Branding e identidade: o acordar de uma comunidade através do uso do design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diogo, Raquel Sofia Faias
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18010
Resumo: Este estudo tem como objectivo contribuir através do branding, para um maior entendimento de unidade da comunidade pesqueira da cidade de Setúbal. Quando se cria um novo negócio, compreender a marca é um dos aspectos mais importantes, uma vez que esta é entendida como ponto de partida para os desentendidos no desenvolvimento de todo o projecto. Desde sempre, a marca foi a forma primária utilizada, quer pelo indivíduo quer pela empresa para divulgar o seu trabalho. Actualmente, a marca transcende este conceito apenas visual, entendendo-se como tudo aquilo que a empresa representa, ajudando desta forma o cliente a formular uma opinião sobre os seus produtos, serviços ou mesmo princípios. Esta investigação irá centrar-se no conceito de IVC (Identidade Visual Corporativa), onde serão abordados os princípios do branding, assim como a sua evolução; e uma contextualização da marca em termos histórico-técnicos. Numa etapa complementar, após a obtenção dos resultados com base no estudo de caso aplicado à comunidade pesqueira de Setúbal, será determinada uma ferramenta de utensílio à boa prática de aplicação de uma marca, na referida comunidade. Para atingir os objectivos propostos, será utilizado um método intervencionista, que resultará da investigação realizada numa etapa inicial. Em termos de resultado prático, pretende-se criar uma IVC para a referida comunidade, bem como um manual de aplicação regular; Abstract: Key words This dissertation has the goal to understand the importance of branding by Setubal’s fishermen community. When a new business is created, understand the brand is one of the most important aspects since this is seen as a starting point for the people that doesn’t know the development of the whole project. In the past century, the brand was the primary form used by companies to promote their work. Currently, the brand transcends this concept only visual, being everything the company stands for, helping the client formulate an opinion about their products or services. This investigation will center on the concept of CVI (Corporate Visual Identity), where will discuss the principles of branding, as well as his evolution, will be featured a historical context about the brand and a brief discussion on how it should be created. In a complementary stage, after obtaining the results through a case study applied to the fishing community of Setúbal, will be determined a way that helps a good practice of applying a mark, in this community. To achieve the proposed objectives, it will be used the interventionist method, resulting from the research done at an early stage. In terms of practical results, it’s intended to create a CVI for the fishermen community as well as a brand guidelines.
id RCAP_3749e9fe2a6b72cfe7e3acc116dfa7d0
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/18010
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Branding e identidade: o acordar de uma comunidade através do uso do designBrandingMarcaIdentidade visual corporativaComunidade pesqueiraBrandingBrandCorporate visual identityFishermen communityEste estudo tem como objectivo contribuir através do branding, para um maior entendimento de unidade da comunidade pesqueira da cidade de Setúbal. Quando se cria um novo negócio, compreender a marca é um dos aspectos mais importantes, uma vez que esta é entendida como ponto de partida para os desentendidos no desenvolvimento de todo o projecto. Desde sempre, a marca foi a forma primária utilizada, quer pelo indivíduo quer pela empresa para divulgar o seu trabalho. Actualmente, a marca transcende este conceito apenas visual, entendendo-se como tudo aquilo que a empresa representa, ajudando desta forma o cliente a formular uma opinião sobre os seus produtos, serviços ou mesmo princípios. Esta investigação irá centrar-se no conceito de IVC (Identidade Visual Corporativa), onde serão abordados os princípios do branding, assim como a sua evolução; e uma contextualização da marca em termos histórico-técnicos. Numa etapa complementar, após a obtenção dos resultados com base no estudo de caso aplicado à comunidade pesqueira de Setúbal, será determinada uma ferramenta de utensílio à boa prática de aplicação de uma marca, na referida comunidade. Para atingir os objectivos propostos, será utilizado um método intervencionista, que resultará da investigação realizada numa etapa inicial. Em termos de resultado prático, pretende-se criar uma IVC para a referida comunidade, bem como um manual de aplicação regular; Abstract: Key words This dissertation has the goal to understand the importance of branding by Setubal’s fishermen community. When a new business is created, understand the brand is one of the most important aspects since this is seen as a starting point for the people that doesn’t know the development of the whole project. In the past century, the brand was the primary form used by companies to promote their work. Currently, the brand transcends this concept only visual, being everything the company stands for, helping the client formulate an opinion about their products or services. This investigation will center on the concept of CVI (Corporate Visual Identity), where will discuss the principles of branding, as well as his evolution, will be featured a historical context about the brand and a brief discussion on how it should be created. In a complementary stage, after obtaining the results through a case study applied to the fishing community of Setúbal, will be determined a way that helps a good practice of applying a mark, in this community. To achieve the proposed objectives, it will be used the interventionist method, resulting from the research done at an early stage. In terms of practical results, it’s intended to create a CVI for the fishermen community as well as a brand guidelines.Universidade de Évora2016-03-14T12:24:15Z2016-03-142013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18010http://hdl.handle.net/10174/18010TID:201196980porDepartamento de Artes Visuais e Designraquel_dg90@hotmail.com743Diogo, Raquel Sofia Faiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:52Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:59.549266Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Branding e identidade: o acordar de uma comunidade através do uso do design
title Branding e identidade: o acordar de uma comunidade através do uso do design
spellingShingle Branding e identidade: o acordar de uma comunidade através do uso do design
Diogo, Raquel Sofia Faias
Branding
Marca
Identidade visual corporativa
Comunidade pesqueira
Branding
Brand
Corporate visual identity
Fishermen community
title_short Branding e identidade: o acordar de uma comunidade através do uso do design
title_full Branding e identidade: o acordar de uma comunidade através do uso do design
title_fullStr Branding e identidade: o acordar de uma comunidade através do uso do design
title_full_unstemmed Branding e identidade: o acordar de uma comunidade através do uso do design
title_sort Branding e identidade: o acordar de uma comunidade através do uso do design
author Diogo, Raquel Sofia Faias
author_facet Diogo, Raquel Sofia Faias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diogo, Raquel Sofia Faias
dc.subject.por.fl_str_mv Branding
Marca
Identidade visual corporativa
Comunidade pesqueira
Branding
Brand
Corporate visual identity
Fishermen community
topic Branding
Marca
Identidade visual corporativa
Comunidade pesqueira
Branding
Brand
Corporate visual identity
Fishermen community
description Este estudo tem como objectivo contribuir através do branding, para um maior entendimento de unidade da comunidade pesqueira da cidade de Setúbal. Quando se cria um novo negócio, compreender a marca é um dos aspectos mais importantes, uma vez que esta é entendida como ponto de partida para os desentendidos no desenvolvimento de todo o projecto. Desde sempre, a marca foi a forma primária utilizada, quer pelo indivíduo quer pela empresa para divulgar o seu trabalho. Actualmente, a marca transcende este conceito apenas visual, entendendo-se como tudo aquilo que a empresa representa, ajudando desta forma o cliente a formular uma opinião sobre os seus produtos, serviços ou mesmo princípios. Esta investigação irá centrar-se no conceito de IVC (Identidade Visual Corporativa), onde serão abordados os princípios do branding, assim como a sua evolução; e uma contextualização da marca em termos histórico-técnicos. Numa etapa complementar, após a obtenção dos resultados com base no estudo de caso aplicado à comunidade pesqueira de Setúbal, será determinada uma ferramenta de utensílio à boa prática de aplicação de uma marca, na referida comunidade. Para atingir os objectivos propostos, será utilizado um método intervencionista, que resultará da investigação realizada numa etapa inicial. Em termos de resultado prático, pretende-se criar uma IVC para a referida comunidade, bem como um manual de aplicação regular; Abstract: Key words This dissertation has the goal to understand the importance of branding by Setubal’s fishermen community. When a new business is created, understand the brand is one of the most important aspects since this is seen as a starting point for the people that doesn’t know the development of the whole project. In the past century, the brand was the primary form used by companies to promote their work. Currently, the brand transcends this concept only visual, being everything the company stands for, helping the client formulate an opinion about their products or services. This investigation will center on the concept of CVI (Corporate Visual Identity), where will discuss the principles of branding, as well as his evolution, will be featured a historical context about the brand and a brief discussion on how it should be created. In a complementary stage, after obtaining the results through a case study applied to the fishing community of Setúbal, will be determined a way that helps a good practice of applying a mark, in this community. To achieve the proposed objectives, it will be used the interventionist method, resulting from the research done at an early stage. In terms of practical results, it’s intended to create a CVI for the fishermen community as well as a brand guidelines.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2016-03-14T12:24:15Z
2016-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/18010
http://hdl.handle.net/10174/18010
TID:201196980
url http://hdl.handle.net/10174/18010
identifier_str_mv TID:201196980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Artes Visuais e Design
raquel_dg90@hotmail.com
743
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136582650822656