Projectos vocacionais, crenças de auto-eficácia e expectativas parentais em estudantes do 7º ano de escolaridade em situação de sucesso-insucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Rita
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2606
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010
id RCAP_37b9d657811acc62f39dc06f08a491f4
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2606
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projectos vocacionais, crenças de auto-eficácia e expectativas parentais em estudantes do 7º ano de escolaridade em situação de sucesso-insucesso escolarDesenvolvimento vocacionalAuto-eficáciaAbandono escolarTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010Enquadrada na teoria sócio-cognitiva, a investigação tem natureza exploratória e analisa os projectos vocacionais, as crenças de auto-eficácia académica e de desenvolvimento da carreira, em alunos do 7º ano de escolaridade (N=141). Os participantes são estudantes de uma escola da Damaia, inserida num bairro com características sociais e culturais desfavorecidas, e alguns dos alunos encontram-se em situação de insucesso escolar e risco de abandono escolar. Foram ainda recolhidas informações num grupo de pais/encarregados de educação (n = 18), com o objectivo de examinar as expectativas parentais face à escola e ao projecto vocacional dos seus educandos. Nesta amostra, no conjunto dos resultados destaca-se a tendência dos alunos com insucesso escolar indicarem projectos de natureza qualificante, expressarem avaliações mais negativas relativamente ao seu desempenho escolar a par de manifestarem menos confiança em lidarem com as tarefas académicas e de carreira; na sua maioria estes estudantes são de nacionalidade não portuguesa. Neste contexto, e em complementaridade, os dados dos pais revelam que a família destes jovens tende a possuir expectativas profissionais de natureza fantasista para os seus educandos. Numa perspectiva de Educação da Carreira e face às actuais preocupações de combate ao insucesso e ao abandono escolar, os dados salientam o imperativo das intervenções se realizarem no início do 3º ciclo, quando muitos dos estudantes, em risco de abandono, podem fazer escolhas de natureza profissionalizante. Nesta óptica, sublinha-se ainda a importância de envolver a família nos programas de intervenção vocacional.Framed on social cognitive theory, this investigation is an exploratory study and intends to analyze vocational project, academic self-efficacy beliefs and development career beliefs in student’s on 7th grade (N=141). The sample focuses on students from a school in Damaia, on a neighborhood with poor social and cultural characteristics, and some of them have school insucess and dropout risk. Also, informative data was collected from a group of parents/ educational caregivers (n=18) with the purpose of examining the parental expectancies about school and their children vocational project. In this sample, the results show that students with insucess at school have a tendency to pursue qualifying projects, express negative evaluations about their school performance and are less confident in dealing with academic and career tasks, and most of them are not Portuguese. On this context, in addition, the information data collected from parents show that these teenagers’ family have fantasists professional expectancies. In a Career Educational perspective and facing today’s concerns dealing with insucess and school dropout, the data accentuate the importance of starting interventions on the beginning of the third cicle, when most of the students with school dropout risk can make choices of professionalizing nature. From this point of view, we are able to notice the greater importance of involving the family on vocational intervention programs.Teixeira, Maria Odília, 1957-Repositório da Universidade de LisboaLopes, Ana Rita2011-03-03T10:53:32Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2606porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2606Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:57.233214Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projectos vocacionais, crenças de auto-eficácia e expectativas parentais em estudantes do 7º ano de escolaridade em situação de sucesso-insucesso escolar
title Projectos vocacionais, crenças de auto-eficácia e expectativas parentais em estudantes do 7º ano de escolaridade em situação de sucesso-insucesso escolar
spellingShingle Projectos vocacionais, crenças de auto-eficácia e expectativas parentais em estudantes do 7º ano de escolaridade em situação de sucesso-insucesso escolar
Lopes, Ana Rita
Desenvolvimento vocacional
Auto-eficácia
Abandono escolar
Teses de mestrado - 2010
title_short Projectos vocacionais, crenças de auto-eficácia e expectativas parentais em estudantes do 7º ano de escolaridade em situação de sucesso-insucesso escolar
title_full Projectos vocacionais, crenças de auto-eficácia e expectativas parentais em estudantes do 7º ano de escolaridade em situação de sucesso-insucesso escolar
title_fullStr Projectos vocacionais, crenças de auto-eficácia e expectativas parentais em estudantes do 7º ano de escolaridade em situação de sucesso-insucesso escolar
title_full_unstemmed Projectos vocacionais, crenças de auto-eficácia e expectativas parentais em estudantes do 7º ano de escolaridade em situação de sucesso-insucesso escolar
title_sort Projectos vocacionais, crenças de auto-eficácia e expectativas parentais em estudantes do 7º ano de escolaridade em situação de sucesso-insucesso escolar
author Lopes, Ana Rita
author_facet Lopes, Ana Rita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Maria Odília, 1957-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ana Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento vocacional
Auto-eficácia
Abandono escolar
Teses de mestrado - 2010
topic Desenvolvimento vocacional
Auto-eficácia
Abandono escolar
Teses de mestrado - 2010
description Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-03-03T10:53:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2606
url http://hdl.handle.net/10451/2606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134173765566464