Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valongueiro, Vítor Hugo Costa.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/13806
Resumo: PALAVRAS-CHAVE: Estágio Pedagógico; Mestrado de Ensino; Ensino da Física e Química; Formação de professores Este Relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado de Ensino da Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário, pretendendo descrever, o mais fielmente possível, todo o processo decorrente do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico da Quinta das Flores de Coimbra. O estágio pedagógico é uma componente extremamente importante na vida de um de um futuro professor. Garante o primeiro contacto com os alunos e com o ambiente escolar e o início da transição de aluno para professor. As actividades desenvolvidas, com a devida supervisão dos orientadores, durante o Estágio Pedagógico permitem ao futuro professor desenvolver capacidades que lhe permitam aprender, de crescer como pessoa e como profissional e de se adequar à prática de ensino. Para tal, foram desenvolvidas várias actividades extra-curriculares, prestou-se assessoria na Direcção de turma, efectuaram-se Projectos de Investigação Educacional, planeamento e concretização de aulas e outras responsabilidades inerentes ao núcleo de estágio. Este era composto, pelo autor deste Relatório (Vítor Valongueiro); por uma colega de estágio (Carla Vicente); pela Orientadora Cooperante Dr.ª Maria Aline Guerra; pelo Orientador Científico da componente de Física, o Doutor Décio Ruivo Martins; e pelo Orientador Científico da componente de Química, o Doutor Luís Alberto Carvalho. Os professores estagiários, assistiram e leccionaram no 8º Ano do Ensino Básico e no 10º Ano do Ensino Secundário, tendo leccionado um maior número de aulas no Ensino Secundário. Prestaram assessoria à Dr.ª Noémia Santos, Directora da Turma B do 8º Ano. O Relatório é composto por uma introdução, cinco capítulos, uma parte referente à bibliografia, outra aos anexos, e junto com este relatório encontra-se um CD contendo o material produzido durante o ano de estágio. Na introdução apresentam-se os objectivos do Estágio Pedagógico bem como os do professor estagiário, a necessidade de uma formação contínua, a importância da Escola no processo educativo, a descrição do núcleo de estágio e dos capítulos que compõem este relatório. No Capítulo I faz-se o enquadramento geral, no qual se caracteriza a Escola Cooperante, as turmas em que o núcleo de Estágio entreviu; o trabalho desenvolvido na assessoria à Directora de Turma; caracteriza-se o núcleo de estágio e descreve-se as actividades extra-curriculares. No Capítulo II referem-se as Orientações Curriculares do Ensino Básico, caracterizam-se os manuais escolares e efectua-se a descrição da planificação das unidades didácticas leccionadas. No Capítulo III a estrutura é similar à do Capítulo II, mas para o Ensino Secundário. No Capítulo IV efectua-se uma descrição dos Projectos de Investigação Educacional em Química e em Física. No Capítulo V apresentam-se as considerações mais importantes da escrita do Relatório
id RCAP_4eb9683ee9edd9553a25677e60b58400
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/13806
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundárioEnsino da física - 8º e 10º anosEnsino da química - 8º e 10º anosPALAVRAS-CHAVE: Estágio Pedagógico; Mestrado de Ensino; Ensino da Física e Química; Formação de professores Este Relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado de Ensino da Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário, pretendendo descrever, o mais fielmente possível, todo o processo decorrente do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico da Quinta das Flores de Coimbra. O estágio pedagógico é uma componente extremamente importante na vida de um de um futuro professor. Garante o primeiro contacto com os alunos e com o ambiente escolar e o início da transição de aluno para professor. As actividades desenvolvidas, com a devida supervisão dos orientadores, durante o Estágio Pedagógico permitem ao futuro professor desenvolver capacidades que lhe permitam aprender, de crescer como pessoa e como profissional e de se adequar à prática de ensino. Para tal, foram desenvolvidas várias actividades extra-curriculares, prestou-se assessoria na Direcção de turma, efectuaram-se Projectos de Investigação Educacional, planeamento e concretização de aulas e outras responsabilidades inerentes ao núcleo de estágio. Este era composto, pelo autor deste Relatório (Vítor Valongueiro); por uma colega de estágio (Carla Vicente); pela Orientadora Cooperante Dr.ª Maria Aline Guerra; pelo Orientador Científico da componente de Física, o Doutor Décio Ruivo Martins; e pelo Orientador Científico da componente de Química, o Doutor Luís Alberto Carvalho. Os professores estagiários, assistiram e leccionaram no 8º Ano do Ensino Básico e no 10º Ano do Ensino Secundário, tendo leccionado um maior número de aulas no Ensino Secundário. Prestaram assessoria à Dr.ª Noémia Santos, Directora da Turma B do 8º Ano. O Relatório é composto por uma introdução, cinco capítulos, uma parte referente à bibliografia, outra aos anexos, e junto com este relatório encontra-se um CD contendo o material produzido durante o ano de estágio. Na introdução apresentam-se os objectivos do Estágio Pedagógico bem como os do professor estagiário, a necessidade de uma formação contínua, a importância da Escola no processo educativo, a descrição do núcleo de estágio e dos capítulos que compõem este relatório. No Capítulo I faz-se o enquadramento geral, no qual se caracteriza a Escola Cooperante, as turmas em que o núcleo de Estágio entreviu; o trabalho desenvolvido na assessoria à Directora de Turma; caracteriza-se o núcleo de estágio e descreve-se as actividades extra-curriculares. No Capítulo II referem-se as Orientações Curriculares do Ensino Básico, caracterizam-se os manuais escolares e efectua-se a descrição da planificação das unidades didácticas leccionadas. No Capítulo III a estrutura é similar à do Capítulo II, mas para o Ensino Secundário. No Capítulo IV efectua-se uma descrição dos Projectos de Investigação Educacional em Química e em Física. No Capítulo V apresentam-se as considerações mais importantes da escrita do Relatório2010-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/13806http://hdl.handle.net/10316/13806porValongueiro, Vítor Hugo Costa - Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimbra, 2010.Valongueiro, Vítor Hugo Costa.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:15Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/13806Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:00:21.775674Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
spellingShingle Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
Valongueiro, Vítor Hugo Costa.
Ensino da física - 8º e 10º anos
Ensino da química - 8º e 10º anos
title_short Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title_full Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title_fullStr Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title_full_unstemmed Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title_sort Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
author Valongueiro, Vítor Hugo Costa.
author_facet Valongueiro, Vítor Hugo Costa.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valongueiro, Vítor Hugo Costa.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da física - 8º e 10º anos
Ensino da química - 8º e 10º anos
topic Ensino da física - 8º e 10º anos
Ensino da química - 8º e 10º anos
description PALAVRAS-CHAVE: Estágio Pedagógico; Mestrado de Ensino; Ensino da Física e Química; Formação de professores Este Relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado de Ensino da Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário, pretendendo descrever, o mais fielmente possível, todo o processo decorrente do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico da Quinta das Flores de Coimbra. O estágio pedagógico é uma componente extremamente importante na vida de um de um futuro professor. Garante o primeiro contacto com os alunos e com o ambiente escolar e o início da transição de aluno para professor. As actividades desenvolvidas, com a devida supervisão dos orientadores, durante o Estágio Pedagógico permitem ao futuro professor desenvolver capacidades que lhe permitam aprender, de crescer como pessoa e como profissional e de se adequar à prática de ensino. Para tal, foram desenvolvidas várias actividades extra-curriculares, prestou-se assessoria na Direcção de turma, efectuaram-se Projectos de Investigação Educacional, planeamento e concretização de aulas e outras responsabilidades inerentes ao núcleo de estágio. Este era composto, pelo autor deste Relatório (Vítor Valongueiro); por uma colega de estágio (Carla Vicente); pela Orientadora Cooperante Dr.ª Maria Aline Guerra; pelo Orientador Científico da componente de Física, o Doutor Décio Ruivo Martins; e pelo Orientador Científico da componente de Química, o Doutor Luís Alberto Carvalho. Os professores estagiários, assistiram e leccionaram no 8º Ano do Ensino Básico e no 10º Ano do Ensino Secundário, tendo leccionado um maior número de aulas no Ensino Secundário. Prestaram assessoria à Dr.ª Noémia Santos, Directora da Turma B do 8º Ano. O Relatório é composto por uma introdução, cinco capítulos, uma parte referente à bibliografia, outra aos anexos, e junto com este relatório encontra-se um CD contendo o material produzido durante o ano de estágio. Na introdução apresentam-se os objectivos do Estágio Pedagógico bem como os do professor estagiário, a necessidade de uma formação contínua, a importância da Escola no processo educativo, a descrição do núcleo de estágio e dos capítulos que compõem este relatório. No Capítulo I faz-se o enquadramento geral, no qual se caracteriza a Escola Cooperante, as turmas em que o núcleo de Estágio entreviu; o trabalho desenvolvido na assessoria à Directora de Turma; caracteriza-se o núcleo de estágio e descreve-se as actividades extra-curriculares. No Capítulo II referem-se as Orientações Curriculares do Ensino Básico, caracterizam-se os manuais escolares e efectua-se a descrição da planificação das unidades didácticas leccionadas. No Capítulo III a estrutura é similar à do Capítulo II, mas para o Ensino Secundário. No Capítulo IV efectua-se uma descrição dos Projectos de Investigação Educacional em Química e em Física. No Capítulo V apresentam-se as considerações mais importantes da escrita do Relatório
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/13806
http://hdl.handle.net/10316/13806
url http://hdl.handle.net/10316/13806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Valongueiro, Vítor Hugo Costa - Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimbra, 2010.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133894421774336