A resolução de problemas de adição e o desenvolvimento do cálculo mental: um estudo com alunos do 2º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomás, Joana Filipa Ribeiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/8263
Resumo: Este estudo tem como principal objetivo analisar quais são as estratégias de cálculo mental utilizadas por alunos do 2º ano de escolaridade na resolução de cadeias numéricas e de problemas de adição. Para tal, procurei responder a duas questões: a) Que estratégias de cálculo mental utilizam os alunos na resolução de cadeias numéricas? b) Que estratégias de cálculo mental utilizam os alunos na resolução de problemas numéricos? O presente estudo apresenta uma abordagem qualitativa, assumindo uma abordagem próxima da investigação-ação. A recolha de dados foi feita através da observação e análise documental. Este estudo teve como participantes 27 alunos de uma turma de 2º ano do contexto de estágio III, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os alunos em estudo resolveram catorze cadeias numéricas e nove problemas de adição, embora a análise do estudo apenas tenha sido realizada a duas propostas de cada tarefa. A análise dos dados recolhidos permitem afirmar que os alunos utilizam diferentes estratégias de cálculo, que consistem na utilização de factos numéricos, e nas estratégias 1010 e N10C. Com este estudo, não foi possível identificar uma preferência por alguma das estratégias referidas.
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