Violência: um estudo sobre o fenômeno e suas implicações no convívio escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Márcio Tavares da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6827
Resumo: Esta pesquisa visou abordar a violência enquanto problema que gera impactos e consequências marcantes e que se apresenta de forma complexa e diversificada, em vários segmentos e organizações da sociedade. Dentre as organizações, destacamos a escola, que também convive com diferentes tipos de violência que afetam seu cotidiano. No Brasil, isso vem causando prejuízos às crianças, aos adolescentes, aos jovens e ao corpo-técnico-pedagógico, muitas vezes impedindo aquela instituição de exercer sua principal função social que é garantir a construção de conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo. Em face dessa realidade, foi feito um estudo investigativo na Escola Municipal Governador Leonel Brizola, de Ensino Fundamental, no município de São Luís, no estado brasileiro do Maranhão, com o objetivo de estudar o fenômeno da violência e a forma como este é percebido pela comunidade dessa instituição. Foram aplicados questionários semiestruturados, com enfoque nas diversas formas de violência que podem acometer a escola, em estudantes do 5º ano (idade: 10 a 11 anos) (n=15), com seus respectivos pais (n=15), com o corpo docente (n=3), com coordenação pedagógica (n=1) e com a gestão escolar (n=1), compondo a amostra total de 35 participantes. Para análise das respostas foi utilizado o pacote estatístico digital SPSS. Análise dos dados e os resultados coletados sugerem que os participantes tendem a reconhecer com maior frequência as agressões verbais com definidoras do que caracterizaria um ato violento, sendo também essas agressões as de maior incidência na escola estudada. Além disso, são mais frequentes atos violentos praticados entre alunos. As respostas aos questionários sugerem também existe uma sensação difusa de insegurança, sentida pelos participantes, que acomete o interior da escola. Dada a complexidade do tema e os limites do presente trabalho, sugerem-se mais pesquisas que enfoquem a violência em escolas públicas, utilizando-se da mesma faixa de idade aqui utilizada, para reforçar os achados aqui trazidos e para ajudar amenizar a problemática, preparando melhor as novas gerações para um melhor convívio em sociedade.
id RCAP_3794273d9bd578c56c08ae9ae3b8f18a
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/6827
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Violência: um estudo sobre o fenômeno e suas implicações no convívio escolarEscolaSociedadeViolênciaDesempenho escolarSchoolSocietyViolenceSchool performanceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::DireitoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaEsta pesquisa visou abordar a violência enquanto problema que gera impactos e consequências marcantes e que se apresenta de forma complexa e diversificada, em vários segmentos e organizações da sociedade. Dentre as organizações, destacamos a escola, que também convive com diferentes tipos de violência que afetam seu cotidiano. No Brasil, isso vem causando prejuízos às crianças, aos adolescentes, aos jovens e ao corpo-técnico-pedagógico, muitas vezes impedindo aquela instituição de exercer sua principal função social que é garantir a construção de conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo. Em face dessa realidade, foi feito um estudo investigativo na Escola Municipal Governador Leonel Brizola, de Ensino Fundamental, no município de São Luís, no estado brasileiro do Maranhão, com o objetivo de estudar o fenômeno da violência e a forma como este é percebido pela comunidade dessa instituição. Foram aplicados questionários semiestruturados, com enfoque nas diversas formas de violência que podem acometer a escola, em estudantes do 5º ano (idade: 10 a 11 anos) (n=15), com seus respectivos pais (n=15), com o corpo docente (n=3), com coordenação pedagógica (n=1) e com a gestão escolar (n=1), compondo a amostra total de 35 participantes. Para análise das respostas foi utilizado o pacote estatístico digital SPSS. Análise dos dados e os resultados coletados sugerem que os participantes tendem a reconhecer com maior frequência as agressões verbais com definidoras do que caracterizaria um ato violento, sendo também essas agressões as de maior incidência na escola estudada. Além disso, são mais frequentes atos violentos praticados entre alunos. As respostas aos questionários sugerem também existe uma sensação difusa de insegurança, sentida pelos participantes, que acomete o interior da escola. Dada a complexidade do tema e os limites do presente trabalho, sugerem-se mais pesquisas que enfoquem a violência em escolas públicas, utilizando-se da mesma faixa de idade aqui utilizada, para reforçar os achados aqui trazidos e para ajudar amenizar a problemática, preparando melhor as novas gerações para um melhor convívio em sociedade.This research aimed at addressing violence as a problem that generates significant impacts and consequences and presents itself in a complex and diversified way in various segments and organizations of society. Among the organizations, we highlight the school, which also lives with different types of violence that affect their daily lives. In Brazil, this has been causing damage to children, adolescents, young people and the technical-pedagogical body, often preventing that institution from exercising its main social function, which is to guarantee the construction of knowledge, skills and values necessary for the socialization of the individual. In the face of this reality, an investigative study was carried out at the Governor Leonel Brizola Municipal School, Elementary School, in the city of São Luís, in the Brazilian state of Maranhão, with the objective of studying the phenomenon of violence and the way it is perceived by community of this institution. Semi-structured questionnaires with a focus on the various forms of violence that can be carried out in the school were applied to students in the 5th grade (age: 10 to 11 years) (n = 15), with their respective parents (n = 15) (n = 3), with pedagogical coordination (n = 1) and school management (n = 1), making up the total sample of 35 participants. To analyze the responses, the SPSS digital statistical package was used. Analysis of the data and the results collected suggest that the participants tend to recognize verbal aggressions more frequently with definers of what would characterize a violent act, and these aggressions are also the ones with the highest incidence in the school studied. In addition, violent acts among students are more frequent. The responses to the questionnaires also suggest a diffuse sense of insecurity, felt by the participants, that affects the interior of the school. Given the complexity of the theme and the limits of the present study, more research is suggested that focuses on violence in public schools, using the same age range used here, to reinforce the findings and help to alleviate the problem, preparing better the new generations for a better society.Martins, José SoaresRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSilva, Paulo Márcio Tavares da2018-07-25T08:38:35Z2018-07-232018-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6827TID:202706370porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-23T02:02:50Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6827Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:43.693616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Violência: um estudo sobre o fenômeno e suas implicações no convívio escolar
title Violência: um estudo sobre o fenômeno e suas implicações no convívio escolar
spellingShingle Violência: um estudo sobre o fenômeno e suas implicações no convívio escolar
Silva, Paulo Márcio Tavares da
Escola
Sociedade
Violência
Desempenho escolar
School
Society
Violence
School performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Direito
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Violência: um estudo sobre o fenômeno e suas implicações no convívio escolar
title_full Violência: um estudo sobre o fenômeno e suas implicações no convívio escolar
title_fullStr Violência: um estudo sobre o fenômeno e suas implicações no convívio escolar
title_full_unstemmed Violência: um estudo sobre o fenômeno e suas implicações no convívio escolar
title_sort Violência: um estudo sobre o fenômeno e suas implicações no convívio escolar
author Silva, Paulo Márcio Tavares da
author_facet Silva, Paulo Márcio Tavares da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, José Soares
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paulo Márcio Tavares da
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Sociedade
Violência
Desempenho escolar
School
Society
Violence
School performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Direito
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Escola
Sociedade
Violência
Desempenho escolar
School
Society
Violence
School performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Direito
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Esta pesquisa visou abordar a violência enquanto problema que gera impactos e consequências marcantes e que se apresenta de forma complexa e diversificada, em vários segmentos e organizações da sociedade. Dentre as organizações, destacamos a escola, que também convive com diferentes tipos de violência que afetam seu cotidiano. No Brasil, isso vem causando prejuízos às crianças, aos adolescentes, aos jovens e ao corpo-técnico-pedagógico, muitas vezes impedindo aquela instituição de exercer sua principal função social que é garantir a construção de conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo. Em face dessa realidade, foi feito um estudo investigativo na Escola Municipal Governador Leonel Brizola, de Ensino Fundamental, no município de São Luís, no estado brasileiro do Maranhão, com o objetivo de estudar o fenômeno da violência e a forma como este é percebido pela comunidade dessa instituição. Foram aplicados questionários semiestruturados, com enfoque nas diversas formas de violência que podem acometer a escola, em estudantes do 5º ano (idade: 10 a 11 anos) (n=15), com seus respectivos pais (n=15), com o corpo docente (n=3), com coordenação pedagógica (n=1) e com a gestão escolar (n=1), compondo a amostra total de 35 participantes. Para análise das respostas foi utilizado o pacote estatístico digital SPSS. Análise dos dados e os resultados coletados sugerem que os participantes tendem a reconhecer com maior frequência as agressões verbais com definidoras do que caracterizaria um ato violento, sendo também essas agressões as de maior incidência na escola estudada. Além disso, são mais frequentes atos violentos praticados entre alunos. As respostas aos questionários sugerem também existe uma sensação difusa de insegurança, sentida pelos participantes, que acomete o interior da escola. Dada a complexidade do tema e os limites do presente trabalho, sugerem-se mais pesquisas que enfoquem a violência em escolas públicas, utilizando-se da mesma faixa de idade aqui utilizada, para reforçar os achados aqui trazidos e para ajudar amenizar a problemática, preparando melhor as novas gerações para um melhor convívio em sociedade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-25T08:38:35Z
2018-07-23
2018-07-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/6827
TID:202706370
url http://hdl.handle.net/10284/6827
identifier_str_mv TID:202706370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130303801851904