empresas da Create Business que atua no mercado de distribuição de peças de automóveis, tendo as oficinas independentes como clientes alvo. Atualmente a Norparts tem armazéns em Frielas, Porto, Braga e Madrid. As peças são adquiridas a vários fornecedores, são armazenadas nos armazéns, seguem por sua vez para os mecânicos e lojas de venda e por fim chegam aos consumidores finais. Quando chegam aos armazéns, as peças têm que ser arrumadas nas prateleiras correspondentes para o efeito e quando chegam as ordens de encomenda, têm que ser recolhidas no armazém e posteriormente distribuídas pelos clientes. Com base no mapeamento que já estava feito para um dos armazéns, fez-se o mapeamento dos outros armazéns. Neste estágio apresentam-se e implementam-se heurísticas para o problema de determinação de rotas dentro de um armazém (order picking problem) e para o problema de determinação de rotas para uma zona de clientes, em que o objetivo é maximizar uma função profit garantindo que não se excede um tempo máximo da rota (orienteering problem). Considera-se neste problema a existência de janelas temporais Para a obtenção das rotas de picking dentro do armazém utiliza-se a heurística de inserção de menor custo com vista a obter uma primeira solução admissível e posteriormente as heurísticas 2-optimas e 1-optimal para o melhoramento da solução obtida anteriormente. Os resultados obtidos usando estas heurísticas foram comparados com os resultados obtidos antes da utilização das heurísticas nos armazéns em que já existiam rotas dentro do armazém. No caso do problema de determinação de rotas numa zona de clientes utiliza-se também uma heurística construtiva baseada no princípio de inserção de menor custo. Descreve-se também a obtenção dos dados para a zona de clientes em estudo e os resultados obtidos pela heurística.This report concerns the internship carried out at Norparts, one of the companies from Create Business that operates in the car parts distribution market with independent workshops as target customers. Norparts currently has warehouses in Frielas, Porto, Braga and Madrid. The parts are purchased from various suppliers, they are stored in warehouses, are distributed to mechanics and stores, and finally reach final consumers. When they arrive at the warehouses, the pieces have to be stored on the corresponding shelves and when the order list arrives, they must be collected at the warehouse and later distributed to customers. Based on the mapping that was already done for one of the warehouses, the other warehouses were mapped. At this internship, heuristics are presented and implemented for the problem of determining routes inside a warehouse (order picking problem) and for the problem of determining routes for a customers’ zone, where the objective is to maximize a profit function ensuring that a maximum route time is not exceeded (orienteering problem). In this problem, the existence of time windows is considered. To obtain the picking routes inside the warehouse, the cheapest insertion heuristic is used to obtain a first feasible solution and then the 2-optimal and 1-optimal heuristics to improve the solution obtained previously. The results obtained using these heuristics were compared with the results obtained before using the heuristics in the warehouses where there already existed routes defined. In the case of the problem of determining routes in a customers’ area, a constructive heuristic based on the principle of the cheapest insertion is also used. It is also described how to obtain the data for the customers’ area under study and the results obtained by the heuristic.Fonseca, Maria da Conceição, 1956-Martins, Carlos José LúcioRepositório da Universidade de LisboaAraújo, João Miguel dos Santos2021-09-21T17:18:38Z202120202021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/49572TID:202605752porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:53:28Zoai:repositorio.ul.pt:10451/49572Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:01:12.280877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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