Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo: o papel da música para piano a quatro mãos na aprendizagem do instrumento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conduto, Inês Abreu
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29676
Resumo: O presente relatório de estágio surge no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo no ano letivo 2017/18, sob a supervisão da Professora Doutora Ana Telles Béreau (orientadora interna) e da Professora Madalena Reis (orientadora cooperante). A primeira secção oferece uma contextualização da história, organização administrativa e oferta pedagógica da escola supracitada. Caracterizam-se também os alunos, as aulas assistidas e lecionadas, concluindo-se com a análise crítica das mesmas, fundada nas observações da orientadora interna e no meu processo de autoanálise. A segunda secção desenvolve o objeto de investigação, estruturando-se em duas partes. Na primeira parte efetua-se a revisão da literatura respetiva à abordagem a quatro mãos, e na segunda parte procura-se conhecer as representações de uma amostra de professores de piano sobre este tema, usando entrevistas semiestruturadas. Averigua-se ainda em que medida os dados recolhidos confirmam, confrontam ou enriquecem as conclusões e hipóteses auferidas pela revisão de literatura e pelas minhas próprias reflexões, nunca esquecendo a dimensão abstrativa desta investigação qualitativa; Abstract: Supervised teaching report held at Escola de Música Nossa Senhora do Cabo: The role of piano four-hands on the young pianist’s learning process This report follows the Supervised Teaching Practice held at Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo during the school year 2017/2018, under the inner guidance of PhD Professor Ana Telles Béreau and the cooperating advisor Madalena Reis. The first section is intended to contextualize the aforementioned school, giving a comprehensive view upon its history, administration and educational offer. Thereafter, it also characterizes the students, methodologies and practices held both by the cooperating advisor and the Masters student, as well as a critical analysis of those elements. The second section is intended to address the history and pedagogy of piano duets and, later on, collect open-ended data from key informants about the feelings, concepts and beliefs on this particular topic using semi-structured interviews, measuring in which way they either confirm, confront or deepen the previously reviewed literature and the Masters student’s own reflections, without neglecting the abstraction which characterizes the qualitative research method.
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