Metodologias do Planeamento utilizadas no percurso "Viver o Douro". Impacto económico para o Município de Castelo de Paiva.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Susana, Sousa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2506
Resumo: Assistimos nos dias de hoje, a um contexto de mudanças económicas e sociais aceleradas, que surtem fortes incidências nos territórios e têm levado à interrogação sobre o papel do planeamento, dos seus métodos e dos seus objetivos. Neste quadro de relativa ineficácia e até de descrença nos instrumentos de planeamento, a aplicação das metodologias do planeamento estratégico às políticas de desenvolvimento territorial, ainda incipiente no nosso país, tem sido apontada como uma solução pragmática e funcional para responder aos contínuos desafios com que as coletividades territoriais se deparam. Assim, o Município de Castelo de Paiva, avançou com uma estratégia global de desenvolvimento Turístico, percurso “Viver o Douro”, tendo como base, todo o potencial natural do território Paivense, que incluem naturalmente, os rios, as montanhas, os produtos endógenos, de modo a tornar-se atrativo para novos investimentos não tanto pelos fatores e condições imediatas que oferece, mas sobretudo pela sua capacidade de criar e de aproveitar recursos e de gerar processos de inovação. Desta forma, será utilizada pela investigadora uma pesquisa qualitativa e quantitativa nesta dissertação, de modo a apreender o impacto turístico e económico, que o Município poderá alcançar com este percurso.
id RCAP_37ffb67c3bf3d995bf58e0bf5f64d3d7
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2506
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Metodologias do Planeamento utilizadas no percurso "Viver o Douro". Impacto económico para o Município de Castelo de Paiva.Planeamento EstratégicoInstrumentos de Gestão TerritorialPlano Diretor MunicipalAssistimos nos dias de hoje, a um contexto de mudanças económicas e sociais aceleradas, que surtem fortes incidências nos territórios e têm levado à interrogação sobre o papel do planeamento, dos seus métodos e dos seus objetivos. Neste quadro de relativa ineficácia e até de descrença nos instrumentos de planeamento, a aplicação das metodologias do planeamento estratégico às políticas de desenvolvimento territorial, ainda incipiente no nosso país, tem sido apontada como uma solução pragmática e funcional para responder aos contínuos desafios com que as coletividades territoriais se deparam. Assim, o Município de Castelo de Paiva, avançou com uma estratégia global de desenvolvimento Turístico, percurso “Viver o Douro”, tendo como base, todo o potencial natural do território Paivense, que incluem naturalmente, os rios, as montanhas, os produtos endógenos, de modo a tornar-se atrativo para novos investimentos não tanto pelos fatores e condições imediatas que oferece, mas sobretudo pela sua capacidade de criar e de aproveitar recursos e de gerar processos de inovação. Desta forma, será utilizada pela investigadora uma pesquisa qualitativa e quantitativa nesta dissertação, de modo a apreender o impacto turístico e económico, que o Município poderá alcançar com este percurso.2022-12-09T15:10:40Z2022-12-092022-04-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2506oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2506porhttp://hdl.handle.net/11110/2506203116160Susana, Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-15T04:30:34Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:15:42.243995Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias do Planeamento utilizadas no percurso "Viver o Douro". Impacto económico para o Município de Castelo de Paiva.
title Metodologias do Planeamento utilizadas no percurso "Viver o Douro". Impacto económico para o Município de Castelo de Paiva.
spellingShingle Metodologias do Planeamento utilizadas no percurso "Viver o Douro". Impacto económico para o Município de Castelo de Paiva.
Susana, Sousa
Planeamento Estratégico
Instrumentos de Gestão Territorial
Plano Diretor Municipal
title_short Metodologias do Planeamento utilizadas no percurso "Viver o Douro". Impacto económico para o Município de Castelo de Paiva.
title_full Metodologias do Planeamento utilizadas no percurso "Viver o Douro". Impacto económico para o Município de Castelo de Paiva.
title_fullStr Metodologias do Planeamento utilizadas no percurso "Viver o Douro". Impacto económico para o Município de Castelo de Paiva.
title_full_unstemmed Metodologias do Planeamento utilizadas no percurso "Viver o Douro". Impacto económico para o Município de Castelo de Paiva.
title_sort Metodologias do Planeamento utilizadas no percurso "Viver o Douro". Impacto económico para o Município de Castelo de Paiva.
author Susana, Sousa
author_facet Susana, Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Susana, Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Planeamento Estratégico
Instrumentos de Gestão Territorial
Plano Diretor Municipal
topic Planeamento Estratégico
Instrumentos de Gestão Territorial
Plano Diretor Municipal
description Assistimos nos dias de hoje, a um contexto de mudanças económicas e sociais aceleradas, que surtem fortes incidências nos territórios e têm levado à interrogação sobre o papel do planeamento, dos seus métodos e dos seus objetivos. Neste quadro de relativa ineficácia e até de descrença nos instrumentos de planeamento, a aplicação das metodologias do planeamento estratégico às políticas de desenvolvimento territorial, ainda incipiente no nosso país, tem sido apontada como uma solução pragmática e funcional para responder aos contínuos desafios com que as coletividades territoriais se deparam. Assim, o Município de Castelo de Paiva, avançou com uma estratégia global de desenvolvimento Turístico, percurso “Viver o Douro”, tendo como base, todo o potencial natural do território Paivense, que incluem naturalmente, os rios, as montanhas, os produtos endógenos, de modo a tornar-se atrativo para novos investimentos não tanto pelos fatores e condições imediatas que oferece, mas sobretudo pela sua capacidade de criar e de aproveitar recursos e de gerar processos de inovação. Desta forma, será utilizada pela investigadora uma pesquisa qualitativa e quantitativa nesta dissertação, de modo a apreender o impacto turístico e económico, que o Município poderá alcançar com este percurso.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-09T15:10:40Z
2022-12-09
2022-04-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2506
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2506
url http://hdl.handle.net/11110/2506
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2506
203116160
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130612108361728