Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Helena
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rodrigues, Bruna Regina Silva, Cadime, Irene Maria Dias, Ribeiro, Iolanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/80172
Resumo: Vários estudos têm sugerido que os conceitos acerca do impresso, os conhecimentos acerca da escrita, o reconhecimento de letras e a consciência fonológica são preditores da aprendizagem inicial da leitura. No entanto, são mais escassos os estudos que visam determinar em que medida estas variáveis permitem identificar com precisão os alunos em risco na aprendizagem inicial da leitura, sendo esta a questão visada neste estudo. A amostra foi constituída por 60 alunos do 1º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos. Os alunos foram avaliados no início do 1.º ano com provas que avaliavam os conceitos acerca do impresso, os conhecimentos acerca da escrita, o reconhecimento de letras e a consciência fonológica. No final do ano foi- lhes administrada uma prova de leitura de palavras. Os resultados da análise de regressão logística indicaram que as variáveis em estudo não predizem o risco de dificuldades na leitura no final do 1.º ano de escolaridade. Todavia, a análise de curvas ROC sugeriu uma precisão razoável na identificação de alunos em risco na aprendizagem da leitura, tendo por base o desempenho em consciência fonológica.
id RCAP_4b1d1f34d80924a7be7b1b03152d03b2
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80172
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leituraConceitos acerca do impressoconhecimentos acerca da escritareconhecimento de letrasconsciência fonológicadescodificaçãoconcepts about the impressdecodingknowledge about lettersknowledge about writingphonological awarenessCiências Sociais::PsicologiaVários estudos têm sugerido que os conceitos acerca do impresso, os conhecimentos acerca da escrita, o reconhecimento de letras e a consciência fonológica são preditores da aprendizagem inicial da leitura. No entanto, são mais escassos os estudos que visam determinar em que medida estas variáveis permitem identificar com precisão os alunos em risco na aprendizagem inicial da leitura, sendo esta a questão visada neste estudo. A amostra foi constituída por 60 alunos do 1º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos. Os alunos foram avaliados no início do 1.º ano com provas que avaliavam os conceitos acerca do impresso, os conhecimentos acerca da escrita, o reconhecimento de letras e a consciência fonológica. No final do ano foi- lhes administrada uma prova de leitura de palavras. Os resultados da análise de regressão logística indicaram que as variáveis em estudo não predizem o risco de dificuldades na leitura no final do 1.º ano de escolaridade. Todavia, a análise de curvas ROC sugeriu uma precisão razoável na identificação de alunos em risco na aprendizagem da leitura, tendo por base o desempenho em consciência fonológica.This study was conducted at the Psychology Research Centre, School of Psychology, University of Minho, and was supported by the Foundation for Science and Technology (FCT) through the Portuguese State Budget (UIDB/PSI/01662/2020) and by the City Council of Guimarães.Universidad de A CoruñaUniversidade do MinhoMatias, HelenaRodrigues, Bruna Regina SilvaCadime, Irene Maria DiasRibeiro, Iolanda20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/80172porMatias, H., Rodrigues, B., Cadime, I., & Ribeiro, I. (2022). Efecto de las competencias de alfabetización emergente en el aprendizaje inicial de la lectura. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 9, 233-244. https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.89021138-16632386-741810.17979/reipe.2022.9.0.8902https://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2022.9.0.8902info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-03T01:19:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80172Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:07:19.008688Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura
title Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura
spellingShingle Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura
Matias, Helena
Conceitos acerca do impresso
conhecimentos acerca da escrita
reconhecimento de letras
consciência fonológica
descodificação
concepts about the impress
decoding
knowledge about letters
knowledge about writing
phonological awareness
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura
title_full Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura
title_fullStr Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura
title_full_unstemmed Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura
title_sort Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura
author Matias, Helena
author_facet Matias, Helena
Rodrigues, Bruna Regina Silva
Cadime, Irene Maria Dias
Ribeiro, Iolanda
author_role author
author2 Rodrigues, Bruna Regina Silva
Cadime, Irene Maria Dias
Ribeiro, Iolanda
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Helena
Rodrigues, Bruna Regina Silva
Cadime, Irene Maria Dias
Ribeiro, Iolanda
dc.subject.por.fl_str_mv Conceitos acerca do impresso
conhecimentos acerca da escrita
reconhecimento de letras
consciência fonológica
descodificação
concepts about the impress
decoding
knowledge about letters
knowledge about writing
phonological awareness
Ciências Sociais::Psicologia
topic Conceitos acerca do impresso
conhecimentos acerca da escrita
reconhecimento de letras
consciência fonológica
descodificação
concepts about the impress
decoding
knowledge about letters
knowledge about writing
phonological awareness
Ciências Sociais::Psicologia
description Vários estudos têm sugerido que os conceitos acerca do impresso, os conhecimentos acerca da escrita, o reconhecimento de letras e a consciência fonológica são preditores da aprendizagem inicial da leitura. No entanto, são mais escassos os estudos que visam determinar em que medida estas variáveis permitem identificar com precisão os alunos em risco na aprendizagem inicial da leitura, sendo esta a questão visada neste estudo. A amostra foi constituída por 60 alunos do 1º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos. Os alunos foram avaliados no início do 1.º ano com provas que avaliavam os conceitos acerca do impresso, os conhecimentos acerca da escrita, o reconhecimento de letras e a consciência fonológica. No final do ano foi- lhes administrada uma prova de leitura de palavras. Os resultados da análise de regressão logística indicaram que as variáveis em estudo não predizem o risco de dificuldades na leitura no final do 1.º ano de escolaridade. Todavia, a análise de curvas ROC sugeriu uma precisão razoável na identificação de alunos em risco na aprendizagem da leitura, tendo por base o desempenho em consciência fonológica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/80172
url https://hdl.handle.net/1822/80172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Matias, H., Rodrigues, B., Cadime, I., & Ribeiro, I. (2022). Efecto de las competencias de alfabetización emergente en el aprendizaje inicial de la lectura. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 9, 233-244. https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8902
1138-1663
2386-7418
10.17979/reipe.2022.9.0.8902
https://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2022.9.0.8902
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132491167039488