Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior em Aparecida de Goiânia, Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/12264 |
Resumo: | O estudo tem por objetivo analisar práticas de Educação inclusiva no Ensino Superior, em comunidade educativa, na perspetiva de estudantes com deficiência e de docentes do curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada de Aparecida de Goiânia. Em consequência, interessou identificar e analisar as principais intervenções e adaptações realizadas numa IES, quanto a acessibilidades e adequações metodológicas, visando os estudantes com deficiência. Neste estudo de caso, aplicou-se uma pesquisa predominantemente qualitativa, conjugando a análise categorial de inquéritos por entrevista a estudantes com deficiência, com a análise estatística de inquéritos por questionário a docentes do curso de Pedagogia. Desta forma, foi possível recolher, analisar e triangular as perceções de professores e estudantes com deficiência, sobre a inclusão e sobre o ensino e a aprendizagem. Os resultados evidenciam as opiniões convergentes dos participantes, quanto à importância da inclusão dos estudantes com deficiência no Ensino Superior. É valorizada a matriz curricular do curso de Pedagogia, que contempla aspectos relacionados com cidadania, direitos humanos e inclusão. Ademais, comprova-se a influência do trabalho colaborativo, enquanto estratégia de inclusão. É ainda evidente a urgência em mais formação continuada aos docentes nesta área. Por último, destaca-se a interligação entre formação e desenvolvimento de estudantes e professores, em comunidade educativa, embora ainda haja um longo caminho a percorrer, no Ensino Superior, a fim de proporcionar mais igualdade e qualidade de aprendizagem aos estudantes com deficiência.. |
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Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior em Aparecida de Goiânia, BrasilMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOINCLUSÃO ESCOLARENSINO SUPERIORESTUDANTESCIDADÃOS COM DEFICIÊNCIAPROFESSORESESTUDOS DE CASOBRASILEDUCATIONSCHOOL INCLUSIONHIGHER EDUCATIONSTUDENTSCITIZENS WITH DISABILITIESTEACHERSCASE STUDIESBRAZILO estudo tem por objetivo analisar práticas de Educação inclusiva no Ensino Superior, em comunidade educativa, na perspetiva de estudantes com deficiência e de docentes do curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada de Aparecida de Goiânia. Em consequência, interessou identificar e analisar as principais intervenções e adaptações realizadas numa IES, quanto a acessibilidades e adequações metodológicas, visando os estudantes com deficiência. Neste estudo de caso, aplicou-se uma pesquisa predominantemente qualitativa, conjugando a análise categorial de inquéritos por entrevista a estudantes com deficiência, com a análise estatística de inquéritos por questionário a docentes do curso de Pedagogia. Desta forma, foi possível recolher, analisar e triangular as perceções de professores e estudantes com deficiência, sobre a inclusão e sobre o ensino e a aprendizagem. Os resultados evidenciam as opiniões convergentes dos participantes, quanto à importância da inclusão dos estudantes com deficiência no Ensino Superior. É valorizada a matriz curricular do curso de Pedagogia, que contempla aspectos relacionados com cidadania, direitos humanos e inclusão. Ademais, comprova-se a influência do trabalho colaborativo, enquanto estratégia de inclusão. É ainda evidente a urgência em mais formação continuada aos docentes nesta área. Por último, destaca-se a interligação entre formação e desenvolvimento de estudantes e professores, em comunidade educativa, embora ainda haja um longo caminho a percorrer, no Ensino Superior, a fim de proporcionar mais igualdade e qualidade de aprendizagem aos estudantes com deficiência..This study aims to analyze practices in Inclusive Education in Higher Education, in educational community, from the perspective of students with disabilities and of Pedagogy course teachers of a private Higher Education Institution (HEI) in Aparecida de Goiânia, Goiás state, Brazil. Consequently, it was interesting to identify and analyze the main interventions and adaptations carried out in that HEI, regarding to accessibility and methodological adaptations, targeting students with disabilities. In this case study, a predominantly qualitative research was applied, combining the categorical analysis of surveys by interview to students with disabilities, with the statistical analysis of surveys by questionnaire to teachers of Pedagogy course. In this way, it was possible to collect, analyze and triangulate the perceptions of teachers and of students with disabilities about inclusion and about teaching and learning. The results show the participants’ convergent opinions regarding the importance of the inclusion of students with disabilities in Higher Education. The curricular matrix of Pedagogy course is valued, which includes aspects related to citizenship, human rights and inclusion. Furthermore, it’s proved the collaborative work’s influence as an inclusion strategy. The urgency for further continuing training for teachers in this area is evident. Finally, it’s stand out the interconnection between training and development of students and teachers in educational community, although there is still a long way to go in Higher Education, in order to provide more equality and quality of learning to students with disabilities.2021-12-20T11:13:18Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12264TID:202581578porBarros, Sarah Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:26Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:10.532873Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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