Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Paula Isabel Ferreira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/13869
Resumo: No mundo actual a Ciência e a Tecnologia estão presentes na vida quotidiana do ser humano, desempenhando a escola um papel importante na promoção da literacia científica da sociedade. Os professores de Ciências devem contribuir para a compreensão da Ciência e da Tecnologia, das relações entre uma e outra e das suas implicações na Sociedade, devendo para isso pensar e orientar actividades lectivas que permitam ao aluno desenvolver determinadas atitudes, valores e capacidades que o ajudem a crescer a nível pessoal, social e profissional e que lhe permitam dar resposta às novas exigências da sociedade. Assim, foram desenvolvidos dois estudos, um ao nível do 8ºano e outro ao nível do 11ºano, onde se pretendeu motivar os alunos para o estudo das ciências e promover a mudança conceptual nos mesmos. Os dois estudos consistiram em adoptar metodologias diferentes no processo de ensino-aprendizagem, que contribuíssem para uma melhor compreensão dos conteúdos leccionados nas unidades temáticas Comunicações, no 11ºano e Reacções Químicas, no 8ºano. O primeiro estudo, realizado no 11ºano, tinha como papel fundamental a regulação do ensino e da aprendizagem, permitindo obter informação acerca da evolução do nível de conhecimentos que seriam atingidos por cada aluno e tomar decisões sobre a eficácia das metodologias utilizadas com vista ao seu reajustamento. Com o segundo estudo, realizado no 8ºano, pretendeu-se identificar quais as ideias prévias dos alunos sobre os conceitos de ácido, base, lei da conservação da massa e verificar como o trabalho laboratorial promove a motivação dos alunos, o desenvolvimento de competências científicas e da aprendizagem de conhecimentos conceptuais. PALAVRAS CHAVE: Educação em ciência, concepções prévias, actividades laboratoriais, mudança conceptual.
id RCAP_379b4e77f3d48f2023f275702a0451ad
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/13869
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundárioEnsino da física - 8º e 11º anosEnsino da química - 8º e 11º anosNo mundo actual a Ciência e a Tecnologia estão presentes na vida quotidiana do ser humano, desempenhando a escola um papel importante na promoção da literacia científica da sociedade. Os professores de Ciências devem contribuir para a compreensão da Ciência e da Tecnologia, das relações entre uma e outra e das suas implicações na Sociedade, devendo para isso pensar e orientar actividades lectivas que permitam ao aluno desenvolver determinadas atitudes, valores e capacidades que o ajudem a crescer a nível pessoal, social e profissional e que lhe permitam dar resposta às novas exigências da sociedade. Assim, foram desenvolvidos dois estudos, um ao nível do 8ºano e outro ao nível do 11ºano, onde se pretendeu motivar os alunos para o estudo das ciências e promover a mudança conceptual nos mesmos. Os dois estudos consistiram em adoptar metodologias diferentes no processo de ensino-aprendizagem, que contribuíssem para uma melhor compreensão dos conteúdos leccionados nas unidades temáticas Comunicações, no 11ºano e Reacções Químicas, no 8ºano. O primeiro estudo, realizado no 11ºano, tinha como papel fundamental a regulação do ensino e da aprendizagem, permitindo obter informação acerca da evolução do nível de conhecimentos que seriam atingidos por cada aluno e tomar decisões sobre a eficácia das metodologias utilizadas com vista ao seu reajustamento. Com o segundo estudo, realizado no 8ºano, pretendeu-se identificar quais as ideias prévias dos alunos sobre os conceitos de ácido, base, lei da conservação da massa e verificar como o trabalho laboratorial promove a motivação dos alunos, o desenvolvimento de competências científicas e da aprendizagem de conhecimentos conceptuais. PALAVRAS CHAVE: Educação em ciência, concepções prévias, actividades laboratoriais, mudança conceptual.2010-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/13869http://hdl.handle.net/10316/13869porGonçalves, Paula Isabel Ferreira - Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimbra, 2010Gonçalves, Paula Isabel Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:15Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/13869Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:00:22.115817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
spellingShingle Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
Gonçalves, Paula Isabel Ferreira
Ensino da física - 8º e 11º anos
Ensino da química - 8º e 11º anos
title_short Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title_full Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title_fullStr Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title_full_unstemmed Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title_sort Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
author Gonçalves, Paula Isabel Ferreira
author_facet Gonçalves, Paula Isabel Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Paula Isabel Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da física - 8º e 11º anos
Ensino da química - 8º e 11º anos
topic Ensino da física - 8º e 11º anos
Ensino da química - 8º e 11º anos
description No mundo actual a Ciência e a Tecnologia estão presentes na vida quotidiana do ser humano, desempenhando a escola um papel importante na promoção da literacia científica da sociedade. Os professores de Ciências devem contribuir para a compreensão da Ciência e da Tecnologia, das relações entre uma e outra e das suas implicações na Sociedade, devendo para isso pensar e orientar actividades lectivas que permitam ao aluno desenvolver determinadas atitudes, valores e capacidades que o ajudem a crescer a nível pessoal, social e profissional e que lhe permitam dar resposta às novas exigências da sociedade. Assim, foram desenvolvidos dois estudos, um ao nível do 8ºano e outro ao nível do 11ºano, onde se pretendeu motivar os alunos para o estudo das ciências e promover a mudança conceptual nos mesmos. Os dois estudos consistiram em adoptar metodologias diferentes no processo de ensino-aprendizagem, que contribuíssem para uma melhor compreensão dos conteúdos leccionados nas unidades temáticas Comunicações, no 11ºano e Reacções Químicas, no 8ºano. O primeiro estudo, realizado no 11ºano, tinha como papel fundamental a regulação do ensino e da aprendizagem, permitindo obter informação acerca da evolução do nível de conhecimentos que seriam atingidos por cada aluno e tomar decisões sobre a eficácia das metodologias utilizadas com vista ao seu reajustamento. Com o segundo estudo, realizado no 8ºano, pretendeu-se identificar quais as ideias prévias dos alunos sobre os conceitos de ácido, base, lei da conservação da massa e verificar como o trabalho laboratorial promove a motivação dos alunos, o desenvolvimento de competências científicas e da aprendizagem de conhecimentos conceptuais. PALAVRAS CHAVE: Educação em ciência, concepções prévias, actividades laboratoriais, mudança conceptual.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/13869
http://hdl.handle.net/10316/13869
url http://hdl.handle.net/10316/13869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gonçalves, Paula Isabel Ferreira - Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimbra, 2010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133894435405824