Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Helena Carina Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/75848
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
id RCAP_3717ef9aa196fb6a7169f86738c8aff6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75848
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leituraEffect of emerging literacy skills on early reading learningConceitos acerca do impressoConhecimentos acerca da escritaReconhecimento de letrasConsciência fonológicaDescodificaçãoConcepts about the impressKnowledge about writingKnowledge about lettersPhonological awarenessDecodingCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado em Psicologia AplicadaVários estudos têm verificado que os conceitos acerca do impresso, os conhecimentos acerca da escrita, o reconhecimento de letras e a consciência fonológica são preditores da aprendizagem inicial da leitura. Contudo, são mais reduzidos aqueles que visam determinar em que medida os mesmos permitem identificar com precisão os alunos em risco na aprendizagem inicial da leitura. Esta questão constitui o principal objetivo deste estudo. Participaram no estudo 60 alunos do 1º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos. No início do 1º ano responderam a quatro provas que avaliavam os conceitos acerca do impresso, os conhecimentos acerca da escrita, o reconhecimento de letras e a consciência fonológica. No final do ano responderam a uma prova de leitura de palavras. O resultado da análise de regressão logística mostra que as variáveis em estudo não predizem o risco de leitura no final do 1º ano de escolaridade. As análises das curvas ROC apresentaram uma precisão razoável na identificação de alunos em risco na consciência fonológica. Os resultados obtidos são discutidos e são apresentadas limitações do estudo e orientações para investigações futuras.Several studies have verified that the basic concepts of print, knowledge about writing, letter recognition and phonological awareness are predictors of initial reading learning. However, they are smaller in order to determine the extent to which they allow to accurately identify students at risk in early reading learning. This question is the main objective of this study. Sixty students from the 1st year of schooling, aged between 6 and 8 years old, participated in the study. At the beginning of the 1st year, they responded to four tests that assessed the correct concepts of the print, knowledge about writing, letter recognition and phonological awareness. At the end of the year, they answered a word reading test. The result of the logistic regression analysis shows that the variables under study do not predict the risk of reading at the end of the 1st year of schooling. The analysis of ROC curves showed reasonable accuracy in identifying students at risk in phonological awareness. The results obtained are discussed and limitations of the study and guidelines for future investigations are presented.Ribeiro, IolandaCadime, Irene Maria DiasUniversidade do MinhoMatias, Helena Carina Ferreira20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/75848por202749967info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:28.759514Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura
Effect of emerging literacy skills on early reading learning
title Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura
spellingShingle Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura
Matias, Helena Carina Ferreira
Conceitos acerca do impresso
Conhecimentos acerca da escrita
Reconhecimento de letras
Consciência fonológica
Descodificação
Concepts about the impress
Knowledge about writing
Knowledge about letters
Phonological awareness
Decoding
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura
title_full Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura
title_fullStr Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura
title_full_unstemmed Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura
title_sort Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura
author Matias, Helena Carina Ferreira
author_facet Matias, Helena Carina Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Iolanda
Cadime, Irene Maria Dias
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Helena Carina Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Conceitos acerca do impresso
Conhecimentos acerca da escrita
Reconhecimento de letras
Consciência fonológica
Descodificação
Concepts about the impress
Knowledge about writing
Knowledge about letters
Phonological awareness
Decoding
Ciências Sociais::Psicologia
topic Conceitos acerca do impresso
Conhecimentos acerca da escrita
Reconhecimento de letras
Consciência fonológica
Descodificação
Concepts about the impress
Knowledge about writing
Knowledge about letters
Phonological awareness
Decoding
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/75848
url http://hdl.handle.net/1822/75848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202749967
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133089718337536