Prevenção de acidentes em idade pediátrica: o que sabem os pais e o que fazem os médicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Joana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Costa, Sandra, Martins, Sofia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25754/pjp.2013.3490
Resumo: Introdução: Os traumatismos resultantes de acidentes de viação ou domésticos são, nos países desenvolvidos, a maior causa de mortalidade e morbilidade em crianças com mais de um ano. A maioria é evitável através de medidas de segurança fáceis de adotar, desempenhando os pediatras e médicos de família (MF) um papel fundamental na prevenção primária. Objectivo: Analisar a utilização de medidas de prevenção de acidentes pelos pais, e a frequência com que informação sobre este tema é veiculada nas consultas de saúde infantil (CSI’s) pelos pediatras e médicos de família. Material e métodos: Distribuição de inquéritos, aos pais/ encarregados de educação (EE) de crianças que frequentam um infantário público, sobre prevenção de acidentes (importância do tema, utilização de medidas de protecção, fontes de informação e frequência da sua abordagem na CSI da criança). Resultados: Obtiveram-se 245 questionários válidos, preenchidos pelos EE de crianças com idade média de 40 meses (6-75 meses). Consideram este tema muito importante 95% dos pais, 99% afirma ter cadeira para o automóvel de acordo com a idade e peso da criança, 89% referem apertar os cintos adequadamente em todos os percursos. As medidas de segurança mais utilizadas em casa são a colocação de objectos perigosos em locais inacessíveis, a utilização de brinquedos recomendados para a idade da criança (93% cada) e berços com grades/ grades para a cama (79%). Referem utilizar ou ter intenção de utilizar capacete nas actividades desportivas 37% dos pais. Pais com menores habilitações afirmam que esse tema é abordado nas consultas sempre ou quase sempre (25% e 44% respectivamente), enquanto 30% dos EE com maior nível de escolaridade refere que esse assunto raramente é abordado nas CSI’s. Conclusão: Muitos EE ainda não utilizam medidas adequadas de prevenção de acidentes nem recebem informação sobre esse assunto nas CSI´s, o que reforça a necessidade de abordar este tema em todas as CSI’s, tal como se prevê no Programa de Saúde Infantil e Juvenil.
id RCAP_377680594aabf66c4d466324db76ee6b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3490
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prevenção de acidentes em idade pediátrica: o que sabem os pais e o que fazem os médicosOriginal articlesIntrodução: Os traumatismos resultantes de acidentes de viação ou domésticos são, nos países desenvolvidos, a maior causa de mortalidade e morbilidade em crianças com mais de um ano. A maioria é evitável através de medidas de segurança fáceis de adotar, desempenhando os pediatras e médicos de família (MF) um papel fundamental na prevenção primária. Objectivo: Analisar a utilização de medidas de prevenção de acidentes pelos pais, e a frequência com que informação sobre este tema é veiculada nas consultas de saúde infantil (CSI’s) pelos pediatras e médicos de família. Material e métodos: Distribuição de inquéritos, aos pais/ encarregados de educação (EE) de crianças que frequentam um infantário público, sobre prevenção de acidentes (importância do tema, utilização de medidas de protecção, fontes de informação e frequência da sua abordagem na CSI da criança). Resultados: Obtiveram-se 245 questionários válidos, preenchidos pelos EE de crianças com idade média de 40 meses (6-75 meses). Consideram este tema muito importante 95% dos pais, 99% afirma ter cadeira para o automóvel de acordo com a idade e peso da criança, 89% referem apertar os cintos adequadamente em todos os percursos. As medidas de segurança mais utilizadas em casa são a colocação de objectos perigosos em locais inacessíveis, a utilização de brinquedos recomendados para a idade da criança (93% cada) e berços com grades/ grades para a cama (79%). Referem utilizar ou ter intenção de utilizar capacete nas actividades desportivas 37% dos pais. Pais com menores habilitações afirmam que esse tema é abordado nas consultas sempre ou quase sempre (25% e 44% respectivamente), enquanto 30% dos EE com maior nível de escolaridade refere que esse assunto raramente é abordado nas CSI’s. Conclusão: Muitos EE ainda não utilizam medidas adequadas de prevenção de acidentes nem recebem informação sobre esse assunto nas CSI´s, o que reforça a necessidade de abordar este tema em todas as CSI’s, tal como se prevê no Programa de Saúde Infantil e Juvenil.Sociedade Portuguesa de Pediatria2014-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25754/pjp.2013.3490por2184-44532184-3333Dias, JoanaCosta, SandraMartins, Sofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T02:53:48Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:24:04.224715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prevenção de acidentes em idade pediátrica: o que sabem os pais e o que fazem os médicos
title Prevenção de acidentes em idade pediátrica: o que sabem os pais e o que fazem os médicos
spellingShingle Prevenção de acidentes em idade pediátrica: o que sabem os pais e o que fazem os médicos
Dias, Joana
Original articles
title_short Prevenção de acidentes em idade pediátrica: o que sabem os pais e o que fazem os médicos
title_full Prevenção de acidentes em idade pediátrica: o que sabem os pais e o que fazem os médicos
title_fullStr Prevenção de acidentes em idade pediátrica: o que sabem os pais e o que fazem os médicos
title_full_unstemmed Prevenção de acidentes em idade pediátrica: o que sabem os pais e o que fazem os médicos
title_sort Prevenção de acidentes em idade pediátrica: o que sabem os pais e o que fazem os médicos
author Dias, Joana
author_facet Dias, Joana
Costa, Sandra
Martins, Sofia
author_role author
author2 Costa, Sandra
Martins, Sofia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Joana
Costa, Sandra
Martins, Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Original articles
topic Original articles
description Introdução: Os traumatismos resultantes de acidentes de viação ou domésticos são, nos países desenvolvidos, a maior causa de mortalidade e morbilidade em crianças com mais de um ano. A maioria é evitável através de medidas de segurança fáceis de adotar, desempenhando os pediatras e médicos de família (MF) um papel fundamental na prevenção primária. Objectivo: Analisar a utilização de medidas de prevenção de acidentes pelos pais, e a frequência com que informação sobre este tema é veiculada nas consultas de saúde infantil (CSI’s) pelos pediatras e médicos de família. Material e métodos: Distribuição de inquéritos, aos pais/ encarregados de educação (EE) de crianças que frequentam um infantário público, sobre prevenção de acidentes (importância do tema, utilização de medidas de protecção, fontes de informação e frequência da sua abordagem na CSI da criança). Resultados: Obtiveram-se 245 questionários válidos, preenchidos pelos EE de crianças com idade média de 40 meses (6-75 meses). Consideram este tema muito importante 95% dos pais, 99% afirma ter cadeira para o automóvel de acordo com a idade e peso da criança, 89% referem apertar os cintos adequadamente em todos os percursos. As medidas de segurança mais utilizadas em casa são a colocação de objectos perigosos em locais inacessíveis, a utilização de brinquedos recomendados para a idade da criança (93% cada) e berços com grades/ grades para a cama (79%). Referem utilizar ou ter intenção de utilizar capacete nas actividades desportivas 37% dos pais. Pais com menores habilitações afirmam que esse tema é abordado nas consultas sempre ou quase sempre (25% e 44% respectivamente), enquanto 30% dos EE com maior nível de escolaridade refere que esse assunto raramente é abordado nas CSI’s. Conclusão: Muitos EE ainda não utilizam medidas adequadas de prevenção de acidentes nem recebem informação sobre esse assunto nas CSI´s, o que reforça a necessidade de abordar este tema em todas as CSI’s, tal como se prevê no Programa de Saúde Infantil e Juvenil.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25754/pjp.2013.3490
url https://doi.org/10.25754/pjp.2013.3490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-4453
2184-3333
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Pediatria
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Pediatria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133512846016512