A escola como construção social : perceções dos estudantes sobre a organização do ensino e aprendizagem da disciplina de Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Patrícia Conceição Almeida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6713
Resumo: O presente estudo incide sobre a Escola como construção social, nomeadamente nas perceções dos estudantes sobre a organização do ensino-aprendizagem da disciplina de português. Neste âmbito, verificamos que o clima e cultura de turma e de escola estão diretamente relacionados com o ensino-aprendizagem e permitem conhecer e analisar a forma como podem influenciar o in(sucesso) na disciplina de português. Nesta investigação, realizada numa Escola Secundária com 3º Ciclo do concelho de Matosinhos, foi utilizada uma metodologia quantitativa, tendo sido aplicado um inquérito por questionário a 46 estudantes do 9º ano, que frequentavam a sala de estudo. Da análise dos resultados da nossa investigação verificamos que os estudantes inquiridos consideram que o clima e a cultura de escola estão intimamente ligados com o ensino-aprendizagem. Os inquiridos apresentam diferentes perceções quanto à organização do processo de ensino-aprendizagem de português, estando, no entanto, de uma maneira geral, envolvidos no mesmo. Conclui-se que os estudantes têm, de um modo geral, sucesso na disciplina de português e consideram que o clima e a cultura de turma e de escola são bons e contribuem para o sucesso educativo. Consideram ainda que o papel do professor é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, os temas trabalhados nas aulas são atuais e interessantes.
id RCAP_3728bfea74a84c74e6b1153e96351e3a
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6713
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escola como construção social : perceções dos estudantes sobre a organização do ensino e aprendizagem da disciplina de PortuguêsMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOADMINISTRAÇÃO ESCOLARENSINOAPRENDIZAGEMSUCESSO ESCOLARORGANIZAÇÃO ESCOLAREDUCATIONSCHOOL ADMINISTRATIONTEACHINGLEARNINGSCHOOL SUCCESSSCHOOL ORGANIZATIONO presente estudo incide sobre a Escola como construção social, nomeadamente nas perceções dos estudantes sobre a organização do ensino-aprendizagem da disciplina de português. Neste âmbito, verificamos que o clima e cultura de turma e de escola estão diretamente relacionados com o ensino-aprendizagem e permitem conhecer e analisar a forma como podem influenciar o in(sucesso) na disciplina de português. Nesta investigação, realizada numa Escola Secundária com 3º Ciclo do concelho de Matosinhos, foi utilizada uma metodologia quantitativa, tendo sido aplicado um inquérito por questionário a 46 estudantes do 9º ano, que frequentavam a sala de estudo. Da análise dos resultados da nossa investigação verificamos que os estudantes inquiridos consideram que o clima e a cultura de escola estão intimamente ligados com o ensino-aprendizagem. Os inquiridos apresentam diferentes perceções quanto à organização do processo de ensino-aprendizagem de português, estando, no entanto, de uma maneira geral, envolvidos no mesmo. Conclui-se que os estudantes têm, de um modo geral, sucesso na disciplina de português e consideram que o clima e a cultura de turma e de escola são bons e contribuem para o sucesso educativo. Consideram ainda que o papel do professor é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, os temas trabalhados nas aulas são atuais e interessantes.This study focuses on the school as a social construction, particularly in perceptions of students about the organization of teaching and learning the discipline of portuguese. In this context, we see that the climate and class and school culture are directly related to teaching and learning and allow to understand and analyze how they can influence in (success) in the discipline of portuguese. In this research project, carried out in secondary school with 3rd cycle in Matosinhos, a quantitative methodology was used and applied a questionnaire to 46 students in the 9th grade, who went to study hall. Analyzing the results of our investigation we found that the students surveyed consider the climate and school culture are closely linked with the teaching-learning. Respondents have different perceptions about the organization of the Portuguese teaching-learning process, being, however, in general, involved in it. In this research project, it is concluded that students have, in general, success in the discipline of Portuguese and consider the climate and the gang culture and school are good and contribute to educational success. They believe the teacher's role is fundamental in the teaching-learning process, the themes discussed in class are current and interesting.2015-11-19T18:57:18Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6713TID:201393638porPinto, Patrícia Conceição Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:23Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:56.768058Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escola como construção social : perceções dos estudantes sobre a organização do ensino e aprendizagem da disciplina de Português
title A escola como construção social : perceções dos estudantes sobre a organização do ensino e aprendizagem da disciplina de Português
spellingShingle A escola como construção social : perceções dos estudantes sobre a organização do ensino e aprendizagem da disciplina de Português
Pinto, Patrícia Conceição Almeida
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
ENSINO
APRENDIZAGEM
SUCESSO ESCOLAR
ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
EDUCATION
SCHOOL ADMINISTRATION
TEACHING
LEARNING
SCHOOL SUCCESS
SCHOOL ORGANIZATION
title_short A escola como construção social : perceções dos estudantes sobre a organização do ensino e aprendizagem da disciplina de Português
title_full A escola como construção social : perceções dos estudantes sobre a organização do ensino e aprendizagem da disciplina de Português
title_fullStr A escola como construção social : perceções dos estudantes sobre a organização do ensino e aprendizagem da disciplina de Português
title_full_unstemmed A escola como construção social : perceções dos estudantes sobre a organização do ensino e aprendizagem da disciplina de Português
title_sort A escola como construção social : perceções dos estudantes sobre a organização do ensino e aprendizagem da disciplina de Português
author Pinto, Patrícia Conceição Almeida
author_facet Pinto, Patrícia Conceição Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Patrícia Conceição Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
ENSINO
APRENDIZAGEM
SUCESSO ESCOLAR
ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
EDUCATION
SCHOOL ADMINISTRATION
TEACHING
LEARNING
SCHOOL SUCCESS
SCHOOL ORGANIZATION
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
ENSINO
APRENDIZAGEM
SUCESSO ESCOLAR
ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
EDUCATION
SCHOOL ADMINISTRATION
TEACHING
LEARNING
SCHOOL SUCCESS
SCHOOL ORGANIZATION
description O presente estudo incide sobre a Escola como construção social, nomeadamente nas perceções dos estudantes sobre a organização do ensino-aprendizagem da disciplina de português. Neste âmbito, verificamos que o clima e cultura de turma e de escola estão diretamente relacionados com o ensino-aprendizagem e permitem conhecer e analisar a forma como podem influenciar o in(sucesso) na disciplina de português. Nesta investigação, realizada numa Escola Secundária com 3º Ciclo do concelho de Matosinhos, foi utilizada uma metodologia quantitativa, tendo sido aplicado um inquérito por questionário a 46 estudantes do 9º ano, que frequentavam a sala de estudo. Da análise dos resultados da nossa investigação verificamos que os estudantes inquiridos consideram que o clima e a cultura de escola estão intimamente ligados com o ensino-aprendizagem. Os inquiridos apresentam diferentes perceções quanto à organização do processo de ensino-aprendizagem de português, estando, no entanto, de uma maneira geral, envolvidos no mesmo. Conclui-se que os estudantes têm, de um modo geral, sucesso na disciplina de português e consideram que o clima e a cultura de turma e de escola são bons e contribuem para o sucesso educativo. Consideram ainda que o papel do professor é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, os temas trabalhados nas aulas são atuais e interessantes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-19T18:57:18Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6713
TID:201393638
url http://hdl.handle.net/10437/6713
identifier_str_mv TID:201393638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131236714676224