Mediação escolar e o aluno como mediador de conflitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Filipa Simões de, 1989-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8516
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_383c2954a73231fb48e8dc8650578a86
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8516
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mediação escolar e o aluno como mediador de conflitosEducação intercultural - PortugalMediação de conflitosMediação escolarInsucesso escolar - PortugalRelatórios de estágio de mestrado - 2012Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012O presente trabalho realizado no âmbito de um estágio curricular na área de Educação Intercultural apresenta e reflete sobre o processo de criação e desenvolvimento de um Gabinete de Mediação numa escola da área metropolitana de Lisboa, onde foi diagnosticada a existência de conflitos. Este Gabinete justifica-se, no sentido em que não existia até à presente data um dispositivo de resolução e/ou prevenção de conflitos. Esta é uma escola de pouco sucesso escolar, o que se verifica através de indicadores como a idade que os alunos têm em cada ano escolar, sendo este um dos fatores que favorece o conflito assim como a grande diversidade cultural existente. Este Gabinete de Mediação foi sendo desenvolvido durante o estágio curricular, no sentido de realizar uma mediação escolar ao nível dos diversos agentes educativos da mesma. Assim, no decorrer do desenvolvimento deste Gabinete, surgiu a ideia de envolver os alunos mais velhos na mediação, começando pela sua formação, com vista ao desenvolvimento de competências de mediação. Esta foi uma forma de promover a participação dos alunos nos problemas de conflito que a escola apresenta e de estes ajudarem na sua prevenção e diminuição. Deste modo, os alunos escolhidos para participarem no projeto foram os que se encontravam a frequentar o 8º ano, uma vez que os do 9º ano irão abandonar a escola, na sua maioria, no seguinte ano letivo.This work performed under a curricular area in Intercultural Education presents and reflects on the process of creation and development of an Office of Mediation in a school in the metropolitan area of Lisbon, where was diagnosed the existence of conflicts. This Office is justified in the sense that did not exist up until now a device resolution and / or conflict prevention. This school is a little academic success, which is verified through indicators such as age students are in each school year, which is a factor that favors the conflict as well as the great cultural diversity. The Office of Mediation was being developed during the traineeship, to conduct school mediation at the various educational agents thereof. Thus, during the development of this Cabinet, the idea of involving older students in mediation, starting with their training, to develop skills of mediation. This was a way to promote student participation in the conflict problems that the school provides and these help in its prevention and reduction. Thus, students chosen to participate in the project were those who were attending the 8th year since the 9th grade will leave school, mostly in the following academic year.Caetano, Ana Paula, 1962-Repositório da Universidade de LisboaAlmeida, Ana Filipa Simões de, 1989-2013-05-28T13:22:23Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8516TID:201221420porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:26Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:02.574247Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mediação escolar e o aluno como mediador de conflitos
title Mediação escolar e o aluno como mediador de conflitos
spellingShingle Mediação escolar e o aluno como mediador de conflitos
Almeida, Ana Filipa Simões de, 1989-
Educação intercultural - Portugal
Mediação de conflitos
Mediação escolar
Insucesso escolar - Portugal
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
title_short Mediação escolar e o aluno como mediador de conflitos
title_full Mediação escolar e o aluno como mediador de conflitos
title_fullStr Mediação escolar e o aluno como mediador de conflitos
title_full_unstemmed Mediação escolar e o aluno como mediador de conflitos
title_sort Mediação escolar e o aluno como mediador de conflitos
author Almeida, Ana Filipa Simões de, 1989-
author_facet Almeida, Ana Filipa Simões de, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caetano, Ana Paula, 1962-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ana Filipa Simões de, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação intercultural - Portugal
Mediação de conflitos
Mediação escolar
Insucesso escolar - Portugal
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
topic Educação intercultural - Portugal
Mediação de conflitos
Mediação escolar
Insucesso escolar - Portugal
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
description Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-05-28T13:22:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8516
TID:201221420
url http://hdl.handle.net/10451/8516
identifier_str_mv TID:201221420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134223302393856