Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Tanqueiro, Maria Teresa de Oliveira Soares, Veríssimo, Cristina Maria Figueira, Neves, Marília Maria Andrade Marques Conceição, Cruzeiro, Clarinda Maria Prazeres Ferreira Silva da Rocha, Coutinho, Verónica Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.12707/RIV19081
Resumo: Enquadramento: O impacto da simulação com debriefing estruturado como estratégia pedagógica na formação em enfermagem é hoje inquestionável, contudo, não se encontraram referências à utilização desta estratégia no ensino de enfermagem em saúde familiar. Objetivo: Avaliar o debriefing estruturado associado à simulação em consultas de enfermagem à família como estratégia pedagógica. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo e transversal. Amostra de 169 estudantes, 2º ano, do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Aplicada a Escala de Avaliação do Debriefing Associado àSimulação (EADaS), em aula de prática laboratorial. Resultados: A escala revela média global de 4,25 (DP = 0,400) mínimo 3,03 e máximo 5,00. Verifica-se média mais elevada (M = 4,58; DP = 0,462) na Dimensão Valor Afetivo e mais baixa (M = 3,87; DP = 0,621) na Dimensão Valor Psicossocial. A Dimensão Valor Cognitivo apresenta M = 4,35 pontos e DP = 0,435. Conclusão: O debriefing estruturado associado à simulação, revelou-se uma estratégia pedagógica adequada à aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes em enfermagem de saúde familiar, facilitando a aprendizagem crítica e reflexiva essencial para intervir na família, devendo implementar-se nesta área.
id RCAP_4517f10c6cd25db7a1ddab851ede568d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24268
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiarEvaluación del debriefing estructurado como estrategia pedagógica en la enfermería de salud familiarAvaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiarArtigos de InvestigaçãoEnquadramento: O impacto da simulação com debriefing estruturado como estratégia pedagógica na formação em enfermagem é hoje inquestionável, contudo, não se encontraram referências à utilização desta estratégia no ensino de enfermagem em saúde familiar. Objetivo: Avaliar o debriefing estruturado associado à simulação em consultas de enfermagem à família como estratégia pedagógica. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo e transversal. Amostra de 169 estudantes, 2º ano, do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Aplicada a Escala de Avaliação do Debriefing Associado àSimulação (EADaS), em aula de prática laboratorial. Resultados: A escala revela média global de 4,25 (DP = 0,400) mínimo 3,03 e máximo 5,00. Verifica-se média mais elevada (M = 4,58; DP = 0,462) na Dimensão Valor Afetivo e mais baixa (M = 3,87; DP = 0,621) na Dimensão Valor Psicossocial. A Dimensão Valor Cognitivo apresenta M = 4,35 pontos e DP = 0,435. Conclusão: O debriefing estruturado associado à simulação, revelou-se uma estratégia pedagógica adequada à aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes em enfermagem de saúde familiar, facilitando a aprendizagem crítica e reflexiva essencial para intervir na família, devendo implementar-se nesta área.Background: The impact of simulation with structured debriefing as a pedagogical strategy in nursing education is unquestionable today. However, no references were found regarding the use of this strategy in family health nursing education. Objective: To evaluate structured debriefing associated with simulation as a pedagogical strategy in family nursing consultations. Methodology: A quantitative cross-sectional descriptive study was conducted with a sample of 169 students attending the 2nd year of the Bachelor’s Degree in Nursing. The Simulation Debriefing Assessment Scale (Escala de Avaliação do Debriefing Associado à Simulação - EADaS) was applied in laboratory classes. Results: The scale had an overall mean score of 4.25 (SD = 0.400), with a minimum of 3.03 and a maximum of 5.00. The highest mean scores (M = 4.58; SD = 0.462) were found in the Affective Value Dimension and the lowest mean scores (M = 3.87; SD = 0.621) were found in the Psychosocial Value Dimension. The Cognitive Value Dimension had M = 4.35 points and SD = 0.435. Conclusion: Structured debriefing associated with simulation proved to be a suitable pedagogical strategy for the acquisition and development of students’ competencies in family health nursing, facilitating critical and reflexive learning that is essential to intervene within the family and should, therefore, be implemented in this area.Marco contextual: El impacto de la simulación con debriefing estructurado como estrategia pedagógica en la formación en enfermería es incuestionable hoy en día. Sin embargo, no se encontraron referencias al uso de esta estrategia en la enseñanza de la enfermería de salud familiar. Objetivo: Evaluar el debriefing estructurado asociado a la simulación en las consultas de enfermeira familiar como estrategia pedagógica. Metodología: Estudio cuantitativo, descriptivo y transversal. Muestra de 169 estudiantes de 2.º año del Grado de Enfermería. Se aplicó la Escala de Evaluación del Debriefing Asociado a la Simulación (Escala de Avaliação do Debriefing Associado à Simulação - EADaS) en las prácticas de laboratorio. Resultados: La escala muestra una media global de 4,25 (DE = 0,400), mínimo de 3,03 y máximo de 5,00. La media más alta (M = 4,58; DE = 0,462) se encuentra en la Dimensión del Valor Afectivo y la más baja (M = 3,87; DE = 0,621) en la Dimensión del Valor Psicosocial. La Dimensión del Valor Cognitivo tiene M = 4,35 puntos y DE = 0,435. Conclusión: El debriefing asociado a la simulación demostró ser una estrategia pedagógica adecuada para la adquisición y el desarrollo de competencias de los estudiantes en enfermería de salud familiar, pues facilita el aprendizaje crítico y reflexivo esencial para intervenir en la familia, por lo que se debería poner en práctica en esta área.Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)2020-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.12707/RIV19081por2182-28830874-0283Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira daTanqueiro, Maria Teresa de Oliveira SoaresVeríssimo, Cristina Maria FigueiraNeves, Marília Maria Andrade Marques ConceiçãoCruzeiro, Clarinda Maria Prazeres Ferreira Silva da RochaCoutinho, Verónica Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-16T16:00:51Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24268Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:38.724338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar
Evaluación del debriefing estructurado como estrategia pedagógica en la enfermería de salud familiar
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar
title Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar
spellingShingle Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar
Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da
Artigos de Investigação
title_short Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar
title_full Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar
title_fullStr Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar
title_full_unstemmed Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar
title_sort Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar
author Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da
author_facet Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da
Tanqueiro, Maria Teresa de Oliveira Soares
Veríssimo, Cristina Maria Figueira
Neves, Marília Maria Andrade Marques Conceição
Cruzeiro, Clarinda Maria Prazeres Ferreira Silva da Rocha
Coutinho, Verónica Dias
author_role author
author2 Tanqueiro, Maria Teresa de Oliveira Soares
Veríssimo, Cristina Maria Figueira
Neves, Marília Maria Andrade Marques Conceição
Cruzeiro, Clarinda Maria Prazeres Ferreira Silva da Rocha
Coutinho, Verónica Dias
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da
Tanqueiro, Maria Teresa de Oliveira Soares
Veríssimo, Cristina Maria Figueira
Neves, Marília Maria Andrade Marques Conceição
Cruzeiro, Clarinda Maria Prazeres Ferreira Silva da Rocha
Coutinho, Verónica Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos de Investigação
topic Artigos de Investigação
description Enquadramento: O impacto da simulação com debriefing estruturado como estratégia pedagógica na formação em enfermagem é hoje inquestionável, contudo, não se encontraram referências à utilização desta estratégia no ensino de enfermagem em saúde familiar. Objetivo: Avaliar o debriefing estruturado associado à simulação em consultas de enfermagem à família como estratégia pedagógica. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo e transversal. Amostra de 169 estudantes, 2º ano, do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Aplicada a Escala de Avaliação do Debriefing Associado àSimulação (EADaS), em aula de prática laboratorial. Resultados: A escala revela média global de 4,25 (DP = 0,400) mínimo 3,03 e máximo 5,00. Verifica-se média mais elevada (M = 4,58; DP = 0,462) na Dimensão Valor Afetivo e mais baixa (M = 3,87; DP = 0,621) na Dimensão Valor Psicossocial. A Dimensão Valor Cognitivo apresenta M = 4,35 pontos e DP = 0,435. Conclusão: O debriefing estruturado associado à simulação, revelou-se uma estratégia pedagógica adequada à aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes em enfermagem de saúde familiar, facilitando a aprendizagem crítica e reflexiva essencial para intervir na família, devendo implementar-se nesta área.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.12707/RIV19081
url https://doi.org/10.12707/RIV19081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2883
0874-0283
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)
publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130600828829696