Educação inclusiva: da diversidade da criança com deficiência auditiva à inserção no ensino regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria de Nazaré Santos de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9656
Resumo: O estudo trata da inclusão dos deficientes auditivos, abrangendo da diversidade da criança à inserção no ensino regular, em escola pública de séries iniciais. Os participantes são vinte professores de duas escolas dos primeiros e segundos ciclos do Ensino Fundamental que atuam com crianças surdas. O objetivo deste trabalho é investigar como a política de educação inclusiva e o seu processo de implementação, junto ao aluno com deficiência auditiva, têm sido percebidos e colocados em prática por professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal e Estadual de Laranjal do Jarí. Optamos por uma perspectiva qualitativa tendo utilizado um questionário como instrumento para a coleta de dados da pesquisa que serve como fonte para análise. Os dados analisados evidenciam que os professores não tem clareza da necessidade de ouvintes e surdos compartilharem uma língua comum, com ou sem interprete que possa viabilizar a dinâmica da sala de aula; e, no intuito de se fazerem compreender pelos deficientes auditivos, acabam utilizando diversos recursos comunicativos de forma improvisada. No geral tendem a valorizar somente o esforço de comunicação da criança surda, independentemente do domínio de uma língua apresentando baixa expectativa em relação à aprendizagem e letramento desse aluno. Além disso, elaboram suas práticas pedagógicas com base na idéia de que a linguagem é um código que tem como função primordial transmitir informações. Por fim, apontam a falta de envolvimento familiar e o despreparo dos docentes e da escola no processo de inclusão escolar. O quadro teórico constitui uma relevante contribuição á inserção de alunos com deficiência nas escolas de ensino regular. Reconhecendo o direito à diferença na igualdade de direitos ; Inclusive Education: The Social Diversity of Children With hearing disability to move in to the mainstream ### ABSTRACT The study is the inclusion of deaf people, including children's social diversity to inclusion in mainstream education in public school grades. Participants are twenty teachers from two schools of first and second cycle of the Elementary School that work with deaf children. The objective of this study is to investigate how inclusive education policy and its implementation process, with the student with hearing loss have been perceived and practiced by teachers of elementary school of the Municipal and State Laranjal do Jari. We chose a qualitative perspective and has used a questionnaire as a tool for collecting research data that serves as a source for analysis. The analyzed data show that teachers do not need to have clarity of hearing and deaf people share a common language, with or without interpreter that can enable the dynamic of the classroom, and in order to make themselves understood by the deaf, just using different communication resources in an improvised way. In general tend to value only the communication effort of the deaf child, regardless of the domain of a language has a very low expectation of that student learning and literacy. In addition, they develop their teaching practices based on the idea that language is a code that has the primary function of conveying information. Finally, point out the lack of family involvement and the lack of teachers and the school on school inclusion. The theoretical framework provides a significant contribution to insertion of students with disabilities in mainstream schools. Recognizing the right to difference in equality.
id RCAP_37513586086ddf70e3cec1da1f0b682c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9656
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação inclusiva: da diversidade da criança com deficiência auditiva à inserção no ensino regularAprendizagemEducação inclusivaProfessoresSurdezO estudo trata da inclusão dos deficientes auditivos, abrangendo da diversidade da criança à inserção no ensino regular, em escola pública de séries iniciais. Os participantes são vinte professores de duas escolas dos primeiros e segundos ciclos do Ensino Fundamental que atuam com crianças surdas. O objetivo deste trabalho é investigar como a política de educação inclusiva e o seu processo de implementação, junto ao aluno com deficiência auditiva, têm sido percebidos e colocados em prática por professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal e Estadual de Laranjal do Jarí. Optamos por uma perspectiva qualitativa tendo utilizado um questionário como instrumento para a coleta de dados da pesquisa que serve como fonte para análise. Os dados analisados evidenciam que os professores não tem clareza da necessidade de ouvintes e surdos compartilharem uma língua comum, com ou sem interprete que possa viabilizar a dinâmica da sala de aula; e, no intuito de se fazerem compreender pelos deficientes auditivos, acabam utilizando diversos recursos comunicativos de forma improvisada. No geral tendem a valorizar somente o esforço de comunicação da criança surda, independentemente do domínio de uma língua apresentando baixa expectativa em relação à aprendizagem e letramento desse aluno. Além disso, elaboram suas práticas pedagógicas com base na idéia de que a linguagem é um código que tem como função primordial transmitir informações. Por fim, apontam a falta de envolvimento familiar e o despreparo dos docentes e da escola no processo de inclusão escolar. O quadro teórico constitui uma relevante contribuição á inserção de alunos com deficiência nas escolas de ensino regular. Reconhecendo o direito à diferença na igualdade de direitos ; Inclusive Education: The Social Diversity of Children With hearing disability to move in to the mainstream ### ABSTRACT The study is the inclusion of deaf people, including children's social diversity to inclusion in mainstream education in public school grades. Participants are twenty teachers from two schools of first and second cycle of the Elementary School that work with deaf children. The objective of this study is to investigate how inclusive education policy and its implementation process, with the student with hearing loss have been perceived and practiced by teachers of elementary school of the Municipal and State Laranjal do Jari. We chose a qualitative perspective and has used a questionnaire as a tool for collecting research data that serves as a source for analysis. The analyzed data show that teachers do not need to have clarity of hearing and deaf people share a common language, with or without interpreter that can enable the dynamic of the classroom, and in order to make themselves understood by the deaf, just using different communication resources in an improvised way. In general tend to value only the communication effort of the deaf child, regardless of the domain of a language has a very low expectation of that student learning and literacy. In addition, they develop their teaching practices based on the idea that language is a code that has the primary function of conveying information. Finally, point out the lack of family involvement and the lack of teachers and the school on school inclusion. The theoretical framework provides a significant contribution to insertion of students with disabilities in mainstream schools. Recognizing the right to difference in equality.Universidade de Évora2014-01-15T16:23:53Z2014-01-152012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/9656http://hdl.handle.net/10174/9656pornd229Oliveira, Maria de Nazaré Santos deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:51:50Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:42.822901Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva: da diversidade da criança com deficiência auditiva à inserção no ensino regular
title Educação inclusiva: da diversidade da criança com deficiência auditiva à inserção no ensino regular
spellingShingle Educação inclusiva: da diversidade da criança com deficiência auditiva à inserção no ensino regular
Oliveira, Maria de Nazaré Santos de
Aprendizagem
Educação inclusiva
Professores
Surdez
title_short Educação inclusiva: da diversidade da criança com deficiência auditiva à inserção no ensino regular
title_full Educação inclusiva: da diversidade da criança com deficiência auditiva à inserção no ensino regular
title_fullStr Educação inclusiva: da diversidade da criança com deficiência auditiva à inserção no ensino regular
title_full_unstemmed Educação inclusiva: da diversidade da criança com deficiência auditiva à inserção no ensino regular
title_sort Educação inclusiva: da diversidade da criança com deficiência auditiva à inserção no ensino regular
author Oliveira, Maria de Nazaré Santos de
author_facet Oliveira, Maria de Nazaré Santos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria de Nazaré Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Educação inclusiva
Professores
Surdez
topic Aprendizagem
Educação inclusiva
Professores
Surdez
description O estudo trata da inclusão dos deficientes auditivos, abrangendo da diversidade da criança à inserção no ensino regular, em escola pública de séries iniciais. Os participantes são vinte professores de duas escolas dos primeiros e segundos ciclos do Ensino Fundamental que atuam com crianças surdas. O objetivo deste trabalho é investigar como a política de educação inclusiva e o seu processo de implementação, junto ao aluno com deficiência auditiva, têm sido percebidos e colocados em prática por professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal e Estadual de Laranjal do Jarí. Optamos por uma perspectiva qualitativa tendo utilizado um questionário como instrumento para a coleta de dados da pesquisa que serve como fonte para análise. Os dados analisados evidenciam que os professores não tem clareza da necessidade de ouvintes e surdos compartilharem uma língua comum, com ou sem interprete que possa viabilizar a dinâmica da sala de aula; e, no intuito de se fazerem compreender pelos deficientes auditivos, acabam utilizando diversos recursos comunicativos de forma improvisada. No geral tendem a valorizar somente o esforço de comunicação da criança surda, independentemente do domínio de uma língua apresentando baixa expectativa em relação à aprendizagem e letramento desse aluno. Além disso, elaboram suas práticas pedagógicas com base na idéia de que a linguagem é um código que tem como função primordial transmitir informações. Por fim, apontam a falta de envolvimento familiar e o despreparo dos docentes e da escola no processo de inclusão escolar. O quadro teórico constitui uma relevante contribuição á inserção de alunos com deficiência nas escolas de ensino regular. Reconhecendo o direito à diferença na igualdade de direitos ; Inclusive Education: The Social Diversity of Children With hearing disability to move in to the mainstream ### ABSTRACT The study is the inclusion of deaf people, including children's social diversity to inclusion in mainstream education in public school grades. Participants are twenty teachers from two schools of first and second cycle of the Elementary School that work with deaf children. The objective of this study is to investigate how inclusive education policy and its implementation process, with the student with hearing loss have been perceived and practiced by teachers of elementary school of the Municipal and State Laranjal do Jari. We chose a qualitative perspective and has used a questionnaire as a tool for collecting research data that serves as a source for analysis. The analyzed data show that teachers do not need to have clarity of hearing and deaf people share a common language, with or without interpreter that can enable the dynamic of the classroom, and in order to make themselves understood by the deaf, just using different communication resources in an improvised way. In general tend to value only the communication effort of the deaf child, regardless of the domain of a language has a very low expectation of that student learning and literacy. In addition, they develop their teaching practices based on the idea that language is a code that has the primary function of conveying information. Finally, point out the lack of family involvement and the lack of teachers and the school on school inclusion. The theoretical framework provides a significant contribution to insertion of students with disabilities in mainstream schools. Recognizing the right to difference in equality.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2014-01-15T16:23:53Z
2014-01-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9656
http://hdl.handle.net/10174/9656
url http://hdl.handle.net/10174/9656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv nd
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136520738701312