Planificação, intervenção e avaliação em Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7058 |
Resumo: | Serve o presente relatório, para relatar e refletir todos os acontecimentos vivenciados ao longo de um ano letivo de um Estágio Profissional na área de Educação Física, no agrupamento de Escolas de Tarouca, na cidade de tarouca. Ser professor, exige mais do que o escrito nos livros, mais do que um simples aplicar de fórmulas ou métodos, o sucesso provem de uma planificação adequação e contante observação e sobretudo reflexão. A principal preocupação tida em conta na realização deste relatório consiste na análise e descrição dos acontecimentos que foram vivenciados, os problemas identificados e as dificuldades ultrapassadas. É feito também um enquadramento sobre a escola atual, o modelo de ensino e a sua interpretação pelos agentes intervenientes. Dentro desta temática foi focado e justificado o processo de planificação, intervenção e avaliação das unidades didáticas durante sua implementação na turma. Foi com base na reflexão, espírito crítico a busca incondicional de saberes e conhecimentos que culminou com uma melhor adequação das estratégias, permitindo assim atingir os objetivos propostos. A ligação estabelecida entre a comunidade escolar permitiu um crescimento pessoal, capaz de superar de forma autónoma os desafios educativos e as realidades respeitando sempre o disposto no programa nacional de educação, e as criticas recebidas durante todo o processo. |
id |
RCAP_3818d5da02908b0f5a2266b53489272b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7058 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Planificação, intervenção e avaliação em Educação FísicaEducação físicaPlanificaçãoIntervençãoObservaçãoReflexãoAvaliaçãoServe o presente relatório, para relatar e refletir todos os acontecimentos vivenciados ao longo de um ano letivo de um Estágio Profissional na área de Educação Física, no agrupamento de Escolas de Tarouca, na cidade de tarouca. Ser professor, exige mais do que o escrito nos livros, mais do que um simples aplicar de fórmulas ou métodos, o sucesso provem de uma planificação adequação e contante observação e sobretudo reflexão. A principal preocupação tida em conta na realização deste relatório consiste na análise e descrição dos acontecimentos que foram vivenciados, os problemas identificados e as dificuldades ultrapassadas. É feito também um enquadramento sobre a escola atual, o modelo de ensino e a sua interpretação pelos agentes intervenientes. Dentro desta temática foi focado e justificado o processo de planificação, intervenção e avaliação das unidades didáticas durante sua implementação na turma. Foi com base na reflexão, espírito crítico a busca incondicional de saberes e conhecimentos que culminou com uma melhor adequação das estratégias, permitindo assim atingir os objetivos propostos. A ligação estabelecida entre a comunidade escolar permitiu um crescimento pessoal, capaz de superar de forma autónoma os desafios educativos e as realidades respeitando sempre o disposto no programa nacional de educação, e as criticas recebidas durante todo o processo.The following report is meant to address and reflect all events experienced over a school year of an Internship in the area of Physical Education, in the school department of Tarouca, in the very same city. To be a teacher you have got to go further than what it is written in the books. It requires more than simply applying a formula or methods. The one success comes from his ability to be detail-oriented and insightful. The primary concern addressed in the production of this report is to analyze and describe: the events which were experienced, the identified problems and solved difficulties. It is also required to do a framework on the current school, the teaching model and its interpretation on the subjects involved. Inside this topic has been focused and justified the planning process, the intervention and evaluation of teaching units during its implementation in the classroom. It was based on reflection, critical spirit unconditional search of knowledge and expertise, that ended up with a more appropriate strategies allowing to achieve the proposed objectives. The link established between the school community allowed for personal growth, capable of autonomously overcome the educational challenges and realities while always respecting the stipulated national education program, and criticisms received throughout the process.2016-12-12T14:38:24Z2016-12-12T00:00:00Z2016-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7058porBatista, Joana Nobreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:21Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7058Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:23.050454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planificação, intervenção e avaliação em Educação Física |
title |
Planificação, intervenção e avaliação em Educação Física |
spellingShingle |
Planificação, intervenção e avaliação em Educação Física Batista, Joana Nobre Educação física Planificação Intervenção Observação Reflexão Avaliação |
title_short |
Planificação, intervenção e avaliação em Educação Física |
title_full |
Planificação, intervenção e avaliação em Educação Física |
title_fullStr |
Planificação, intervenção e avaliação em Educação Física |
title_full_unstemmed |
Planificação, intervenção e avaliação em Educação Física |
title_sort |
Planificação, intervenção e avaliação em Educação Física |
author |
Batista, Joana Nobre |
author_facet |
Batista, Joana Nobre |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Joana Nobre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Planificação Intervenção Observação Reflexão Avaliação |
topic |
Educação física Planificação Intervenção Observação Reflexão Avaliação |
description |
Serve o presente relatório, para relatar e refletir todos os acontecimentos vivenciados ao longo de um ano letivo de um Estágio Profissional na área de Educação Física, no agrupamento de Escolas de Tarouca, na cidade de tarouca. Ser professor, exige mais do que o escrito nos livros, mais do que um simples aplicar de fórmulas ou métodos, o sucesso provem de uma planificação adequação e contante observação e sobretudo reflexão. A principal preocupação tida em conta na realização deste relatório consiste na análise e descrição dos acontecimentos que foram vivenciados, os problemas identificados e as dificuldades ultrapassadas. É feito também um enquadramento sobre a escola atual, o modelo de ensino e a sua interpretação pelos agentes intervenientes. Dentro desta temática foi focado e justificado o processo de planificação, intervenção e avaliação das unidades didáticas durante sua implementação na turma. Foi com base na reflexão, espírito crítico a busca incondicional de saberes e conhecimentos que culminou com uma melhor adequação das estratégias, permitindo assim atingir os objetivos propostos. A ligação estabelecida entre a comunidade escolar permitiu um crescimento pessoal, capaz de superar de forma autónoma os desafios educativos e as realidades respeitando sempre o disposto no programa nacional de educação, e as criticas recebidas durante todo o processo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-12T14:38:24Z 2016-12-12T00:00:00Z 2016-12-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7058 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7058 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137119170461696 |