O sentido da pedagogia diferenciada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1868 |
Resumo: | Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_502717c09e3f78dc8b0f1e99fd6e3e33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1868 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O sentido da pedagogia diferenciada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básicopedagogia diferenciadaprática pedagógica1º ciclo do ensino básico2º ciclo ensino básicodifferentiated learningteaching practice1st cycle of basic education2nd cycle of basic educationRelatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente Relatório de Estágio integra e reflete experiências e vivências resultantes de um percurso de aprendizagens efetuadas no decorrer dos estágios decorridos na Prática de Ensino Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico no decorrer de quatro semestres. Numa primeira parte é apresentada a contextualização dos estágios e a reflexão do desenvolvimento pessoal e investigativo. De seguida é feita uma contextualização teórica do percurso investigativo, de modo a aprofundar o conhecimento sobre pedagogia diferenciada e sobre o modo como os docentes do 1º e 2º ciclo do ensino básico a concretizam na sua prática pedagógica. Recorrendo a um processo de entrevistas a docentes de ambos os ciclos de modo a verificar o que os mesmos entendem por pedagogia diferenciada e como procedem na aplicação da mesma no decorrer das suas aulas. Por último, uma análise reflexiva de todo o trabalho, onde se pretende refletir sobre as respostas dos docentes fazendo-o uma análise comparativa com estudos realizados sobre o tema.O presente Relatório de Estágio integra e reflete experiências e vivências resultantes de um percurso de aprendizagens efetuadas no decorrer dos estágios decorridos na Prática de Ensino Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico no decorrer de quatro semestres. Numa primeira parte é apresentada a contextualização dos estágios e a reflexão do desenvolvimento pessoal e investigativo. De seguida é feita uma contextualização teórica do percurso investigativo, de modo a aprofundar o conhecimento sobre pedagogia diferenciada e sobre o modo como os docentes do 1º e 2º ciclo do ensino básico a concretizam na sua prática pedagógica. Recorrendo a um processo de entrevistas a docentes de ambos os ciclos de modo a verificar o que os mesmos entendem por pedagogia diferenciada e como procedem na aplicação da mesma no decorrer das suas aulas. Por último, uma análise reflexiva de todo o trabalho, onde se pretende refletir sobre as respostas dos docentes fazendo-o uma análise comparativa com estudos realizados sobre o tema.Cardona, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMartins, Cláudia Sofia Silva2017-08-22T14:29:15Z2016-09-212016-09-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1868TID:201384264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:07Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1868Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:02.802561Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sentido da pedagogia diferenciada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico |
title |
O sentido da pedagogia diferenciada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
O sentido da pedagogia diferenciada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico Martins, Cláudia Sofia Silva pedagogia diferenciada prática pedagógica 1º ciclo do ensino básico 2º ciclo ensino básico differentiated learning teaching practice 1st cycle of basic education 2nd cycle of basic education |
title_short |
O sentido da pedagogia diferenciada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
O sentido da pedagogia diferenciada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
O sentido da pedagogia diferenciada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
O sentido da pedagogia diferenciada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
O sentido da pedagogia diferenciada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Martins, Cláudia Sofia Silva |
author_facet |
Martins, Cláudia Sofia Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardona, Maria João Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Cláudia Sofia Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pedagogia diferenciada prática pedagógica 1º ciclo do ensino básico 2º ciclo ensino básico differentiated learning teaching practice 1st cycle of basic education 2nd cycle of basic education |
topic |
pedagogia diferenciada prática pedagógica 1º ciclo do ensino básico 2º ciclo ensino básico differentiated learning teaching practice 1st cycle of basic education 2nd cycle of basic education |
description |
Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-21 2016-09-21T00:00:00Z 2017-08-22T14:29:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1868 TID:201384264 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1868 |
identifier_str_mv |
TID:201384264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137030394871808 |