Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/80172 |
Resumo: | Vários estudos têm sugerido que os conceitos acerca do impresso, os conhecimentos acerca da escrita, o reconhecimento de letras e a consciência fonológica são preditores da aprendizagem inicial da leitura. No entanto, são mais escassos os estudos que visam determinar em que medida estas variáveis permitem identificar com precisão os alunos em risco na aprendizagem inicial da leitura, sendo esta a questão visada neste estudo. A amostra foi constituída por 60 alunos do 1º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos. Os alunos foram avaliados no início do 1.º ano com provas que avaliavam os conceitos acerca do impresso, os conhecimentos acerca da escrita, o reconhecimento de letras e a consciência fonológica. No final do ano foi- lhes administrada uma prova de leitura de palavras. Os resultados da análise de regressão logística indicaram que as variáveis em estudo não predizem o risco de dificuldades na leitura no final do 1.º ano de escolaridade. Todavia, a análise de curvas ROC sugeriu uma precisão razoável na identificação de alunos em risco na aprendizagem da leitura, tendo por base o desempenho em consciência fonológica. |
id |
RCAP_4b1d1f34d80924a7be7b1b03152d03b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80172 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leituraConceitos acerca do impressoconhecimentos acerca da escritareconhecimento de letrasconsciência fonológicadescodificaçãoconcepts about the impressdecodingknowledge about lettersknowledge about writingphonological awarenessCiências Sociais::PsicologiaVários estudos têm sugerido que os conceitos acerca do impresso, os conhecimentos acerca da escrita, o reconhecimento de letras e a consciência fonológica são preditores da aprendizagem inicial da leitura. No entanto, são mais escassos os estudos que visam determinar em que medida estas variáveis permitem identificar com precisão os alunos em risco na aprendizagem inicial da leitura, sendo esta a questão visada neste estudo. A amostra foi constituída por 60 alunos do 1º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos. Os alunos foram avaliados no início do 1.º ano com provas que avaliavam os conceitos acerca do impresso, os conhecimentos acerca da escrita, o reconhecimento de letras e a consciência fonológica. No final do ano foi- lhes administrada uma prova de leitura de palavras. Os resultados da análise de regressão logística indicaram que as variáveis em estudo não predizem o risco de dificuldades na leitura no final do 1.º ano de escolaridade. Todavia, a análise de curvas ROC sugeriu uma precisão razoável na identificação de alunos em risco na aprendizagem da leitura, tendo por base o desempenho em consciência fonológica.This study was conducted at the Psychology Research Centre, School of Psychology, University of Minho, and was supported by the Foundation for Science and Technology (FCT) through the Portuguese State Budget (UIDB/PSI/01662/2020) and by the City Council of Guimarães.Universidad de A CoruñaUniversidade do MinhoMatias, HelenaRodrigues, Bruna Regina SilvaCadime, Irene Maria DiasRibeiro, Iolanda20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/80172porMatias, H., Rodrigues, B., Cadime, I., & Ribeiro, I. (2022). Efecto de las competencias de alfabetización emergente en el aprendizaje inicial de la lectura. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 9, 233-244. https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.89021138-16632386-741810.17979/reipe.2022.9.0.8902https://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2022.9.0.8902info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-03T01:19:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80172Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:07:19.008688Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura |
title |
Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura |
spellingShingle |
Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura Matias, Helena Conceitos acerca do impresso conhecimentos acerca da escrita reconhecimento de letras consciência fonológica descodificação concepts about the impress decoding knowledge about letters knowledge about writing phonological awareness Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura |
title_full |
Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura |
title_fullStr |
Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura |
title_full_unstemmed |
Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura |
title_sort |
Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura |
author |
Matias, Helena |
author_facet |
Matias, Helena Rodrigues, Bruna Regina Silva Cadime, Irene Maria Dias Ribeiro, Iolanda |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Bruna Regina Silva Cadime, Irene Maria Dias Ribeiro, Iolanda |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matias, Helena Rodrigues, Bruna Regina Silva Cadime, Irene Maria Dias Ribeiro, Iolanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conceitos acerca do impresso conhecimentos acerca da escrita reconhecimento de letras consciência fonológica descodificação concepts about the impress decoding knowledge about letters knowledge about writing phonological awareness Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Conceitos acerca do impresso conhecimentos acerca da escrita reconhecimento de letras consciência fonológica descodificação concepts about the impress decoding knowledge about letters knowledge about writing phonological awareness Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Vários estudos têm sugerido que os conceitos acerca do impresso, os conhecimentos acerca da escrita, o reconhecimento de letras e a consciência fonológica são preditores da aprendizagem inicial da leitura. No entanto, são mais escassos os estudos que visam determinar em que medida estas variáveis permitem identificar com precisão os alunos em risco na aprendizagem inicial da leitura, sendo esta a questão visada neste estudo. A amostra foi constituída por 60 alunos do 1º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos. Os alunos foram avaliados no início do 1.º ano com provas que avaliavam os conceitos acerca do impresso, os conhecimentos acerca da escrita, o reconhecimento de letras e a consciência fonológica. No final do ano foi- lhes administrada uma prova de leitura de palavras. Os resultados da análise de regressão logística indicaram que as variáveis em estudo não predizem o risco de dificuldades na leitura no final do 1.º ano de escolaridade. Todavia, a análise de curvas ROC sugeriu uma precisão razoável na identificação de alunos em risco na aprendizagem da leitura, tendo por base o desempenho em consciência fonológica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/80172 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/80172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Matias, H., Rodrigues, B., Cadime, I., & Ribeiro, I. (2022). Efecto de las competencias de alfabetización emergente en el aprendizaje inicial de la lectura. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 9, 233-244. https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8902 1138-1663 2386-7418 10.17979/reipe.2022.9.0.8902 https://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2022.9.0.8902 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132491167039488 |