Estarão os hotéis portugueses preparados para receber hóspedes com incapacidade?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38767 |
Resumo: | O turismo é, na atualidade, uma das principais atividades económicas a nível mundial, contribuindo para o desenvolvimento económico, social e cultural das comunidades recetoras e dos seus praticantes. No entanto, existem ainda vários constrangimentos que dificultam o acesso de alguns grupos à prática de atividades turísticas. As pessoas com incapacidade são um dos grupos que enfrenta muitos constrangimentos na aquisição de produtos turísticos. No sentido de perceber se a oferta turística está preparada para receber hóspedes com incapacidade, o presente estudo tem por objetivo verificar se os hotéis portugueses estão preparados para receber hóspedes com incapacidade motora e/ou sensorial. Para alcançar esse objetivo, foi aplicado um inquérito por questionário, em 2015, aos gestores dos hotéis portugueses. Os resultados sugerem que o turismo acessível não é valorizado pelos gestores hoteleiros inquiridos e que nas unidades hoteleiras apenas predominam os parâmetros de acessibilidade definidos pela legislação atual. Existem ainda muitos obstáculos que os hóspedes com incapacidade motora e/ou sensorial têm que enfrentar se desejarem ficar alojados num hotel em Portugal. O artigo termina com algumas recomendações para aumentar a acessibilidade das unidades hoteleiras Portuguesas. |
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Estarão os hotéis portugueses preparados para receber hóspedes com incapacidade?Turismo acessívelHotelariaConstrangimentosHóspedes com incapacidadeO turismo é, na atualidade, uma das principais atividades económicas a nível mundial, contribuindo para o desenvolvimento económico, social e cultural das comunidades recetoras e dos seus praticantes. No entanto, existem ainda vários constrangimentos que dificultam o acesso de alguns grupos à prática de atividades turísticas. As pessoas com incapacidade são um dos grupos que enfrenta muitos constrangimentos na aquisição de produtos turísticos. No sentido de perceber se a oferta turística está preparada para receber hóspedes com incapacidade, o presente estudo tem por objetivo verificar se os hotéis portugueses estão preparados para receber hóspedes com incapacidade motora e/ou sensorial. Para alcançar esse objetivo, foi aplicado um inquérito por questionário, em 2015, aos gestores dos hotéis portugueses. Os resultados sugerem que o turismo acessível não é valorizado pelos gestores hoteleiros inquiridos e que nas unidades hoteleiras apenas predominam os parâmetros de acessibilidade definidos pela legislação atual. Existem ainda muitos obstáculos que os hóspedes com incapacidade motora e/ou sensorial têm que enfrentar se desejarem ficar alojados num hotel em Portugal. O artigo termina com algumas recomendações para aumentar a acessibilidade das unidades hoteleiras Portuguesas.In nowadays tourism is one of the most important economic activities worldwide, contributing to the economic, social and cultural development of local communities and for the cultural enrichment of the visitors. However, there are still several constraints that impede the access of some groups to the practice of tourism activities. People with disabilities are one of these groups facing many constraints in the acquisition of tourism products. To understand if the tourism supply is prepared to receive guests with disabilities, the present study aims to analyze if the Portuguese hotels are prepared to receive guests with physical and sensorial disabilities. To accomplish this objetive, a survey was carried out to Portuguese hotel managers, in 2015. The results obtained reveal that the guests with disabilities are not a relevant market for hotel managers surveyed. Moreover, in the hotels analyzed in this research only the accessibility parameters defined by current legislation are presents. There are still many obstacles that guests with physical and sensorial disabilities have to face if they wish to stay in a Portuguese hotel. The paper ends with some recommendations to increase the accessibility level of the Portuguese hotels.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-18T11:32:44Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38767por10.34624/rtd.v1i27/28.8417Pinho, SaraEusébio, Celesteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:37Zoai:ria.ua.pt:10773/38767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:05.039568Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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