Concepções, Diagnóstico e Intervenção no Atendimento à Dificuldade de Aprendizagem na Leitura e Escrita em Dois Municípios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Millen, Maria Tarciana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Neiva, Maressa Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1695
Resumo: A Dificuldade de Aprendizagem (DA) na leitura e escrita pode ser entendida como a dificuldade apresentada pelo indivíduo durante o complexo processo de aprender a ler e escrever, em decorrência de fatores neurológicos, cognitivos, afetivos ou pedagógicos. Diante do crescente número de queixas de alunos possuírem DA na leitura e escrita ou mesmo a dislexia, o objetivo da pesquisa foi realizar um levantamento sobre como tem sido realizado o atendimento à DA na leitura e escrita em escolas da rede pública em dois municípios. Quarenta e dois participantes (gestores e coordenadores de escolas municipais e profissionais de núcleos de atendimento) responderam questionários semiestruturados sobre suas concepções sobre DA na leitura e escrita, seu diagnóstico e a intervenção nesses casos. A análise de dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Comprovou-se que as concepções em torno DA na leitura e escrita são alvo de confusões teóricas. Observou-se a ausência de uma equipe interdisciplinar no diagnóstico e tratamento da DA, bem como uma relação ainda distante entre família e escola. Pesquisas futuras são sugeridas.
id UNIVASF-1_9f4bfb76c076acc3e250f972cb8393b7
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1695
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling Concepções, Diagnóstico e Intervenção no Atendimento à Dificuldade de Aprendizagem na Leitura e Escrita em Dois Municípios Dificuldade de AprendizagemLeitura e escritaDislexiaDiagnósticoIntervençãoA Dificuldade de Aprendizagem (DA) na leitura e escrita pode ser entendida como a dificuldade apresentada pelo indivíduo durante o complexo processo de aprender a ler e escrever, em decorrência de fatores neurológicos, cognitivos, afetivos ou pedagógicos. Diante do crescente número de queixas de alunos possuírem DA na leitura e escrita ou mesmo a dislexia, o objetivo da pesquisa foi realizar um levantamento sobre como tem sido realizado o atendimento à DA na leitura e escrita em escolas da rede pública em dois municípios. Quarenta e dois participantes (gestores e coordenadores de escolas municipais e profissionais de núcleos de atendimento) responderam questionários semiestruturados sobre suas concepções sobre DA na leitura e escrita, seu diagnóstico e a intervenção nesses casos. A análise de dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Comprovou-se que as concepções em torno DA na leitura e escrita são alvo de confusões teóricas. Observou-se a ausência de uma equipe interdisciplinar no diagnóstico e tratamento da DA, bem como uma relação ainda distante entre família e escola. Pesquisas futuras são sugeridas.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2022-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1695Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 27 (2022): Edição Regular; 192-2122177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1695/1158Copyright (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelineshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMillen, Maria TarcianaNeiva, Maressa Souza2022-10-04T11:36:47Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1695Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2022-10-04T11:36:47Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções, Diagnóstico e Intervenção no Atendimento à Dificuldade de Aprendizagem na Leitura e Escrita em Dois Municípios
title Concepções, Diagnóstico e Intervenção no Atendimento à Dificuldade de Aprendizagem na Leitura e Escrita em Dois Municípios
spellingShingle Concepções, Diagnóstico e Intervenção no Atendimento à Dificuldade de Aprendizagem na Leitura e Escrita em Dois Municípios
Millen, Maria Tarciana
Dificuldade de Aprendizagem
Leitura e escrita
Dislexia
Diagnóstico
Intervenção
title_short Concepções, Diagnóstico e Intervenção no Atendimento à Dificuldade de Aprendizagem na Leitura e Escrita em Dois Municípios
title_full Concepções, Diagnóstico e Intervenção no Atendimento à Dificuldade de Aprendizagem na Leitura e Escrita em Dois Municípios
title_fullStr Concepções, Diagnóstico e Intervenção no Atendimento à Dificuldade de Aprendizagem na Leitura e Escrita em Dois Municípios
title_full_unstemmed Concepções, Diagnóstico e Intervenção no Atendimento à Dificuldade de Aprendizagem na Leitura e Escrita em Dois Municípios
title_sort Concepções, Diagnóstico e Intervenção no Atendimento à Dificuldade de Aprendizagem na Leitura e Escrita em Dois Municípios
author Millen, Maria Tarciana
author_facet Millen, Maria Tarciana
Neiva, Maressa Souza
author_role author
author2 Neiva, Maressa Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Millen, Maria Tarciana
Neiva, Maressa Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldade de Aprendizagem
Leitura e escrita
Dislexia
Diagnóstico
Intervenção
topic Dificuldade de Aprendizagem
Leitura e escrita
Dislexia
Diagnóstico
Intervenção
description A Dificuldade de Aprendizagem (DA) na leitura e escrita pode ser entendida como a dificuldade apresentada pelo indivíduo durante o complexo processo de aprender a ler e escrever, em decorrência de fatores neurológicos, cognitivos, afetivos ou pedagógicos. Diante do crescente número de queixas de alunos possuírem DA na leitura e escrita ou mesmo a dislexia, o objetivo da pesquisa foi realizar um levantamento sobre como tem sido realizado o atendimento à DA na leitura e escrita em escolas da rede pública em dois municípios. Quarenta e dois participantes (gestores e coordenadores de escolas municipais e profissionais de núcleos de atendimento) responderam questionários semiestruturados sobre suas concepções sobre DA na leitura e escrita, seu diagnóstico e a intervenção nesses casos. A análise de dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Comprovou-se que as concepções em torno DA na leitura e escrita são alvo de confusões teóricas. Observou-se a ausência de uma equipe interdisciplinar no diagnóstico e tratamento da DA, bem como uma relação ainda distante entre família e escola. Pesquisas futuras são sugeridas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1695
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1695/1158
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 12 n. 27 (2022): Edição Regular; 192-212
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489430335488