A transição para a vida ativa dos jovens institucionalizados em Casas de Acolhimento –Percursos de inserção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sandra Marisa Macedo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/12798
Resumo: Dissertação de Mestrado em Política Social
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spelling A transição para a vida ativa dos jovens institucionalizados em Casas de Acolhimento –Percursos de inserçãoCasa de AcolhimentoInstitucionalizaçãoAutonomiaJovens adultasCessação do AcolhimentoChildren and Youth HomesInstitutionalizationAutonomyYoung adultsEnd of foster careDissertação de Mestrado em Política SocialO presente estudo centra-se nas narrativas de jovens que vivenciaram a experiência da institucionalização, nomeadamente na sua infância e/ou adolescência, bem como na perceção destas, no que diz respeito à influência que esta experiência teve no seu percurso e condições de vida atuais. Assim, tendo em conta critérios metodológicos, foi formado um grupo de sete jovens, que haviam vivido em regime de Acolhimento Residencial prolongado na Casa de Acolhimento – Centro de Promoção Juvenil, Casa da Estrela. Em Portugal, apesar de já terem sido desenvolvidos alguns estudos sobre este tema, ainda é diminuta a investigação acerca da problemática, principalmente pesquisas que analisem as próprias narrativas dos sujeitos, que observem os significados e perceções, que estes indivíduos atribuem ao período em que viveram em instituição e se eventualmente esta experiência se manifesta na qualidade de vida e bem-estar atual, o que torna mais premente a necessidade deste tipo de investigação. Neste sentido, e tendo em conta a temática do Acolhimento Residencial, a ótica da qualidade de vida e bem-estar destas jovens, foi manifestando um interesse acrescido. Partindo do referido anteriormente, achou-se que tal nos poderia auxiliar na forma como percebemos, tanto o significado, como o papel que o acolhimento teve na vida destas jovens. Por fim, ajudar-nos-ia a reconhecer outros fatores preponderantes, estando estes relacionados com as experiências de acolhimento de longa duração, tais como, aspetos relativos ao próprio indivíduo, à instituição, à escola, a outros significativos (isto é, família de origem, amigos, nova família), ao trabalho e às redes formais de apoio. A metodologia utilizada para o estudo baseou-se na investigação qualitativa, nomeadamente entrevistas (semi-estruturadas) e estudos de caso, adequando-se ao objeto de estudo. Propusemo-nos compreender essencialmente duas etapas da vida destes indivíduos, concretamente o percurso institucional e o percurso pós-institucional. Os resultados obtidos revelaram que embora se identifiquem determinadas fragilidades, limitações e até constrangimentos próprios da institucionalização, na perspetiva das jovens todos estes fatores foram/são propícios ao seu desenvolvimento pessoal e social, ao seu percurso e condições de vida atuais.This present study focuses on the narratives of young adults about their institutionalization experiences, namely in their childhood and/or adolescence, as well as their perception of the experiences occurred throughout their lives and current living conditions. Thus, taking into account the criteria defined in the methodology, a group of seven young adults who had lived in prolonged residential fostering ( at Casa de Acolhimento - Centro de Promoção Juvenil) was chosen. In Portugal although there have been some studies about this issue, the research about this problem it is still quite scarce particularly research involving the narratives of the subjects, and that observes the meanings and perceptions that these individuals attribute to the period in which they lived in institution and possibly this experience is manifested in the quality of life and well-being present, which makes it more pressing the need for this type of research. In this sense, and taking into account the issue of residential fostering the quality of life of these young adults is of great interest. From what said previously we reckon this can help us to better understand the role fostering had in these young adult's lives. Finally, ít would also help us to recognise other important factors, these being related to long term fostering experiences such as aspects related to oneself, the institution, the school, significant others, (family of origin, friends, new family) and the formal support network. The methodology used for the study was based on qualitative research namely interviews (semi-structured) and case studies adequate for the study. We proposed to comprehend two life stages, namely the institutional path and the post institutional path. The results obtained show that although there are some frailties, limitations and constraints inherent to the institutionalization in the perspective of these young adults all these factors were/are conducive to their personal and social development, to their life course and current life situation.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasNúncio, Maria JoséRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Sandra Marisa Macedo2016-12-29T12:24:34Z2016-11-292016-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12798TID:201511185porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:56Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:53.028478Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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