Perceção de Crianças e Jovens em Acolhimento Residencial e Intervenção para a sua Inserção Profissional e Vida Ativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Daniela Alves Marques
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104241
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_89083b555487ad22b960b5de5d3ad1e3
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104241
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção de Crianças e Jovens em Acolhimento Residencial e Intervenção para a sua Inserção Profissional e Vida AtivaPerception of Children and Youth in Residential Care and Intervention for their Professional Insertion and Active LifeCasa de AcolhimentoPlataforma Paje – Apoio a Jovens (ex)AcolhidosBem-estarAutonomiaInserção ProfissionalFoster HomePlataforma Paje – Apoio a Jovens (ex)AcolhidosWell-beingAutonomyProfessional InsertionCiências sociais::Ciências da educaçãoRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoCom o decorrer dos anos, o acolhimento de crianças e jovens tornou-se uma temática que se desmaterializou numa busca constante por estratégias e soluções que estabeleçam um presente decente e um futuro estável para aqueles que estão acolhidos. Aqueles que entram no sistema de proteção são privados de direitos que possuem logo desde o seu nascimento, carregando histórias que prejudicaram e prejudicam o seu desenvolvimento pleno e integral, tanto como o seu bem-estar. O Acolhimento Residencial, apesar de ser um processo complexo, surge como ajuda e apoio na superação das experiências adversas vivenciadas durante a infância, combatendo as possíveis consequências existentes devido ao trauma passado, a fim de garantir o melhor interesse da criança e do jovem. O presente relatório relata e descreve o percurso de estágio curricular na Plataforma PAJE – Apoio a Jovens (ex)Acolhidos, que para além de trabalhar em parceria com inúmeras Casas de Acolhimento em Portugal, ajuda e apoia jovens ex-acolhidos que solicitam e procuram por algo ou alguém que os ajude a encontrar o seu percurso de vida e estabilidade mental, pessoal, social, económica e realização pessoal.Pretende-se que este documento seja um contributo para a investigação e luta persistente pelos direitos, promoção e proteção dos jovens acolhidos e ex-acolhidos. Foi realizada uma investigação acerca da perceção que estes têm sobre as Casas onde estão acolhidos, com o objetivo de analisar as várias áreas de intervenção na dinâmica de cada Casa e contribuir para uma melhoria na intervenção que a equipa exerce na rotina diária.No final, foi elaborado um projeto, que surgiu devido à análise dos dados retirados da investigação e da experiência do estágio, onde se percebeu que muitos jovens acolhidos e ex-acolhidos não se encontram preparados para a inserção na vida profissional, responsável e independente. O projeto consiste na criação de um manual com conteúdos capazes de promover a aprendizagem dos jovens em autonomia relativamente à passagem do acolhimento para a vida adulta pós-acolhimento, em particular para a elaboração do curriculum vitae, elemento-chave na procura de emprego e inserção na vida ativa.Over the years, foster care has become an issue that has dematerialized into a constant search for strategies and solutions that establish a decent present and a stable future for those in foster care. Those who enter the protection system are deprived of rights they possess right from birth, carrying histories that have harmed and undermine their full and integral development as much as their well-being.Residential Care, despite being a complex process, appears as a help and support in overcoming the adverse experiences lived during childhood, combating the possible consequences existing due to the past trauma, in order to ensure the best interests of the child and young person.The present report reports describes the course of the curricular internship at the Plataforma PAJE – Apoio a Jovens (ex)Acolhidos, which besides working in partnership with numerous Foster Homes in Portugal, helps and supports formerly fostered youth who request and look for something or someone to help them find their life path and mental, personal, social, economic stability and personal fulfillment.This document is intended as a contribution to research and a persistent struggle for the rights, promotion and protection of foster and formerly fostered youth. An investigation was conducted about their perception of the Foster Homes where they live, in order to analyze the various areas of intervention in the dynamics of each Foster Home and to contribute to an improvement of the intervention that the team carries out in the daily routine.In the end, a project was elaborated, which emerged due to the analysis of the data taken from the research and the experience of the internship, where it was realized that many fostered and former fostered young people are not prepared for insertion in professional, responsible and independent life. The project consists in the creation of a manual with contents capable of promoting the learning of young people in autonomy regarding the transition from foster care to adulthood outside foster care, in particular for the elaboration of a curriculum vitae, a key element in the search for employment and insertion in working life.2022-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104241http://hdl.handle.net/10316/104241TID:203127773porCosta, Daniela Alves Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-21T21:43:21Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:57.206415Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção de Crianças e Jovens em Acolhimento Residencial e Intervenção para a sua Inserção Profissional e Vida Ativa
Perception of Children and Youth in Residential Care and Intervention for their Professional Insertion and Active Life
title Perceção de Crianças e Jovens em Acolhimento Residencial e Intervenção para a sua Inserção Profissional e Vida Ativa
spellingShingle Perceção de Crianças e Jovens em Acolhimento Residencial e Intervenção para a sua Inserção Profissional e Vida Ativa
Costa, Daniela Alves Marques
Casa de Acolhimento
Plataforma Paje – Apoio a Jovens (ex)Acolhidos
Bem-estar
Autonomia
Inserção Profissional
Foster Home
Plataforma Paje – Apoio a Jovens (ex)Acolhidos
Well-being
Autonomy
Professional Insertion
Ciências sociais::Ciências da educação
title_short Perceção de Crianças e Jovens em Acolhimento Residencial e Intervenção para a sua Inserção Profissional e Vida Ativa
title_full Perceção de Crianças e Jovens em Acolhimento Residencial e Intervenção para a sua Inserção Profissional e Vida Ativa
title_fullStr Perceção de Crianças e Jovens em Acolhimento Residencial e Intervenção para a sua Inserção Profissional e Vida Ativa
title_full_unstemmed Perceção de Crianças e Jovens em Acolhimento Residencial e Intervenção para a sua Inserção Profissional e Vida Ativa
title_sort Perceção de Crianças e Jovens em Acolhimento Residencial e Intervenção para a sua Inserção Profissional e Vida Ativa
author Costa, Daniela Alves Marques
author_facet Costa, Daniela Alves Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Daniela Alves Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Casa de Acolhimento
Plataforma Paje – Apoio a Jovens (ex)Acolhidos
Bem-estar
Autonomia
Inserção Profissional
Foster Home
Plataforma Paje – Apoio a Jovens (ex)Acolhidos
Well-being
Autonomy
Professional Insertion
Ciências sociais::Ciências da educação
topic Casa de Acolhimento
Plataforma Paje – Apoio a Jovens (ex)Acolhidos
Bem-estar
Autonomia
Inserção Profissional
Foster Home
Plataforma Paje – Apoio a Jovens (ex)Acolhidos
Well-being
Autonomy
Professional Insertion
Ciências sociais::Ciências da educação
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104241
http://hdl.handle.net/10316/104241
TID:203127773
url http://hdl.handle.net/10316/104241
identifier_str_mv TID:203127773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134101203058688