A Escola sob a Perspetiva dos Profissionais de Ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/6614 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo principal traçar o perfil da escola e do seu funcionamento, sob o ponto de vista dos profissionais, professores e não professores. O método adotado é de natureza quantitativa, tratando-se de um estudo exploratório, observacional, descritivo, transversal, retrospetivo e assente no autorrelato. O instrumento utilizado é o inquérito, tendo-se administrado o questionário do Diagnóstico do Meio Escolar (DME). A amostra foi constituída, aleatoriamente, por 72 sujeitos, que desempenham funções em 4 escolas de diferentes localidades, nos arredores de Lisboa. As conclusões deste estudo demonstraram-se enriquecedoras e produtivas no entendimento que abarca a divulgação do sistema disciplinar da escola, das suas condições, dos profissionais de ensino, a diminuição e prevenção de comportamentos delinquentes e incivilidades. Foi um estudo que se revelou imperativo, possibilitando mudanças comportamentais e no âmbito das atividades é de salientar, maior alargamento na realização de atividades que promovam e incentivem a participação dos alunos, dos pais e da comunidade, possibilitando desta forma o acesso a uma perceção mais ampla do contexto escolar, permitindo que os profissionais possam dispor de estratégias, no contexto das áreas que carecem de intervenção. |
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A Escola sob a Perspetiva dos Profissionais de EnsinoEscolaAvaliaçãoComportamentoViolênciaSchoolEvaluationBehaviorViolenceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::DireitoO presente estudo tem como objetivo principal traçar o perfil da escola e do seu funcionamento, sob o ponto de vista dos profissionais, professores e não professores. O método adotado é de natureza quantitativa, tratando-se de um estudo exploratório, observacional, descritivo, transversal, retrospetivo e assente no autorrelato. O instrumento utilizado é o inquérito, tendo-se administrado o questionário do Diagnóstico do Meio Escolar (DME). A amostra foi constituída, aleatoriamente, por 72 sujeitos, que desempenham funções em 4 escolas de diferentes localidades, nos arredores de Lisboa. As conclusões deste estudo demonstraram-se enriquecedoras e produtivas no entendimento que abarca a divulgação do sistema disciplinar da escola, das suas condições, dos profissionais de ensino, a diminuição e prevenção de comportamentos delinquentes e incivilidades. Foi um estudo que se revelou imperativo, possibilitando mudanças comportamentais e no âmbito das atividades é de salientar, maior alargamento na realização de atividades que promovam e incentivem a participação dos alunos, dos pais e da comunidade, possibilitando desta forma o acesso a uma perceção mais ampla do contexto escolar, permitindo que os profissionais possam dispor de estratégias, no contexto das áreas que carecem de intervenção.The main objective of this study is to outline the school's profile and its functioning, from the point of view of professionals, teachers and non-teachers. The method adopted is quantitative, being an exploratory, observational, descriptive, cross-sectional, retrospective study based on self-report. The instrument used was the survey, and the DME questionnaire - Diagnosis of the School Environment was administered. The sample consists of 72 individuals who perform functions in schools of different locations. It is concluded that measures are necessary to improve the school's disciplinary system and its conditions, reduce and prevent delinquent behavior and incivility, and carry out activities that promote student, parent and community participation.Nunes, Laura M.Pires, HorácioRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPereira, Maria Arcanja Hussene2020-05-03T00:30:09Z2018-05-03T00:00:00Z2018-05-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6614porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:00Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6614Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:30.870847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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