Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/13806 |
Resumo: | PALAVRAS-CHAVE: Estágio Pedagógico; Mestrado de Ensino; Ensino da Física e Química; Formação de professores Este Relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado de Ensino da Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário, pretendendo descrever, o mais fielmente possível, todo o processo decorrente do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico da Quinta das Flores de Coimbra. O estágio pedagógico é uma componente extremamente importante na vida de um de um futuro professor. Garante o primeiro contacto com os alunos e com o ambiente escolar e o início da transição de aluno para professor. As actividades desenvolvidas, com a devida supervisão dos orientadores, durante o Estágio Pedagógico permitem ao futuro professor desenvolver capacidades que lhe permitam aprender, de crescer como pessoa e como profissional e de se adequar à prática de ensino. Para tal, foram desenvolvidas várias actividades extra-curriculares, prestou-se assessoria na Direcção de turma, efectuaram-se Projectos de Investigação Educacional, planeamento e concretização de aulas e outras responsabilidades inerentes ao núcleo de estágio. Este era composto, pelo autor deste Relatório (Vítor Valongueiro); por uma colega de estágio (Carla Vicente); pela Orientadora Cooperante Dr.ª Maria Aline Guerra; pelo Orientador Científico da componente de Física, o Doutor Décio Ruivo Martins; e pelo Orientador Científico da componente de Química, o Doutor Luís Alberto Carvalho. Os professores estagiários, assistiram e leccionaram no 8º Ano do Ensino Básico e no 10º Ano do Ensino Secundário, tendo leccionado um maior número de aulas no Ensino Secundário. Prestaram assessoria à Dr.ª Noémia Santos, Directora da Turma B do 8º Ano. O Relatório é composto por uma introdução, cinco capítulos, uma parte referente à bibliografia, outra aos anexos, e junto com este relatório encontra-se um CD contendo o material produzido durante o ano de estágio. Na introdução apresentam-se os objectivos do Estágio Pedagógico bem como os do professor estagiário, a necessidade de uma formação contínua, a importância da Escola no processo educativo, a descrição do núcleo de estágio e dos capítulos que compõem este relatório. No Capítulo I faz-se o enquadramento geral, no qual se caracteriza a Escola Cooperante, as turmas em que o núcleo de Estágio entreviu; o trabalho desenvolvido na assessoria à Directora de Turma; caracteriza-se o núcleo de estágio e descreve-se as actividades extra-curriculares. No Capítulo II referem-se as Orientações Curriculares do Ensino Básico, caracterizam-se os manuais escolares e efectua-se a descrição da planificação das unidades didácticas leccionadas. No Capítulo III a estrutura é similar à do Capítulo II, mas para o Ensino Secundário. No Capítulo IV efectua-se uma descrição dos Projectos de Investigação Educacional em Química e em Física. No Capítulo V apresentam-se as considerações mais importantes da escrita do Relatório |
id |
RCAP_4eb9683ee9edd9553a25677e60b58400 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/13806 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundárioEnsino da física - 8º e 10º anosEnsino da química - 8º e 10º anosPALAVRAS-CHAVE: Estágio Pedagógico; Mestrado de Ensino; Ensino da Física e Química; Formação de professores Este Relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado de Ensino da Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário, pretendendo descrever, o mais fielmente possível, todo o processo decorrente do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico da Quinta das Flores de Coimbra. O estágio pedagógico é uma componente extremamente importante na vida de um de um futuro professor. Garante o primeiro contacto com os alunos e com o ambiente escolar e o início da transição de aluno para professor. As actividades desenvolvidas, com a devida supervisão dos orientadores, durante o Estágio Pedagógico permitem ao futuro professor desenvolver capacidades que lhe permitam aprender, de crescer como pessoa e como profissional e de se adequar à prática de ensino. Para tal, foram desenvolvidas várias actividades extra-curriculares, prestou-se assessoria na Direcção de turma, efectuaram-se Projectos de Investigação Educacional, planeamento e concretização de aulas e outras responsabilidades inerentes ao núcleo de estágio. Este era composto, pelo autor deste Relatório (Vítor Valongueiro); por uma colega de estágio (Carla Vicente); pela Orientadora Cooperante Dr.ª Maria Aline Guerra; pelo Orientador Científico da componente de Física, o Doutor Décio Ruivo Martins; e pelo Orientador Científico da componente de Química, o Doutor Luís Alberto Carvalho. Os professores estagiários, assistiram e leccionaram no 8º Ano do Ensino Básico e no 10º Ano do Ensino Secundário, tendo leccionado um maior número de aulas no Ensino Secundário. Prestaram assessoria à Dr.ª Noémia Santos, Directora da Turma B do 8º Ano. O Relatório é composto por uma introdução, cinco capítulos, uma parte referente à bibliografia, outra aos anexos, e junto com este relatório encontra-se um CD contendo o material produzido durante o ano de estágio. Na introdução apresentam-se os objectivos do Estágio Pedagógico bem como os do professor estagiário, a necessidade de uma formação contínua, a importância da Escola no processo educativo, a descrição do núcleo de estágio e dos capítulos que compõem este relatório. No Capítulo I faz-se o enquadramento geral, no qual se caracteriza a Escola Cooperante, as turmas em que o núcleo de Estágio entreviu; o trabalho desenvolvido na assessoria à Directora de Turma; caracteriza-se o núcleo de estágio e descreve-se as actividades extra-curriculares. No Capítulo II referem-se as Orientações Curriculares do Ensino Básico, caracterizam-se os manuais escolares e efectua-se a descrição da planificação das unidades didácticas leccionadas. No Capítulo III a estrutura é similar à do Capítulo II, mas para o Ensino Secundário. No Capítulo IV efectua-se uma descrição dos Projectos de Investigação Educacional em Química e em Física. No Capítulo V apresentam-se as considerações mais importantes da escrita do Relatório2010-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/13806http://hdl.handle.net/10316/13806porValongueiro, Vítor Hugo Costa - Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimbra, 2010.Valongueiro, Vítor Hugo Costa.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:15Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/13806Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:00:21.775674Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário |
title |
Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário |
spellingShingle |
Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário Valongueiro, Vítor Hugo Costa. Ensino da física - 8º e 10º anos Ensino da química - 8º e 10º anos |
title_short |
Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário |
title_full |
Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário |
title_fullStr |
Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário |
title_sort |
Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário |
author |
Valongueiro, Vítor Hugo Costa. |
author_facet |
Valongueiro, Vítor Hugo Costa. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valongueiro, Vítor Hugo Costa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da física - 8º e 10º anos Ensino da química - 8º e 10º anos |
topic |
Ensino da física - 8º e 10º anos Ensino da química - 8º e 10º anos |
description |
PALAVRAS-CHAVE: Estágio Pedagógico; Mestrado de Ensino; Ensino da Física e Química; Formação de professores Este Relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado de Ensino da Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário, pretendendo descrever, o mais fielmente possível, todo o processo decorrente do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico da Quinta das Flores de Coimbra. O estágio pedagógico é uma componente extremamente importante na vida de um de um futuro professor. Garante o primeiro contacto com os alunos e com o ambiente escolar e o início da transição de aluno para professor. As actividades desenvolvidas, com a devida supervisão dos orientadores, durante o Estágio Pedagógico permitem ao futuro professor desenvolver capacidades que lhe permitam aprender, de crescer como pessoa e como profissional e de se adequar à prática de ensino. Para tal, foram desenvolvidas várias actividades extra-curriculares, prestou-se assessoria na Direcção de turma, efectuaram-se Projectos de Investigação Educacional, planeamento e concretização de aulas e outras responsabilidades inerentes ao núcleo de estágio. Este era composto, pelo autor deste Relatório (Vítor Valongueiro); por uma colega de estágio (Carla Vicente); pela Orientadora Cooperante Dr.ª Maria Aline Guerra; pelo Orientador Científico da componente de Física, o Doutor Décio Ruivo Martins; e pelo Orientador Científico da componente de Química, o Doutor Luís Alberto Carvalho. Os professores estagiários, assistiram e leccionaram no 8º Ano do Ensino Básico e no 10º Ano do Ensino Secundário, tendo leccionado um maior número de aulas no Ensino Secundário. Prestaram assessoria à Dr.ª Noémia Santos, Directora da Turma B do 8º Ano. O Relatório é composto por uma introdução, cinco capítulos, uma parte referente à bibliografia, outra aos anexos, e junto com este relatório encontra-se um CD contendo o material produzido durante o ano de estágio. Na introdução apresentam-se os objectivos do Estágio Pedagógico bem como os do professor estagiário, a necessidade de uma formação contínua, a importância da Escola no processo educativo, a descrição do núcleo de estágio e dos capítulos que compõem este relatório. No Capítulo I faz-se o enquadramento geral, no qual se caracteriza a Escola Cooperante, as turmas em que o núcleo de Estágio entreviu; o trabalho desenvolvido na assessoria à Directora de Turma; caracteriza-se o núcleo de estágio e descreve-se as actividades extra-curriculares. No Capítulo II referem-se as Orientações Curriculares do Ensino Básico, caracterizam-se os manuais escolares e efectua-se a descrição da planificação das unidades didácticas leccionadas. No Capítulo III a estrutura é similar à do Capítulo II, mas para o Ensino Secundário. No Capítulo IV efectua-se uma descrição dos Projectos de Investigação Educacional em Química e em Física. No Capítulo V apresentam-se as considerações mais importantes da escrita do Relatório |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/13806 http://hdl.handle.net/10316/13806 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/13806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Valongueiro, Vítor Hugo Costa - Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimbra, 2010. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133894421774336 |