A implementação do “Project-Based Learning”, uma perspetiva dos professores na europa: apresentação de um MOOC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38348 |
Resumo: | A metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PBL) apresenta caraterísticas interessantes para o desenvolvimento de competências que vão ao encontro dos desafios que hoje se colocam aos jovens. De modo a mostrar uma implementação desta metodologia o School Education Gateway apresentou um MOOC, em Junho 2016, com a duração de 5 semanas. O ambiente online permitiu diversos momentos de interação e partilha com locais para comentários e para revisão entre os participantes, professores e todos os interessados na educação, para além da participação nas redes sociais. Numa primeira parte, o curso, apresentou a metodologia e cinco aspetos chave para uma implementação eficaz. Os participantes foram, depois, questionados quanto a esta implementação. Este estudo procura apresentar as dúvidas e hesitações colocadas pelos participantes. Pode-se verificar que os professores sentem necessidade de uma melhor preparação e uma mudança de abordagem nos currículos para responder eficazmente a todas as exigências desta metodologia. |
id |
RCAP_380e7c513bca6c60c27c4b67e053d524 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/38348 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A implementação do “Project-Based Learning”, uma perspetiva dos professores na europa: apresentação de um MOOCAprendizagem baseada em projetosPBLMOOC conectivistaFormação de professoresAprendizagem ativaCompetências para o século 21CurrículoPensamento críticoA metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PBL) apresenta caraterísticas interessantes para o desenvolvimento de competências que vão ao encontro dos desafios que hoje se colocam aos jovens. De modo a mostrar uma implementação desta metodologia o School Education Gateway apresentou um MOOC, em Junho 2016, com a duração de 5 semanas. O ambiente online permitiu diversos momentos de interação e partilha com locais para comentários e para revisão entre os participantes, professores e todos os interessados na educação, para além da participação nas redes sociais. Numa primeira parte, o curso, apresentou a metodologia e cinco aspetos chave para uma implementação eficaz. Os participantes foram, depois, questionados quanto a esta implementação. Este estudo procura apresentar as dúvidas e hesitações colocadas pelos participantes. Pode-se verificar que os professores sentem necessidade de uma melhor preparação e uma mudança de abordagem nos currículos para responder eficazmente a todas as exigências desta metodologia.The project-based learning methodology (PBL) presents interesting characteristics for the development of competencies that meet the challenges that young people face today. In order to exhibitan implementation of this methodology the SchoolEducationGateway presented a MOOC, in June 2016, with a duration of 5 weeks. The online environment allowed several moments of interaction and sharing, with places for comments and reviews among the participants, teachers and all those interested in education, as well as participation in social networks. In the first part,the course presented the methodology and five key aspects for an effective implementation. The participants were then asked about this implementation. This study tries to present the doubts and hesitations presented by the participants. It can be shown that teachers feel that they need a better preparation and a change of approach to thecurriculum to respond effectively to all the requirements of this methodology.Universidade de Aveiro2023-07-04T15:09:50Z2018-09-01T00:00:00Z2018-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38348por1647-730810.34624/ilcj.v8i1.1789Pires, Elisabeteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:52Zoai:ria.ua.pt:10773/38348Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:49.217404Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A implementação do “Project-Based Learning”, uma perspetiva dos professores na europa: apresentação de um MOOC |
title |
A implementação do “Project-Based Learning”, uma perspetiva dos professores na europa: apresentação de um MOOC |
spellingShingle |
A implementação do “Project-Based Learning”, uma perspetiva dos professores na europa: apresentação de um MOOC Pires, Elisabete Aprendizagem baseada em projetos PBL MOOC conectivista Formação de professores Aprendizagem ativa Competências para o século 21 Currículo Pensamento crítico |
title_short |
A implementação do “Project-Based Learning”, uma perspetiva dos professores na europa: apresentação de um MOOC |
title_full |
A implementação do “Project-Based Learning”, uma perspetiva dos professores na europa: apresentação de um MOOC |
title_fullStr |
A implementação do “Project-Based Learning”, uma perspetiva dos professores na europa: apresentação de um MOOC |
title_full_unstemmed |
A implementação do “Project-Based Learning”, uma perspetiva dos professores na europa: apresentação de um MOOC |
title_sort |
A implementação do “Project-Based Learning”, uma perspetiva dos professores na europa: apresentação de um MOOC |
author |
Pires, Elisabete |
author_facet |
Pires, Elisabete |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Elisabete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em projetos PBL MOOC conectivista Formação de professores Aprendizagem ativa Competências para o século 21 Currículo Pensamento crítico |
topic |
Aprendizagem baseada em projetos PBL MOOC conectivista Formação de professores Aprendizagem ativa Competências para o século 21 Currículo Pensamento crítico |
description |
A metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PBL) apresenta caraterísticas interessantes para o desenvolvimento de competências que vão ao encontro dos desafios que hoje se colocam aos jovens. De modo a mostrar uma implementação desta metodologia o School Education Gateway apresentou um MOOC, em Junho 2016, com a duração de 5 semanas. O ambiente online permitiu diversos momentos de interação e partilha com locais para comentários e para revisão entre os participantes, professores e todos os interessados na educação, para além da participação nas redes sociais. Numa primeira parte, o curso, apresentou a metodologia e cinco aspetos chave para uma implementação eficaz. Os participantes foram, depois, questionados quanto a esta implementação. Este estudo procura apresentar as dúvidas e hesitações colocadas pelos participantes. Pode-se verificar que os professores sentem necessidade de uma melhor preparação e uma mudança de abordagem nos currículos para responder eficazmente a todas as exigências desta metodologia. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-01T00:00:00Z 2018-09-01 2023-07-04T15:09:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/38348 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/38348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-7308 10.34624/ilcj.v8i1.1789 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137739770167296 |