Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.12707/RIV19081 |
Resumo: | Enquadramento: O impacto da simulação com debriefing estruturado como estratégia pedagógica na formação em enfermagem é hoje inquestionável, contudo, não se encontraram referências à utilização desta estratégia no ensino de enfermagem em saúde familiar. Objetivo: Avaliar o debriefing estruturado associado à simulação em consultas de enfermagem à família como estratégia pedagógica. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo e transversal. Amostra de 169 estudantes, 2º ano, do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Aplicada a Escala de Avaliação do Debriefing Associado àSimulação (EADaS), em aula de prática laboratorial. Resultados: A escala revela média global de 4,25 (DP = 0,400) mínimo 3,03 e máximo 5,00. Verifica-se média mais elevada (M = 4,58; DP = 0,462) na Dimensão Valor Afetivo e mais baixa (M = 3,87; DP = 0,621) na Dimensão Valor Psicossocial. A Dimensão Valor Cognitivo apresenta M = 4,35 pontos e DP = 0,435. Conclusão: O debriefing estruturado associado à simulação, revelou-se uma estratégia pedagógica adequada à aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes em enfermagem de saúde familiar, facilitando a aprendizagem crítica e reflexiva essencial para intervir na família, devendo implementar-se nesta área. |
id |
RCAP_4517f10c6cd25db7a1ddab851ede568d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24268 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiarEvaluación del debriefing estructurado como estrategia pedagógica en la enfermería de salud familiarAvaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiarArtigos de InvestigaçãoEnquadramento: O impacto da simulação com debriefing estruturado como estratégia pedagógica na formação em enfermagem é hoje inquestionável, contudo, não se encontraram referências à utilização desta estratégia no ensino de enfermagem em saúde familiar. Objetivo: Avaliar o debriefing estruturado associado à simulação em consultas de enfermagem à família como estratégia pedagógica. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo e transversal. Amostra de 169 estudantes, 2º ano, do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Aplicada a Escala de Avaliação do Debriefing Associado àSimulação (EADaS), em aula de prática laboratorial. Resultados: A escala revela média global de 4,25 (DP = 0,400) mínimo 3,03 e máximo 5,00. Verifica-se média mais elevada (M = 4,58; DP = 0,462) na Dimensão Valor Afetivo e mais baixa (M = 3,87; DP = 0,621) na Dimensão Valor Psicossocial. A Dimensão Valor Cognitivo apresenta M = 4,35 pontos e DP = 0,435. Conclusão: O debriefing estruturado associado à simulação, revelou-se uma estratégia pedagógica adequada à aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes em enfermagem de saúde familiar, facilitando a aprendizagem crítica e reflexiva essencial para intervir na família, devendo implementar-se nesta área.Background: The impact of simulation with structured debriefing as a pedagogical strategy in nursing education is unquestionable today. However, no references were found regarding the use of this strategy in family health nursing education. Objective: To evaluate structured debriefing associated with simulation as a pedagogical strategy in family nursing consultations. Methodology: A quantitative cross-sectional descriptive study was conducted with a sample of 169 students attending the 2nd year of the Bachelor’s Degree in Nursing. The Simulation Debriefing Assessment Scale (Escala de Avaliação do Debriefing Associado à Simulação - EADaS) was applied in laboratory classes. Results: The scale had an overall mean score of 4.25 (SD = 0.400), with a minimum of 3.03 and a maximum of 5.00. The highest mean scores (M = 4.58; SD = 0.462) were found in the Affective Value Dimension and the lowest mean scores (M = 3.87; SD = 0.621) were found in the Psychosocial Value Dimension. The Cognitive Value Dimension had M = 4.35 points and SD = 0.435. Conclusion: Structured debriefing associated with simulation proved to be a suitable pedagogical strategy for the acquisition and development of students’ competencies in family health nursing, facilitating critical and reflexive learning that is essential to intervene within the family and should, therefore, be implemented in this area.Marco contextual: El impacto de la simulación con debriefing estructurado como estrategia pedagógica en la formación en enfermería es incuestionable hoy en día. Sin embargo, no se encontraron referencias al uso de esta estrategia en la enseñanza de la enfermería de salud familiar. Objetivo: Evaluar el debriefing estructurado asociado a la simulación en las consultas de enfermeira familiar como estrategia pedagógica. Metodología: Estudio cuantitativo, descriptivo y transversal. Muestra de 169 estudiantes de 2.º año del Grado de Enfermería. Se aplicó la Escala de Evaluación del Debriefing Asociado a la Simulación (Escala de Avaliação do Debriefing Associado à Simulação - EADaS) en las prácticas de laboratorio. Resultados: La escala muestra una media global de 4,25 (DE = 0,400), mínimo de 3,03 y máximo de 5,00. La media más alta (M = 4,58; DE = 0,462) se encuentra en la Dimensión del Valor Afectivo y la más baja (M = 3,87; DE = 0,621) en la Dimensión del Valor Psicosocial. La Dimensión del Valor Cognitivo tiene M = 4,35 puntos y DE = 0,435. Conclusión: El debriefing asociado a la simulación demostró ser una estrategia pedagógica adecuada para la adquisición y el desarrollo de competencias de los estudiantes en enfermería de salud familiar, pues facilita el aprendizaje crítico y reflexivo esencial para intervenir en la familia, por lo que se debería poner en práctica en esta área.Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)2020-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.12707/RIV19081por2182-28830874-0283Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira daTanqueiro, Maria Teresa de Oliveira SoaresVeríssimo, Cristina Maria FigueiraNeves, Marília Maria Andrade Marques ConceiçãoCruzeiro, Clarinda Maria Prazeres Ferreira Silva da RochaCoutinho, Verónica Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-16T16:00:51Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24268Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:38.724338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar Evaluación del debriefing estructurado como estrategia pedagógica en la enfermería de salud familiar Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar |
title |
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar |
spellingShingle |
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da Artigos de Investigação |
title_short |
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar |
title_full |
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar |
title_fullStr |
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar |
title_full_unstemmed |
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar |
title_sort |
Avaliação do debriefing estruturado como estratégia pedagógica em enfermagem de saúde familiar |
author |
Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da |
author_facet |
Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da Tanqueiro, Maria Teresa de Oliveira Soares Veríssimo, Cristina Maria Figueira Neves, Marília Maria Andrade Marques Conceição Cruzeiro, Clarinda Maria Prazeres Ferreira Silva da Rocha Coutinho, Verónica Dias |
author_role |
author |
author2 |
Tanqueiro, Maria Teresa de Oliveira Soares Veríssimo, Cristina Maria Figueira Neves, Marília Maria Andrade Marques Conceição Cruzeiro, Clarinda Maria Prazeres Ferreira Silva da Rocha Coutinho, Verónica Dias |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da Tanqueiro, Maria Teresa de Oliveira Soares Veríssimo, Cristina Maria Figueira Neves, Marília Maria Andrade Marques Conceição Cruzeiro, Clarinda Maria Prazeres Ferreira Silva da Rocha Coutinho, Verónica Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos de Investigação |
topic |
Artigos de Investigação |
description |
Enquadramento: O impacto da simulação com debriefing estruturado como estratégia pedagógica na formação em enfermagem é hoje inquestionável, contudo, não se encontraram referências à utilização desta estratégia no ensino de enfermagem em saúde familiar. Objetivo: Avaliar o debriefing estruturado associado à simulação em consultas de enfermagem à família como estratégia pedagógica. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo e transversal. Amostra de 169 estudantes, 2º ano, do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Aplicada a Escala de Avaliação do Debriefing Associado àSimulação (EADaS), em aula de prática laboratorial. Resultados: A escala revela média global de 4,25 (DP = 0,400) mínimo 3,03 e máximo 5,00. Verifica-se média mais elevada (M = 4,58; DP = 0,462) na Dimensão Valor Afetivo e mais baixa (M = 3,87; DP = 0,621) na Dimensão Valor Psicossocial. A Dimensão Valor Cognitivo apresenta M = 4,35 pontos e DP = 0,435. Conclusão: O debriefing estruturado associado à simulação, revelou-se uma estratégia pedagógica adequada à aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes em enfermagem de saúde familiar, facilitando a aprendizagem crítica e reflexiva essencial para intervir na família, devendo implementar-se nesta área. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.12707/RIV19081 |
url |
https://doi.org/10.12707/RIV19081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-2883 0874-0283 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) |
publisher.none.fl_str_mv |
Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130600828829696 |