Design emocional em representações gráficas de suporte editorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Karen Viviana Gomes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/31203
Resumo: Dissertação de mestrado em Design e Comunicação de Moda
id RCAP_3774c664254642096fdc880acf48978e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/31203
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design emocional em representações gráficas de suporte editorialComunicaçãoExperiência emocionalComportamentoPercepçãoSensação visualCommunicationEmotional experienceBehaviorPerceptionVisual sensation74:159.942159.942:74Dissertação de mestrado em Design e Comunicação de ModaO Ser Humano vive numa relação constante de dependência com o ambiente que o rodeia. O processo evolutivo torna intrínsecos certos fenómenos, equipando o Homem com sistemas que promovem sempre a sua sobrevivência. Desta forma, as emoções apresentam-se como um fenómeno que favorece a comunicação, orientando os processos cognitivos. Uma vez que estas dizem respeito ao movimento de dentro para fora, desempenham um papel de extrema importância no reconhecimento de padrões (expressões, postura), que favorece a compreensão sobre os estados emocionais dos outros (terceira pessoa) e do indivíduo em questão (primeira pessoa). Numa fase inicial, perante o desconhecido, havia a necessidade de atribuir significados a todos os fenómenos presenciados diariamente, sendo que, de modo geral, era atribuído todo o poder a Deus. Assim, a elite clerical possuía o dominínio dos meios escritos. Porém, com o desenvolvimento do pensamento, este torna-se cada vez mais abstrato, alterando muitas das doutrinas, e a comunicação vai evoluindo consoante a evolução dos seus próprios meios que cada vez mais atingiam um público mais vasto. Desta forma, o texto e a imagem sofreram grandes transformações, elevando o seu carácter comunicativo, a expressivo. As publicações periódicas ultrapassaram muitos dos limites impostos, e iniciaram uma preocupação com a transmissão não só de informação, mas também de emoção, evocando a subjetividade. Nos dias que correm, a quantidade de produtos e serviços lançados diariamente obrigam as marcas ou os criadores a estabelecer estratégias que seduzam e criem relações com os consumidores, de modo a garantir sucesso no mercado. O propósito desta dissertação é analisar certas linguagens visuais de suportes editoriais gráficos e entender a que nível se dá esta relação na mente do observador. Assim, estudam-se os processos complexos da comunicação e da emoção e os seus respetivos componentes, tendo em conta o panorama digital da atualidade.The human being lives in a constant relationship of dependence with his surrounding environment. Some phenomena are made intrinsic to the evolution process, equipping Man with systems that always promote his survival. Thus, emotions present themselves as a phenomenon that favors communication, guiding the cognitive processes. Since these relate to the movement from the inside out, they play an extremely important role in pattern recognition (expressions, posture), which favors the understanding of the emotional states of others (third person) and the individual in question (the first person). In a more primal stage, before the unknown, there was the need to give meaning to all the phenomena witnessed on a daily basis, and, in general, all power was attributed to God. Therefore, the clerical elite dominated all written information. However, with the development of thought, this becomes increasingly abstract, changing many of the doctrines, and communication evolves according to the evolution of its own means that increasingly reached a wider audience. So, text and image suffered major transformations, elevating its communicative character, to an expressive one. The periodical publications exceeded many of the limits imposed, and started to focous on the transmission not only of information, but also emotion, evoking subjectivity. Nowadays, the amount of products and services launched each day obligate brands or creators to establish strategies to seduce and bond with its consumers, in order to ensure market success. The purpose of this dissertation is to analyze certain visual languages of graphic editorial supports and understand to what degree this relationship occurs in the mind of the observer. Thus, the complex processes of communication and emotion are studied as well as their respective components, taking into account the digital language today.Providência, BUniversidade do MinhoMoreira, Karen Viviana Gomes20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/31203por201193981info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/31203Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:20.977883Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design emocional em representações gráficas de suporte editorial
title Design emocional em representações gráficas de suporte editorial
spellingShingle Design emocional em representações gráficas de suporte editorial
Moreira, Karen Viviana Gomes
Comunicação
Experiência emocional
Comportamento
Percepção
Sensação visual
Communication
Emotional experience
Behavior
Perception
Visual sensation
74:159.942
159.942:74
title_short Design emocional em representações gráficas de suporte editorial
title_full Design emocional em representações gráficas de suporte editorial
title_fullStr Design emocional em representações gráficas de suporte editorial
title_full_unstemmed Design emocional em representações gráficas de suporte editorial
title_sort Design emocional em representações gráficas de suporte editorial
author Moreira, Karen Viviana Gomes
author_facet Moreira, Karen Viviana Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Providência, B
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Karen Viviana Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Experiência emocional
Comportamento
Percepção
Sensação visual
Communication
Emotional experience
Behavior
Perception
Visual sensation
74:159.942
159.942:74
topic Comunicação
Experiência emocional
Comportamento
Percepção
Sensação visual
Communication
Emotional experience
Behavior
Perception
Visual sensation
74:159.942
159.942:74
description Dissertação de mestrado em Design e Comunicação de Moda
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/31203
url http://hdl.handle.net/1822/31203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201193981
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132258454470656