Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior em Aparecida de Goiânia, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Sarah Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12264
Resumo: O estudo tem por objetivo analisar práticas de Educação inclusiva no Ensino Superior, em comunidade educativa, na perspetiva de estudantes com deficiência e de docentes do curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada de Aparecida de Goiânia. Em consequência, interessou identificar e analisar as principais intervenções e adaptações realizadas numa IES, quanto a acessibilidades e adequações metodológicas, visando os estudantes com deficiência. Neste estudo de caso, aplicou-se uma pesquisa predominantemente qualitativa, conjugando a análise categorial de inquéritos por entrevista a estudantes com deficiência, com a análise estatística de inquéritos por questionário a docentes do curso de Pedagogia. Desta forma, foi possível recolher, analisar e triangular as perceções de professores e estudantes com deficiência, sobre a inclusão e sobre o ensino e a aprendizagem. Os resultados evidenciam as opiniões convergentes dos participantes, quanto à importância da inclusão dos estudantes com deficiência no Ensino Superior. É valorizada a matriz curricular do curso de Pedagogia, que contempla aspectos relacionados com cidadania, direitos humanos e inclusão. Ademais, comprova-se a influência do trabalho colaborativo, enquanto estratégia de inclusão. É ainda evidente a urgência em mais formação continuada aos docentes nesta área. Por último, destaca-se a interligação entre formação e desenvolvimento de estudantes e professores, em comunidade educativa, embora ainda haja um longo caminho a percorrer, no Ensino Superior, a fim de proporcionar mais igualdade e qualidade de aprendizagem aos estudantes com deficiência..
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