SAFESIDE – Sinistralidade envolvendo a área adjacente à faixa de rodagem - Definição de cenários tipo para acidentes envolvendo a área adjacente à faixa de rodagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, C. A.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cardoso, J. L.
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1004800
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do projeto de I&D, cofinanciado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, designado SAFESIDE – Sinistralidade envolvendo a área adjacente à faixa de rodagem, o qual está integrado no projeto “Rodovias auto-explicativas e tolerantes” do Plano de Investigação Programada 2009- 2012 do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O propósito do projeto SAFESIDE consiste em desenvolver um método racional de avaliação dos efeitos das características da área adjacente à faixa de rodagem (AAFR) sobre a sinistralidade, baseado nos resultados da análise da sinistralidade ocorrida nas estradas portuguesas. Neste relatório, elaborado no âmbito da tarefa WP 4 designada “Definição de cenários tipo para acidentes envolvendo a área adjacente à faixa de rodagem”, para além da definição propriamente dita dos cenários, apresentam-se os resultados do desenvolvimento de modelos de estimativa de frequência de acidentes (MEFA) para os cenários definidos. Apresenta-se ainda o estado da arte em matéria da modelação de acidentes por saída da faixa de rodagem, com particular atenção aos aspetos metodológicos a ter em conta no tratamento de dados de acidentes.
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