Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Carla Maria Alves Dinis.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/13804
Resumo: PALAVRAS-CHAVE: Estágio Pedagógico, Ensino da Física; Ensino da Química, Mestrado em Ensino. A elaboração de um Relatório de Estágio Pedagógico é a reflexão de toda a actividade pedagógica e intervenção na comunidade escolar, desenvolvida pelo professor estagiário, ao longo do ano lectivo. O Estágio Pedagógico de que resulta este Relatório decorreu durante o ano lectivo de 2009/2010, na Escola Secundária 3º CEB Quinta das Flores, Coimbra, sob a Orientação Pedagógica da Dr.ª Maria Aline Guerra e Orientação Científica, na Componente de Física, do Professor Dr. Décio Ruivo Martins e, na Componente de Química, do Professor Dr. Luís Alberto Batista de Carvalho. A prática de ensino supervisionado ocorreu na disciplina de Ciências Físico-Químicas, do 8º ano de escolaridade e foi desenvolvida em duas aulas de cada componente, que incidiram nas sub-unidades intituladas de “Factores que influenciam as reacções químicas” e “Produção e transmissão de som”. A actividade pedagógica também ocorreu na disciplina de Física e Química A, do 10º ano de escolaridade, sendo que as sub-unidades trabalhadas em oito aulas, e na componente de Química, foram “Atmosfera: temperatura, pressão e densidade em função da altitude” e “ Interacção radiação-matéria”. Por sua vez, na componente da Física a prática pedagógica ocorreu em sete aulas, nas sub-unidades “Transferências e transformações de energia” e “Energia de sistemas com movimento de translação”. Este Relatório de Estágio é composto por uma introdução, quatro capítulos, bibliografia e anexos. Na introdução reflecte-se sobre o ensino e o papel do professor, referem-se os objectivos do estágio, indicam-se as unidades de Física e de Química trabalhadas em cada nível de ensino e apresenta-se sumariamente cada capítulo que constitui este relatório. No capítulo I encontra-se o enquadramento geral, do qual faz parte uma descrição das condições da escola, a caracterização das turmas envolvidas no ensino supervisionado, uma reflexão do apoio prestado à Direcção de Turma, a descrição das actividades extracurriculares desenvolvidas e da participação na semana da Ciência e Tecnologia, dos dois núcleos de estágio e de outras actividades onde estes estiveram presentes. O capítulo II (Ensino Básico) e o capítulo III (Ensino Secundário) contêm a análise dos programas e orientações curriculares, uma referência aos manuais escolares e à gestão de tempos lectivos, bem como a descrição e análise das estratégias de ensino praticadas em cada aula. No capítulo II é também apresentado uma breve síntese dos projectos de investigação educacional das duas componentes, desenvolvidos no 8º ano de escolaridade. O capítulo IV proporciona uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano e sugestões para um futuro profissional.
id RCAP_1091c8d4bdf3db5ca3d1352c9dd807b3
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/13804
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioEnsino da física - 8º e 10º anosEnsino da química - 8º e 10º anosPALAVRAS-CHAVE: Estágio Pedagógico, Ensino da Física; Ensino da Química, Mestrado em Ensino. A elaboração de um Relatório de Estágio Pedagógico é a reflexão de toda a actividade pedagógica e intervenção na comunidade escolar, desenvolvida pelo professor estagiário, ao longo do ano lectivo. O Estágio Pedagógico de que resulta este Relatório decorreu durante o ano lectivo de 2009/2010, na Escola Secundária 3º CEB Quinta das Flores, Coimbra, sob a Orientação Pedagógica da Dr.ª Maria Aline Guerra e Orientação Científica, na Componente de Física, do Professor Dr. Décio Ruivo Martins e, na Componente de Química, do Professor Dr. Luís Alberto Batista de Carvalho. A prática de ensino supervisionado ocorreu na disciplina de Ciências Físico-Químicas, do 8º ano de escolaridade e foi desenvolvida em duas aulas de cada componente, que incidiram nas sub-unidades intituladas de “Factores que influenciam as reacções químicas” e “Produção e transmissão de som”. A actividade pedagógica também ocorreu na disciplina de Física e Química A, do 10º ano de escolaridade, sendo que as sub-unidades trabalhadas em oito aulas, e na componente de Química, foram “Atmosfera: temperatura, pressão e densidade em função da altitude” e “ Interacção radiação-matéria”. Por sua vez, na componente da Física a prática pedagógica ocorreu em sete aulas, nas sub-unidades “Transferências e transformações de energia” e “Energia de sistemas com movimento de translação”. Este Relatório de Estágio é composto por uma introdução, quatro capítulos, bibliografia e anexos. Na introdução reflecte-se sobre o ensino e o papel do professor, referem-se os objectivos do estágio, indicam-se as unidades de Física e de Química trabalhadas em cada nível de ensino e apresenta-se sumariamente cada capítulo que constitui este relatório. No capítulo I encontra-se o enquadramento geral, do qual faz parte uma descrição das condições da escola, a caracterização das turmas envolvidas no ensino supervisionado, uma reflexão do apoio prestado à Direcção de Turma, a descrição das actividades extracurriculares desenvolvidas e da participação na semana da Ciência e Tecnologia, dos dois núcleos de estágio e de outras actividades onde estes estiveram presentes. O capítulo II (Ensino Básico) e o capítulo III (Ensino Secundário) contêm a análise dos programas e orientações curriculares, uma referência aos manuais escolares e à gestão de tempos lectivos, bem como a descrição e análise das estratégias de ensino praticadas em cada aula. No capítulo II é também apresentado uma breve síntese dos projectos de investigação educacional das duas componentes, desenvolvidos no 8º ano de escolaridade. O capítulo IV proporciona uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano e sugestões para um futuro profissional.2010-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/13804http://hdl.handle.net/10316/13804porVicente, Carla Maria Alves Dinis - Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Coimbra, 2012.Vicente, Carla Maria Alves Dinis.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:15Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/13804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:00:21.657322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
title Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
spellingShingle Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Vicente, Carla Maria Alves Dinis.
Ensino da física - 8º e 10º anos
Ensino da química - 8º e 10º anos
title_short Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
title_full Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
title_fullStr Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
title_full_unstemmed Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
title_sort Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
author Vicente, Carla Maria Alves Dinis.
author_facet Vicente, Carla Maria Alves Dinis.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Carla Maria Alves Dinis.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da física - 8º e 10º anos
Ensino da química - 8º e 10º anos
topic Ensino da física - 8º e 10º anos
Ensino da química - 8º e 10º anos
description PALAVRAS-CHAVE: Estágio Pedagógico, Ensino da Física; Ensino da Química, Mestrado em Ensino. A elaboração de um Relatório de Estágio Pedagógico é a reflexão de toda a actividade pedagógica e intervenção na comunidade escolar, desenvolvida pelo professor estagiário, ao longo do ano lectivo. O Estágio Pedagógico de que resulta este Relatório decorreu durante o ano lectivo de 2009/2010, na Escola Secundária 3º CEB Quinta das Flores, Coimbra, sob a Orientação Pedagógica da Dr.ª Maria Aline Guerra e Orientação Científica, na Componente de Física, do Professor Dr. Décio Ruivo Martins e, na Componente de Química, do Professor Dr. Luís Alberto Batista de Carvalho. A prática de ensino supervisionado ocorreu na disciplina de Ciências Físico-Químicas, do 8º ano de escolaridade e foi desenvolvida em duas aulas de cada componente, que incidiram nas sub-unidades intituladas de “Factores que influenciam as reacções químicas” e “Produção e transmissão de som”. A actividade pedagógica também ocorreu na disciplina de Física e Química A, do 10º ano de escolaridade, sendo que as sub-unidades trabalhadas em oito aulas, e na componente de Química, foram “Atmosfera: temperatura, pressão e densidade em função da altitude” e “ Interacção radiação-matéria”. Por sua vez, na componente da Física a prática pedagógica ocorreu em sete aulas, nas sub-unidades “Transferências e transformações de energia” e “Energia de sistemas com movimento de translação”. Este Relatório de Estágio é composto por uma introdução, quatro capítulos, bibliografia e anexos. Na introdução reflecte-se sobre o ensino e o papel do professor, referem-se os objectivos do estágio, indicam-se as unidades de Física e de Química trabalhadas em cada nível de ensino e apresenta-se sumariamente cada capítulo que constitui este relatório. No capítulo I encontra-se o enquadramento geral, do qual faz parte uma descrição das condições da escola, a caracterização das turmas envolvidas no ensino supervisionado, uma reflexão do apoio prestado à Direcção de Turma, a descrição das actividades extracurriculares desenvolvidas e da participação na semana da Ciência e Tecnologia, dos dois núcleos de estágio e de outras actividades onde estes estiveram presentes. O capítulo II (Ensino Básico) e o capítulo III (Ensino Secundário) contêm a análise dos programas e orientações curriculares, uma referência aos manuais escolares e à gestão de tempos lectivos, bem como a descrição e análise das estratégias de ensino praticadas em cada aula. No capítulo II é também apresentado uma breve síntese dos projectos de investigação educacional das duas componentes, desenvolvidos no 8º ano de escolaridade. O capítulo IV proporciona uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano e sugestões para um futuro profissional.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/13804
http://hdl.handle.net/10316/13804
url http://hdl.handle.net/10316/13804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vicente, Carla Maria Alves Dinis - Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Coimbra, 2012.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133894416531456