Violência: um estudo sobre o fenômeno e suas implicações no convívio escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/6827 |
Resumo: | Esta pesquisa visou abordar a violência enquanto problema que gera impactos e consequências marcantes e que se apresenta de forma complexa e diversificada, em vários segmentos e organizações da sociedade. Dentre as organizações, destacamos a escola, que também convive com diferentes tipos de violência que afetam seu cotidiano. No Brasil, isso vem causando prejuízos às crianças, aos adolescentes, aos jovens e ao corpo-técnico-pedagógico, muitas vezes impedindo aquela instituição de exercer sua principal função social que é garantir a construção de conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo. Em face dessa realidade, foi feito um estudo investigativo na Escola Municipal Governador Leonel Brizola, de Ensino Fundamental, no município de São Luís, no estado brasileiro do Maranhão, com o objetivo de estudar o fenômeno da violência e a forma como este é percebido pela comunidade dessa instituição. Foram aplicados questionários semiestruturados, com enfoque nas diversas formas de violência que podem acometer a escola, em estudantes do 5º ano (idade: 10 a 11 anos) (n=15), com seus respectivos pais (n=15), com o corpo docente (n=3), com coordenação pedagógica (n=1) e com a gestão escolar (n=1), compondo a amostra total de 35 participantes. Para análise das respostas foi utilizado o pacote estatístico digital SPSS. Análise dos dados e os resultados coletados sugerem que os participantes tendem a reconhecer com maior frequência as agressões verbais com definidoras do que caracterizaria um ato violento, sendo também essas agressões as de maior incidência na escola estudada. Além disso, são mais frequentes atos violentos praticados entre alunos. As respostas aos questionários sugerem também existe uma sensação difusa de insegurança, sentida pelos participantes, que acomete o interior da escola. Dada a complexidade do tema e os limites do presente trabalho, sugerem-se mais pesquisas que enfoquem a violência em escolas públicas, utilizando-se da mesma faixa de idade aqui utilizada, para reforçar os achados aqui trazidos e para ajudar amenizar a problemática, preparando melhor as novas gerações para um melhor convívio em sociedade. |
id |
RCAP_3794273d9bd578c56c08ae9ae3b8f18a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/6827 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Violência: um estudo sobre o fenômeno e suas implicações no convívio escolarEscolaSociedadeViolênciaDesempenho escolarSchoolSocietyViolenceSchool performanceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::DireitoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaEsta pesquisa visou abordar a violência enquanto problema que gera impactos e consequências marcantes e que se apresenta de forma complexa e diversificada, em vários segmentos e organizações da sociedade. Dentre as organizações, destacamos a escola, que também convive com diferentes tipos de violência que afetam seu cotidiano. No Brasil, isso vem causando prejuízos às crianças, aos adolescentes, aos jovens e ao corpo-técnico-pedagógico, muitas vezes impedindo aquela instituição de exercer sua principal função social que é garantir a construção de conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo. Em face dessa realidade, foi feito um estudo investigativo na Escola Municipal Governador Leonel Brizola, de Ensino Fundamental, no município de São Luís, no estado brasileiro do Maranhão, com o objetivo de estudar o fenômeno da violência e a forma como este é percebido pela comunidade dessa instituição. Foram aplicados questionários semiestruturados, com enfoque nas diversas formas de violência que podem acometer a escola, em estudantes do 5º ano (idade: 10 a 11 anos) (n=15), com seus respectivos pais (n=15), com o corpo docente (n=3), com coordenação pedagógica (n=1) e com a gestão escolar (n=1), compondo a amostra total de 35 participantes. Para análise das respostas foi utilizado o pacote estatístico digital SPSS. Análise dos dados e os resultados coletados sugerem que os participantes tendem a reconhecer com maior frequência as agressões verbais com definidoras do que caracterizaria um ato violento, sendo também essas agressões as de maior incidência na escola estudada. Além disso, são mais frequentes atos violentos praticados entre alunos. As respostas aos questionários sugerem também existe uma sensação difusa de insegurança, sentida pelos participantes, que acomete o interior da escola. Dada a complexidade do tema e os limites do presente trabalho, sugerem-se mais pesquisas que enfoquem a violência em escolas públicas, utilizando-se da mesma faixa de idade aqui utilizada, para reforçar os achados aqui trazidos e para ajudar amenizar a problemática, preparando melhor as novas gerações para um melhor convívio em sociedade.This research aimed at addressing violence as a problem that generates significant impacts and consequences and presents itself in a complex and diversified way in various segments and organizations of society. Among the organizations, we highlight the school, which also lives with different types of violence that affect their daily lives. In Brazil, this has been causing damage to children, adolescents, young people and the technical-pedagogical body, often preventing that institution from exercising its main social function, which is to guarantee the construction of knowledge, skills and values necessary for the socialization of the individual. In the face of this reality, an investigative study was carried out at the Governor Leonel Brizola Municipal School, Elementary School, in the city of São Luís, in the Brazilian state of Maranhão, with the objective of studying the phenomenon of violence and the way it is perceived by community of this institution. Semi-structured questionnaires with a focus on the various forms of violence that can be carried out in the school were applied to students in the 5th grade (age: 10 to 11 years) (n = 15), with their respective parents (n = 15) (n = 3), with pedagogical coordination (n = 1) and school management (n = 1), making up the total sample of 35 participants. To analyze the responses, the SPSS digital statistical package was used. Analysis of the data and the results collected suggest that the participants tend to recognize verbal aggressions more frequently with definers of what would characterize a violent act, and these aggressions are also the ones with the highest incidence in the school studied. In addition, violent acts among students are more frequent. The responses to the questionnaires also suggest a diffuse sense of insecurity, felt by the participants, that affects the interior of the school. Given the complexity of the theme and the limits of the present study, more research is suggested that focuses on violence in public schools, using the same age range used here, to reinforce the findings and help to alleviate the problem, preparing better the new generations for a better society.Martins, José SoaresRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSilva, Paulo Márcio Tavares da2018-07-25T08:38:35Z2018-07-232018-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6827TID:202706370porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-23T02:02:50Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6827Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:43.693616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência: um estudo sobre o fenômeno e suas implicações no convívio escolar |
title |
Violência: um estudo sobre o fenômeno e suas implicações no convívio escolar |
spellingShingle |
Violência: um estudo sobre o fenômeno e suas implicações no convívio escolar Silva, Paulo Márcio Tavares da Escola Sociedade Violência Desempenho escolar School Society Violence School performance Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Direito Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Violência: um estudo sobre o fenômeno e suas implicações no convívio escolar |
title_full |
Violência: um estudo sobre o fenômeno e suas implicações no convívio escolar |
title_fullStr |
Violência: um estudo sobre o fenômeno e suas implicações no convívio escolar |
title_full_unstemmed |
Violência: um estudo sobre o fenômeno e suas implicações no convívio escolar |
title_sort |
Violência: um estudo sobre o fenômeno e suas implicações no convívio escolar |
author |
Silva, Paulo Márcio Tavares da |
author_facet |
Silva, Paulo Márcio Tavares da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, José Soares Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Paulo Márcio Tavares da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Sociedade Violência Desempenho escolar School Society Violence School performance Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Direito Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Escola Sociedade Violência Desempenho escolar School Society Violence School performance Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Direito Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Esta pesquisa visou abordar a violência enquanto problema que gera impactos e consequências marcantes e que se apresenta de forma complexa e diversificada, em vários segmentos e organizações da sociedade. Dentre as organizações, destacamos a escola, que também convive com diferentes tipos de violência que afetam seu cotidiano. No Brasil, isso vem causando prejuízos às crianças, aos adolescentes, aos jovens e ao corpo-técnico-pedagógico, muitas vezes impedindo aquela instituição de exercer sua principal função social que é garantir a construção de conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo. Em face dessa realidade, foi feito um estudo investigativo na Escola Municipal Governador Leonel Brizola, de Ensino Fundamental, no município de São Luís, no estado brasileiro do Maranhão, com o objetivo de estudar o fenômeno da violência e a forma como este é percebido pela comunidade dessa instituição. Foram aplicados questionários semiestruturados, com enfoque nas diversas formas de violência que podem acometer a escola, em estudantes do 5º ano (idade: 10 a 11 anos) (n=15), com seus respectivos pais (n=15), com o corpo docente (n=3), com coordenação pedagógica (n=1) e com a gestão escolar (n=1), compondo a amostra total de 35 participantes. Para análise das respostas foi utilizado o pacote estatístico digital SPSS. Análise dos dados e os resultados coletados sugerem que os participantes tendem a reconhecer com maior frequência as agressões verbais com definidoras do que caracterizaria um ato violento, sendo também essas agressões as de maior incidência na escola estudada. Além disso, são mais frequentes atos violentos praticados entre alunos. As respostas aos questionários sugerem também existe uma sensação difusa de insegurança, sentida pelos participantes, que acomete o interior da escola. Dada a complexidade do tema e os limites do presente trabalho, sugerem-se mais pesquisas que enfoquem a violência em escolas públicas, utilizando-se da mesma faixa de idade aqui utilizada, para reforçar os achados aqui trazidos e para ajudar amenizar a problemática, preparando melhor as novas gerações para um melhor convívio em sociedade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-25T08:38:35Z 2018-07-23 2018-07-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/6827 TID:202706370 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/6827 |
identifier_str_mv |
TID:202706370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130303801851904 |