Diferenciar o ensino em escolas inclusivas: reflexão sobre práticas e estratégias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Tânia Sofia da Torre
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/129600
Resumo: O presente relatório pretende ser uma reflexão sobre o ensino diferenciado no âmbito do ensino/aprendizagem de Português – L1 e L2 – inserido em escolas inclusivas. O tema será desenvolvido com base nas conceções teóricas já existentes do conceito de Diferenciação. O relatório pretende fornecer conceitos teóricos e propostas didáticas para a prática de ensino diferenciado, tendo em consideração a Prática de Ensino Supervisionada (PES) e uma experiência-piloto realizada numa escola internacional, em Lisboa. O trabalho desenvolvido na PES consistiu na análise, criação e implementação de estratégias e materiais diferenciados na sala de aula de Português. Os constrangimentos impostos pelo currículo nacional criaram dificuldades na implementação de estratégias diferenciadas e, por isso, novas estratégias e materiais foram considerados. Estas estratégias e materiais foram testadas numa experiência-piloto que, apesar de bem sucedidas, ainda nos deixam com muitas perguntas sem resposta e melhorias a serem implementadas numa futura prática profissional.
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