Compreensão de enunciados de problemas de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Cláudia Gonçalves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/26118
Resumo: Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_37c950ce6b9cfd3686042cf1c454bdd4
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/26118
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Compreensão de enunciados de problemas de matemáticaCompreensão de problemasProcedimentos de resoluçãoResolução de problemasDissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraA resolução de problemas implica a sua prévia compreensão, constituindo os défices nesta última uma das principais razões das dificuldades na Matemática. A presente investigação pretende perceber os fatores que, intervindo na compreensão de problemas de Matemática, afetam a sua resolução, bem como entender em que aspectos se distinguem os bons dos maus alunos, recolhendo, assim, dados para auxiliar estes últimos a, no futuro, superar as suas principais dificuldades. A recolha de dados foi realizada em duas turmas do sétimo ano de escolaridade e envolveu vinte alunos. Esses alunos foram submetidos, individualmente, a uma entrevista semiestruturada através da qual procurámos analisar os principais processos necessários à resolução de problemas e à sua compreensão, ou seja, a tradução do enunciado, a integração do enunciado nos esquemas necessários à sua resolução, a planificação e monitorização do problema e os procedimentos utilizados. Os conteúdos matemáticos envolvidos nos problemas estudados foram os de mínimo múltiplo comum e de máximo divisor comum. Foi feito registo áudio das entrevistas, bem como analisados os documentos escritos dos alunos, relativos às tarefas e registadas algumas notas de campo. Posteriormente, foi feita uma análise qualitativa dos dados dessas respostas e dos procedimentos de resolução. Constatou-se que existem dificuldades ao nível dos quatro processos cognitivos acima enunciados embora as possamos diferenciar de acordo com o tipo de aluno.In order to solve any problem it would be necessary to understand it and we know that comprehension difficulties are one of the most important causes of mathematics failure. This research aims to understand the factors that are involved in the comprehension of math problems and that could affect their resolution, as well as understand which aspects could distinguish good and bad students. The data collection was performed on two classes of seventh grade and it involved twenty students. These students were individually submitted to a semi-structured interview through which we tried to analyze the main processes required to solve problems and to their understanding, i.e. the translation of the statement, the integration of the statement in schemes required for their resolution, the planning and monitoring of the problem, and the procedures used to solve it. The mathematical content involved in the problems studied were the ones of least common multiple and greatest common divisor. It was made an audio recording of the interviews and analyzed the students' written documents relating to the tasks and registered some field notes. Later we made a qualitative analysis of these responses and of the procedures used. It was found that there are difficulties in all of the four cognitive processes described above, although those difficulties differ according to the type of students2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/26118http://hdl.handle.net/10316/26118porRibeiro, Cláudia Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/26118Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:34.658879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão de enunciados de problemas de matemática
title Compreensão de enunciados de problemas de matemática
spellingShingle Compreensão de enunciados de problemas de matemática
Ribeiro, Cláudia Gonçalves
Compreensão de problemas
Procedimentos de resolução
Resolução de problemas
title_short Compreensão de enunciados de problemas de matemática
title_full Compreensão de enunciados de problemas de matemática
title_fullStr Compreensão de enunciados de problemas de matemática
title_full_unstemmed Compreensão de enunciados de problemas de matemática
title_sort Compreensão de enunciados de problemas de matemática
author Ribeiro, Cláudia Gonçalves
author_facet Ribeiro, Cláudia Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Cláudia Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão de problemas
Procedimentos de resolução
Resolução de problemas
topic Compreensão de problemas
Procedimentos de resolução
Resolução de problemas
description Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/26118
http://hdl.handle.net/10316/26118
url http://hdl.handle.net/10316/26118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133775958900736