Estarão as agências de viagens portuguesas preparadas para satisfazer o mercado do turismo acessível?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveiro, André
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Eusébio, Celeste, Teixeira, Leonor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38709
Resumo: No âmbito do turismo acessível, as Agências de Viagens (AVs) enquanto intermediários podem desempenhar um papel de facilitadores ao acesso físico de produtos e/ou serviços turísticos, caso cumpram com os requisitos de acessibilidade. O presente estudo pretende analisar as reclamações sobre as agências de viagens e operadores turísticos existentes em Portugal, efetuadas por pessoas que fazem parte do mercado do turismo acessível, e identicar que tipo de constrangimentos/barreiras encontram durante a aquisição e usufruto de serviços turísticos adquiridos através das AVs. Os resultados obtidos revelam que as AVs em Portugal não estão totalmente preparadas para satisfazer as necessidades do mercado do turismo acessível. A maioria das reclamações relaciona-se com a falta de acessibilidade dos produtos turísticos que comercializam e a atitude dos profissionais das empresas turísticas. O artigo termina com algumas sugestões para aumentar a acessibilidade dos produtos oferecidos pelas AVs.
id RCAP_7ceb6a29abc45adeb1d703fc864060b6
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38709
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estarão as agências de viagens portuguesas preparadas para satisfazer o mercado do turismo acessível?Agências de Viagens (AVs)Turismo Acessível (TA)Pessoas com Incapacidade (PCI)ReclamaçõesBarreirasNo âmbito do turismo acessível, as Agências de Viagens (AVs) enquanto intermediários podem desempenhar um papel de facilitadores ao acesso físico de produtos e/ou serviços turísticos, caso cumpram com os requisitos de acessibilidade. O presente estudo pretende analisar as reclamações sobre as agências de viagens e operadores turísticos existentes em Portugal, efetuadas por pessoas que fazem parte do mercado do turismo acessível, e identicar que tipo de constrangimentos/barreiras encontram durante a aquisição e usufruto de serviços turísticos adquiridos através das AVs. Os resultados obtidos revelam que as AVs em Portugal não estão totalmente preparadas para satisfazer as necessidades do mercado do turismo acessível. A maioria das reclamações relaciona-se com a falta de acessibilidade dos produtos turísticos que comercializam e a atitude dos profissionais das empresas turísticas. O artigo termina com algumas sugestões para aumentar a acessibilidade dos produtos oferecidos pelas AVs.In the context of accessible tourism, Travel Agencies (TAs), as intermediaries, can play an important role as facilitators of access to tourism products if they meet accessibility requirements. This study aims to analyze complaints about TAs in Portugal carried by people who belong to accessible tourism market and identify what kind of constraints/barriers they encounter during the acquisition and enjoyment of tourism services acquired through TAs. The results show that TAs in Portugal are not fully prepared to meet the needs of the accessible tourism market. Most of the complaints are related to the lack of accessibility of the tourism products that they sell and the attitudes of the professionals of the tourism companies. The article ends with some suggestions for increasing the accessibility of products offered by travel agencies.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-17T11:36:40Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38709por10.34624/rtd.v0i33.20420Silveiro, AndréEusébio, CelesteTeixeira, Leonorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:30Zoai:ria.ua.pt:10773/38709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:03.085953Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estarão as agências de viagens portuguesas preparadas para satisfazer o mercado do turismo acessível?
title Estarão as agências de viagens portuguesas preparadas para satisfazer o mercado do turismo acessível?
spellingShingle Estarão as agências de viagens portuguesas preparadas para satisfazer o mercado do turismo acessível?
Silveiro, André
Agências de Viagens (AVs)
Turismo Acessível (TA)
Pessoas com Incapacidade (PCI)
Reclamações
Barreiras
title_short Estarão as agências de viagens portuguesas preparadas para satisfazer o mercado do turismo acessível?
title_full Estarão as agências de viagens portuguesas preparadas para satisfazer o mercado do turismo acessível?
title_fullStr Estarão as agências de viagens portuguesas preparadas para satisfazer o mercado do turismo acessível?
title_full_unstemmed Estarão as agências de viagens portuguesas preparadas para satisfazer o mercado do turismo acessível?
title_sort Estarão as agências de viagens portuguesas preparadas para satisfazer o mercado do turismo acessível?
author Silveiro, André
author_facet Silveiro, André
Eusébio, Celeste
Teixeira, Leonor
author_role author
author2 Eusébio, Celeste
Teixeira, Leonor
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveiro, André
Eusébio, Celeste
Teixeira, Leonor
dc.subject.por.fl_str_mv Agências de Viagens (AVs)
Turismo Acessível (TA)
Pessoas com Incapacidade (PCI)
Reclamações
Barreiras
topic Agências de Viagens (AVs)
Turismo Acessível (TA)
Pessoas com Incapacidade (PCI)
Reclamações
Barreiras
description No âmbito do turismo acessível, as Agências de Viagens (AVs) enquanto intermediários podem desempenhar um papel de facilitadores ao acesso físico de produtos e/ou serviços turísticos, caso cumpram com os requisitos de acessibilidade. O presente estudo pretende analisar as reclamações sobre as agências de viagens e operadores turísticos existentes em Portugal, efetuadas por pessoas que fazem parte do mercado do turismo acessível, e identicar que tipo de constrangimentos/barreiras encontram durante a aquisição e usufruto de serviços turísticos adquiridos através das AVs. Os resultados obtidos revelam que as AVs em Portugal não estão totalmente preparadas para satisfazer as necessidades do mercado do turismo acessível. A maioria das reclamações relaciona-se com a falta de acessibilidade dos produtos turísticos que comercializam e a atitude dos profissionais das empresas turísticas. O artigo termina com algumas sugestões para aumentar a acessibilidade dos produtos oferecidos pelas AVs.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020-01-01
2023-07-17T11:36:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38709
url http://hdl.handle.net/10773/38709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.34624/rtd.v0i33.20420
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DEGEIT - Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv DEGEIT - Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137741712130048