A pirataria no Golfo da Guiné : de que forma a região do Delta do Níger influencia o fenómeno da pirataria no Golfo da Guiné?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/42117 |
Resumo: | O Golfo da Guiné destaca-se pela sua relevância geoestratégica em termos de produção de recursos energéticos, o que, só por si, justifica a convergência para a região de um número muito significativo de rotas destinadas, nomeadamente, ao transporte dos combustíveis fósseis que aí são produzidos. A sua posição geográfica conecta-se à circulação costeira africana, como às rotas que demandam o Atlântico Norte ou o Atlântico Sul e, através deste, o Índico ou o Pacífico, o que concede a característica de rota marítima cosmopolita tornando-a uma zona imprescindível ao comércio internacional. No entanto, esta área sofre de inúmeros problemas que afetam a sua segurança, e, em particular, a segurança marítima. A pesca ilegal, não relatada e não regulamentada, o abastecimento ilegal de petróleo, a poluição marítima, o crime organizado, o assalto à mão armada contra navios e a pirataria marítima, enquanto conjunto dos principais desafios, contribuem para a existência de uma conjuntura que requer esforços próprios e multilaterais para que se consiga alcançar a estabilidade securitária. A intensidade da prática do assalto à mão armada contra navios e da pirataria marítima, que se destacam em relação aos inúmeros problemas enumerados, originaram a entrada da região para a matéria securitária das agendas políticas de inúmeros estados e organizações regionais e internacionais pela instabilidade e danos que causam. Partindo do pressuposto que a pirataria começa em terra e reconhecendo-se a origem dos piratas que operam no Golfo da Guiné, provindos, em maior número, da Nigéria, nomeadamente do Delta do Níger, esta dissertação tem como objetivo analisar o interelacionamento entre as condições políticas e socioeconómicas desta região específica e as necessidades ou motivações para esta prática tão nefasta tanto para a Nigéria como para a Comunidade Internacional. |
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A pirataria no Golfo da Guiné : de que forma a região do Delta do Níger influencia o fenómeno da pirataria no Golfo da Guiné?GeopolíticaGeoestratégiaPiratariaDelta do NígerGolfo da GuinéGeopoliticsGeostrategyPiracyNiger DeltaGulf of GuineaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências PolíticasO Golfo da Guiné destaca-se pela sua relevância geoestratégica em termos de produção de recursos energéticos, o que, só por si, justifica a convergência para a região de um número muito significativo de rotas destinadas, nomeadamente, ao transporte dos combustíveis fósseis que aí são produzidos. A sua posição geográfica conecta-se à circulação costeira africana, como às rotas que demandam o Atlântico Norte ou o Atlântico Sul e, através deste, o Índico ou o Pacífico, o que concede a característica de rota marítima cosmopolita tornando-a uma zona imprescindível ao comércio internacional. No entanto, esta área sofre de inúmeros problemas que afetam a sua segurança, e, em particular, a segurança marítima. A pesca ilegal, não relatada e não regulamentada, o abastecimento ilegal de petróleo, a poluição marítima, o crime organizado, o assalto à mão armada contra navios e a pirataria marítima, enquanto conjunto dos principais desafios, contribuem para a existência de uma conjuntura que requer esforços próprios e multilaterais para que se consiga alcançar a estabilidade securitária. A intensidade da prática do assalto à mão armada contra navios e da pirataria marítima, que se destacam em relação aos inúmeros problemas enumerados, originaram a entrada da região para a matéria securitária das agendas políticas de inúmeros estados e organizações regionais e internacionais pela instabilidade e danos que causam. Partindo do pressuposto que a pirataria começa em terra e reconhecendo-se a origem dos piratas que operam no Golfo da Guiné, provindos, em maior número, da Nigéria, nomeadamente do Delta do Níger, esta dissertação tem como objetivo analisar o interelacionamento entre as condições políticas e socioeconómicas desta região específica e as necessidades ou motivações para esta prática tão nefasta tanto para a Nigéria como para a Comunidade Internacional.The Gulf of Guinea stands out for its geostrategic relevance in terms of production of energy resources, which alone justifies the convergence of a very significant number of routes to the region, particularly for the transport of fossil fuels that are produced there. Its geographic position inserts the region both in the African coastal circulation, as well as in the routes from the North or South Atlantic and, through them, into the Indian or Pacific Oceans, which grants the region the characteristic of a cosmopolitan maritime route, making it an indispensable zone for international commerce. However, the region has numerous problems that affect maritime safety. Illegal, unreported, and unregulated fishing, illegal oil bunkering, maritime pollution, organized crime, armed robbery, and maritime piracy, as a set of major challenges, contribute to an environment that requires unilateral and multilateral efforts to achieve the security stability. The intensity of the practice of armed robbery and maritime piracy, which stand out among the pointed-out problems, have turned the region into a security issue on the political agendas of numerous states and regional and international organizations due to the instability and damage they cause. Starting from the assumption that piracy begins on land and recognizing the origin of the pirates operating in the Gulf of Guinea mainly from Nigeria, namely the Niger Delta region, this dissertation aims to analyze the interrelationship between the sociopolitical conditions of this specific region and the needs or motivations for this practice so nefarious for both Nigeria and the International Community.Ramos, António FontesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaVaz, Patrícia Inês Cardoso2023-09-04T10:18:33Z2023-03-082023-012023-03-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/42117TID:203341589porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-12T01:39:20Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42117Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:28:17.164685Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O Golfo da Guiné destaca-se pela sua relevância geoestratégica em termos de produção de recursos energéticos, o que, só por si, justifica a convergência para a região de um número muito significativo de rotas destinadas, nomeadamente, ao transporte dos combustíveis fósseis que aí são produzidos. A sua posição geográfica conecta-se à circulação costeira africana, como às rotas que demandam o Atlântico Norte ou o Atlântico Sul e, através deste, o Índico ou o Pacífico, o que concede a característica de rota marítima cosmopolita tornando-a uma zona imprescindível ao comércio internacional. No entanto, esta área sofre de inúmeros problemas que afetam a sua segurança, e, em particular, a segurança marítima. A pesca ilegal, não relatada e não regulamentada, o abastecimento ilegal de petróleo, a poluição marítima, o crime organizado, o assalto à mão armada contra navios e a pirataria marítima, enquanto conjunto dos principais desafios, contribuem para a existência de uma conjuntura que requer esforços próprios e multilaterais para que se consiga alcançar a estabilidade securitária. A intensidade da prática do assalto à mão armada contra navios e da pirataria marítima, que se destacam em relação aos inúmeros problemas enumerados, originaram a entrada da região para a matéria securitária das agendas políticas de inúmeros estados e organizações regionais e internacionais pela instabilidade e danos que causam. Partindo do pressuposto que a pirataria começa em terra e reconhecendo-se a origem dos piratas que operam no Golfo da Guiné, provindos, em maior número, da Nigéria, nomeadamente do Delta do Níger, esta dissertação tem como objetivo analisar o interelacionamento entre as condições políticas e socioeconómicas desta região específica e as necessidades ou motivações para esta prática tão nefasta tanto para a Nigéria como para a Comunidade Internacional. |
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